Últimas

Quinta-Feira, 05 de Julho de 2007, 15h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

LEGISLATIVO

Discurso do senador Jaime em homenagem a Dante

    Senhor presidente, senhoras e senhores senadores;

    "Cada passo que damos em direção ao futuro, deixamos cravado no caminho o peso de nossas convicções e a força de nosso destino. Quem anda com destemor marca sua jornada com o rastro da coerência e da coragem. Quem segue sua linha com bravura e dignidade, demarca não apenas sua trajetória, como também aponta o horizonte das novas gerações.
      A data de amanhã guarda dois significados importantes para Mato Grosso: o primeiro, de tristeza, porque há exatamente um ano falecia o ex-governador Dante Martins de Oliveira; e o segundo, de respeito ao valor de um homem que empenhou sua juventude e seu vigor à causa democrática brasileira.
      Dante não foi o herói, simplesmente o símbolo de um capítulo remoto da História contemporânea do país; Dante foi mais, foi o trabalhador, o artífice das diretas, herdeiro das virtudes de sua gente; paciente como o pescador, tenaz como o lavrador e detalhista como o artesão.
     Falo de Dante de Oliveira com invulgar isenção, porque se o amor a Mato Grosso sempre nos uniu, a militância partidária impôs muros intransponíveis à nossa convivência política. Fomos adversários, sim. Militamos em campos opostos e muitas vezes de forma dura. Mas, diante de seu monumental esforço cívico pela redemocratização, devo reconhecer seu papel histórico e a inspiração patriótica que emana de seu nome.
     Enquanto mantiverem-se vivos seus ideais, Dante continuará presente entre nós. Não apenas como memória pálida nas paredes do tempo, mas pela força de seus exemplos. Principalmente, pela confiança que sempre demonstrou no Brasil. Pela paixão que devotou à nossa gente.
    Senador Arthur Virgílio, leal amigo do ex-ministro e ex-governador Dante de Oliveira;
    As curvas do destino escrevem as linhas de nossa vida de forma misteriosa, mas coerente. Eu e Dante fomos contemporâneos, mas nossas trajetórias se desenvolveram de forma paralela. Na política também estivemos em rotas paralelas, ambos defendendo os interesses do povo de Mato Grosso. Dante trafegou pela esquerda, militando no MR 8, no MDB, no PMDB, no PDT e, depois, no PSDB. Eu estive na Arena, depois no PDS e, finalmente, no PFL, hoje Democratas. Fui governador de Mato Grosso e Dante me sucedeu.
Somos filhos dos mesmos ventos e redemoinhos que esculpiram um país de contradições e mazelas. Emergimos da ditadura militar e restauramos a democracia no país. Neste momento, Dante foi um vanguardista; sua coragem e ousadia o divisou da maioria dos políticos de sua geração. Dante acreditou num sonho e fez dele as asas de seu próprio ideal. Por isso, Mato Grosso e o Brasil reverenciam-no como o ‘Homem das Diretas Já’; um sopro de esperança e alegria que iluminou caminhos no crepúsculo da ditadura militar.
   Por isso, sua morte prematura chocou Mato Grosso e o Brasil. Dante deixou a vida como um baluarte da democracia. Seu desaparecimento não encobre suas falhas e equívocos, mas reveste sua obra com o manto da História, para qual os erros são apenas uma etapa da evolução.
    Senhor presidente, senhoras e senhores senadores;
Presto aqui, portanto, minhas homenagens a um brasileiro que usou sua vida em favor de seu país. Um mato-grossense que orgulhou sua gente. E, sobretudo, um político que soube fazer de seus ideais o caminho para o bem comum.
Era o que tinha para o momento."

Muito obrigado!
Senador Jaime Campos

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

Relação tensa e agora sem assessores

niuan ribeiro 400 curtinha   A relação política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro (foto), em Cuiabá, deve azedar ainda mais. Ambos estão rompidos politicamente desde o ano passado. Niuan, que atua no 6º andar do Palácio Alencastro de olho nas ações de Emanuel, que...

PEC da Previdência na pauta nesta 5ª

dilmar dal bosco 400 curtinha   A polêmica e controversa PEC da Previdência, apresentada pelo governador Mauro, deve ser apreciada nesta quinta, em primeira votação, pelos deputados. O Executivo conseguiu os votos mínimos necessários para conseguir aprovação. Deputados da oposição...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.