Últimas

Quinta-Feira, 05 de Julho de 2007, 15h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

LEGISLATIVO

Discurso do senador Jaime em homenagem a Dante

    Senhor presidente, senhoras e senhores senadores;

    "Cada passo que damos em direção ao futuro, deixamos cravado no caminho o peso de nossas convicções e a força de nosso destino. Quem anda com destemor marca sua jornada com o rastro da coerência e da coragem. Quem segue sua linha com bravura e dignidade, demarca não apenas sua trajetória, como também aponta o horizonte das novas gerações.
      A data de amanhã guarda dois significados importantes para Mato Grosso: o primeiro, de tristeza, porque há exatamente um ano falecia o ex-governador Dante Martins de Oliveira; e o segundo, de respeito ao valor de um homem que empenhou sua juventude e seu vigor à causa democrática brasileira.
      Dante não foi o herói, simplesmente o símbolo de um capítulo remoto da História contemporânea do país; Dante foi mais, foi o trabalhador, o artífice das diretas, herdeiro das virtudes de sua gente; paciente como o pescador, tenaz como o lavrador e detalhista como o artesão.
     Falo de Dante de Oliveira com invulgar isenção, porque se o amor a Mato Grosso sempre nos uniu, a militância partidária impôs muros intransponíveis à nossa convivência política. Fomos adversários, sim. Militamos em campos opostos e muitas vezes de forma dura. Mas, diante de seu monumental esforço cívico pela redemocratização, devo reconhecer seu papel histórico e a inspiração patriótica que emana de seu nome.
     Enquanto mantiverem-se vivos seus ideais, Dante continuará presente entre nós. Não apenas como memória pálida nas paredes do tempo, mas pela força de seus exemplos. Principalmente, pela confiança que sempre demonstrou no Brasil. Pela paixão que devotou à nossa gente.
    Senador Arthur Virgílio, leal amigo do ex-ministro e ex-governador Dante de Oliveira;
    As curvas do destino escrevem as linhas de nossa vida de forma misteriosa, mas coerente. Eu e Dante fomos contemporâneos, mas nossas trajetórias se desenvolveram de forma paralela. Na política também estivemos em rotas paralelas, ambos defendendo os interesses do povo de Mato Grosso. Dante trafegou pela esquerda, militando no MR 8, no MDB, no PMDB, no PDT e, depois, no PSDB. Eu estive na Arena, depois no PDS e, finalmente, no PFL, hoje Democratas. Fui governador de Mato Grosso e Dante me sucedeu.
Somos filhos dos mesmos ventos e redemoinhos que esculpiram um país de contradições e mazelas. Emergimos da ditadura militar e restauramos a democracia no país. Neste momento, Dante foi um vanguardista; sua coragem e ousadia o divisou da maioria dos políticos de sua geração. Dante acreditou num sonho e fez dele as asas de seu próprio ideal. Por isso, Mato Grosso e o Brasil reverenciam-no como o ‘Homem das Diretas Já’; um sopro de esperança e alegria que iluminou caminhos no crepúsculo da ditadura militar.
   Por isso, sua morte prematura chocou Mato Grosso e o Brasil. Dante deixou a vida como um baluarte da democracia. Seu desaparecimento não encobre suas falhas e equívocos, mas reveste sua obra com o manto da História, para qual os erros são apenas uma etapa da evolução.
    Senhor presidente, senhoras e senhores senadores;
Presto aqui, portanto, minhas homenagens a um brasileiro que usou sua vida em favor de seu país. Um mato-grossense que orgulhou sua gente. E, sobretudo, um político que soube fazer de seus ideais o caminho para o bem comum.
Era o que tinha para o momento."

Muito obrigado!
Senador Jaime Campos

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

Digital de Selma no apoio para Pivetta

olga lustosa curtinha 400   Mesmo com laços antigos de amizade com Otaviano Pivetta, Olga Lustosa, que está se desligando do cargo de assessora do gabinete da senadora cassada Selma Arruda em Brasília, causou aquele climão dentro do Podemos quando apareceu no encontro do PDT, neste sábado. O ato marcou o...

Fritado ao Senado, Galvan deixará PDT

antonio galvan 400 curtinha   Como já esperado, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), foi mesmo patrolado dentro do PDT estadual na tentativa de concorrer ao Senado na suplementar de abril. Com a decisão oficial do partido de lançar o vice-governador Otaviano Pivetta à disputa, Galvan agora pensa em sair da...

Contratos suspensos de 7 prefeituras

domingos neto 400 curtinha   O conselheiro do TCE-MT, Domingos Neto, determinou, até julgamento do mérito, a suspensão de pagamento por sete prefeituras à Oscip Tupã. Ele é relator de uma representação feita pelo Ministério Público de Contas contra as prefeituras de Vera,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.