Últimas

Quarta-Feira, 23 de Abril de 2008, 14h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

VARIEDADES

Dirigente do PT solicita dados sobre pesquisas

  O presidente do PT de Cuiabá, Vilson Aguiar, ingressou nesta terça (22) junto à 51ª Zona Eleitoral com solicitação de cópias e de informações sobre as pesquisas registradas e seus institutos responsáveis pelos levantamentos. Ele quer saber detalhes das amostragens e o endereço de cada uma das empresas. No fundo, o que intriga o dirigente petista é o fato dos institutos não terem incluído até agora o nome do médico Alencar Farina entre os pré-candidatos a prefeito da Capital.

   Aguiar destaca que tudo caminha para o PT construir projeto próprio na Capital e Farina é o mais cotado. Além do médico que já militou no antigo PL e, depois, no PR, também está no páreo o assessor parlamentar da senadora Serys Marly, Vicente Vuolo, o Vuolinho. O problema é que Farina está tão sem visibilidade eleitoral que seu nome não é citado na pesquisa espontânea, pelo menos nesta amostragem do instituto Mark, feita nos últimos dias 19 e 20.

   O quadro eleitoral ainda é de completa indefinição, O quadro só vai se definir mesmo a partir das convenções partidárias, que acontecem de 10 a 30 de junho. Um dos nomes do PT apontados nas pesquisas é do deputado federal Carlos Abicalil, que já "jogou a toalha". Ele sonha mesmo é com candidatura majóritária em 2010.

(Às 17h) - Instituto Mark abre as portas, diz diretor

Marco Polo, um dos diretores da Mark  A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, no mercado há mais de uma década, se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as amostragens, destaca o empresário Marco Polo, um dos diretores-proprietários da empresa. Segundo ele, a preocupação do presidente do PT da Capital, Vilson Aguiar, é oportuna para se abrir o debate acerca da seriedade dos institutos de pesquisa. Enfatiza que todo o trabalho de campo feito pela Mark e divulgado pelo RDNews desde o ano passado é registrado junto à Justiça Eleitoral como manda a legislação. Segundo ele, a Mark passou por adequações às novas regras da Justiça Eleitoral e fez treinamento, além de buscar na Universidade de Brasília (UnB) a bacharel e com pós-graduação em estatística Francisca Lucenao Regional, com registro número 7877 no Conselho Regional de Estatística (Conre - 1ª Região). Ela companha e assina as pesquisas. Com os novos números do TRE e do IBGE, as amostras também foram alteradas para dar maior segurança nos levantamentos.

   Sobre a cobrança de Vilson Aguiar devido o nome do petista Alencar Farina não ser citado, Marco Polo pondera que é preciso se atentar à pesquisa espontânea, quando o entrevistado faz opção espontaneamente do seu candidato sem qualquer auxílio. Ele destaca que a citação do nome de todos os concorrentes a prefeito se torna obrigatória a partir das convenções de junho, quando os partidos oficializam seus candidatos e alianças políticas.

(24/4 - às 7h) - KGM lembra que PT não oficializou nome

   O jornalista Kleber Lima, sócio-diretor da KGM Pesquisas afirma que todas as informações relatvas às pesquisas feitas a partir de janeiro deste ano, por força da legislação eleitoral, estão disponíveis no Cartório Eleitoral. Informa que qualquer pessoa pode ter acesso aos dados pelo site www.kgmcomunicacao.com.br.

 Sobre a não inclusão de Alencar Farina, a KGM, diz Kleber, o incluiu em uma das sondagens no ano passado. "O problema é que o PT ainda não oficializou o nome do médico como pré-candidato. A legislação eleitoral determina que após as eleições todos os candidatos inscritos devem ser considerados nas pesquisas estimuladas. Antes não. O que sabemos, segundo o que tem sido publicado pela imprensa, é que o pré-candidato do PT ainda é o deputado dederal Carlos Abicalil". Observa ainda que, se o partido oficializar o nome de Farina este passará a ser incluído nas amostragens, mesmo não tendo essa obrigação legal antes das convenções.

(24/04 às 15h34) - Vilson critica equívoco da KGM

    O presidente do PT de Cuiabá, Vilson Aguiar, rebate o jornalista Kleber Lima, para quem está equivocado quanto à oficialização do pré-candidato do PT. "Quero que ele (Kleber) me diga o que é oficial. Hoje, todos são pré-candidatos, pois, não existe candidato oficial em nenhum outro partido", afirma o dirigente petista. Ele destaca que o PT tem três pré-candidatos que estão decididos a entrar na disputa, ao contrário do PR, por exemplo, em que Mauro Mendes ainda não disse que vai ou não entrar no páreo. Até agora, já se dispuseram a entra na briga, o médico Alencar Farina, o assessor do Senado Vicente Vuolo e o arquiteto Porto Carrero.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • juilson aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha me parece que este instituto de pesquisa é sério,pois na eleição enquanto tinha um instituto que dava a vitória ao então candidato do pt alexandre césar,o mark foi o primeiro a acertar a vitória do hoje prefeito wilson santos,esse pessoal do pt tem de largar de chororo,que ver tudo e não gosta de mostrar nada,não sabe de nada,não viu nada,o lula tem feito escola.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.