Últimas

Quarta-Feira, 15 de Abril de 2009, 21h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

VÁRZEA GRANDE

Dito Loro emprega 5 da família na prefeitura; PR reage

  Membros do diretório do PR de Várzea Grande receberam nesta semana uma relação de familiares do secretário municipal de Governo e de Comunicação Dito Loro que estão empregados na gestão Murilo Domingos, o que caracteriza prática de nepotismo. A lista chamou atenção da Executiva, que já repassou a relação à direção estadual. Agora, o partido pretende chamar o prefeito para uma conversa, por entender que está havendo excesso de poder concedido ao ex-vereador tucano, além do risco de trazer desgaste a maior prefeitura administrada hoje em Mato Grosso pela legenda. Murilo está licenciado por um período de dois meses. O município está sob o vice Tião da Zaeli, que também pertence ao PR.

   São nada menos que cinco pessoas em cargos comissionados, incluindo três irmãos e a esposa de Dito Loro. A irmã do secretário, Madalena Figueiredo, é lotada como chefe de Patrimônio da secretaria de Promoção Social. A também irmã Fernanda Figueiredo coordena o Pró-Jovem Urbano, programa do governo federal, mas que é mantido e comandado pela pasta de Promoção Social. Carlos Figueiredo, outro irmão de Dito Loro, trabalhava até dezembro do ano passado como chefe do Posto de Saúde do bairro Marajoara e agora está à disposição da Câmara Municipal. A própria esposa de Carlos, Graciele Figueiredo, é secretária do Departamento de Água e Esgoto (Dae-VG), onde o seu cunhado Dito Loro já foi diretor-presidente. Na relação consta ainda o nome da esposa de Dito, Eliane Figueiredo, chefe do Programa Saúde da Família no bairro da Manga.

    O secretário-geral da Executiva do PR, ex-deputado Emanuel Pinheiro, um dos que participaram da campanha à reeleição de Murilo no ano passado, se diz preocupado com o estrago que esse tipo de denúncia de nepotismo possa trazer tanto à imagem do prefeito quanto ao próprio PR. "Gosto do Dito Loro, mas não concordo com a sua postura e atitude até o momento como secretário de Governo, pois, está isolando os vereadores, o que tem motivado divergências entre a Câmara e o Executivo", comenta Pinheiro. Ele observa ainda que Dito Loro estaria desprestigiando companheiros que vestiram a camisa em defesa da reeleição num dos pleitos mais difíceis da história de Várzea Grande. "O que mais se fala no município é que Dito Loro manda na administração. Tão grave quanto à denúncia de nepotismo é a concentração de poderes nas mãos do secretário. Ele vem fazendo a política do eu sozinho e isso tem causado desgastes à administração."

     Ligações

    Na avaliação de Emanuel Pinheiro, o mais intrigante é que o secretário de Governo não tem compromisso partidário e é ligado visceralmente a expoentes do PSDB, como o ex-deputado Carlos Avalone e o prefeito cuiabano Wilson Santos. Dito Loro se desfiliou na sigla tucana no ano passado, após ameaça de expulsão. O dirigente do PR observa que a função de um secretário de Governo é de ser o interlocutor, a ponte de uma administração, atraindo correligionários, aliados e a sociedade para garantia da governabilidade.

   O secretário-geral da legenda republicana comenta que, se for confirmada a prática de nepotismo por parte do secretário Dito Loro, é algo que exige uma imediata resposta do prefeito à sociedade. Defende que é preciso se adequar ao novo modelo de gestão pública, de modo que a legalidade e a eficiência sejam vinculados à moralidade e à transparência. "Nesse sentido, para o preenchimento dos cargos comissionados é necessário se aliar a valorização política à aptidão e competência". Emanuel Pinheiro reconhece que Dito Loro trabalhou pela reeleição de Murilo e que deve ter o seu espaço, mas não pode ser o dono da administração. "O resultado das urnas deve ser assimilado por todos nós. Mais do que nunca a população de Várzea Grande demonstrou que é preciso dar um basta à política do compadresco, do atraso e do personalismo."

(Às 22h15) - Isso é conversa fiada porque não existe nepotismo, reage secretário Dito

  Dito Loro disse que os 5 membros de sua família não fazem parte da folha de pagamento da Prefeitura de Várzea Grande, com exceção da esposa Eliane, que atua no PSF do bairro da Manga. Segundo ele, a irmã Madalena Figueiredo trabalha no Patrimônio da secretaria de Promoção Social como voluntária. "Ela (Madalena) não recebe um centavo do poder público. Ela é voluntária da área social. Aliás, vou pedir para ela sair de lá e dar um jeito no corpo e ir trabalhar porque está ajudando de graça e ainda existe implicância", reagiu o secretário de Governo e de Comunicação Social.

   No caso da também irmã Fernanda Figueiredo, Dito explica que ela é concursada e foi aprovada numa seleção feita pelo Pró-Jovem. "Ela passou. É efetiva e está lá trabalhando". Quanto ao cunhado Carlos Martins Figueiredo, o secretário observa que té funcionário do gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira. "Tem de perguntar para o presidente da Câmara porque ele (Carlos) está lá. Tudo isso (denúncia de nepotismo) é conversa fiada. É só mandar fazer levantamento da folha de pagamento que vão descobrir que não tem nada disso", desafia Dito Loro.

   Ele afirma que sua esposa Eliane está no comando do PSF a pedido do prefeito Murilo Domingos. "Se for o caso, ela pode sair do PSF porque ganha R$ 800. Nem compensa. Ela trabalha mais para atender a comunidade e porque o prefeito pediu e o povo quer a Eliane lá", diz o ex-vereador e hoje um dos integrantes do chamado núcleo duro da gestão Murilo Domingos.

Postar um novo comentário

Comentários (31)

  • MARIO DE LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA DE VOLUNTARIA E PRA RIR NE DITO.
    A SUA CASA JA COMEÇOU A CAIR VAI FUNDO PR PORQUE TEM MUITA SUJEIRA EMBAIXO DO TAPETE DESSE SECRETARIO.

  • Comunidade Varzeagrandense | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABÉNS RDNEWS E O FUTURO DEP EMANUEL PINHEIRO,,até que en fim vcs viram isso, pq nós varzeagrandense ja estamos indigandos com atitude desse tal DITO LORO..E uma vergonha para Murilo e para o Tião,assim é o comentário eses dois são apenas palhaços de Dito Loro..Parabéns agem mesmo em nome do povo de varzeagrande....Quando vereador Dito Loro teve uma atuaçao pifía...Obrigado Fora Dito Loro....Surgiremos ainda q está matéria volta a ser colocada no inicio da manhà , para o povo tomar ciencia disto e tecer mais comentários........

  • memoria curta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dito loro me empresta a sua irmã pra trabalhar aqui em casa, vai gostar do murilo assim la na casa do chapéu.

    cruz-credo

  • laureano silva c.martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISTO AI TA PARECENDO PAPAI NOEL, TODO MUNDO
    TRABALHANDO DE GRAÇA., ME ENGANA QUE EU GOSTO, QUERO VER O I RENDA DESTAS PESSOAS PARA VER
    SE ELAS SÃO AUTO SUFICIENTES MESMOS PARA TRABALHAR DE GRAÇA. AI TEM TRETA., ONDE A FUMAÇA HÁ FOGO, ESTE DITO LORO MAMOU MUITO
    NA CAMPANHA E AINDA QUE O QUE..MURILO FICA DE
    OLHO , ATÉ AQUELAS LISTAS DE QUEM TRABALHAVA
    TEM TRETA

  • timthones | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vcs nao virao nada, sem contar a lista ,eu tenho

  • maria regina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem falar que seu cunhado é coordenador da fiscalização da SEMMA.VG

    se bem que cunhado não é parente......

    mais faz parte da familia.....e ocupa um cargo comissionado......aonde é que vamos parar....

    cada vez me sinto mais arrependida de ter trabalhado tanto pra eleição do prefeito e hoje vejo que não vale apena....

  • roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Lá em Sinop, tomaram atitude, será que aqui o Prefeito Tiao fará justiça, ou vai ser outro caso jogado para baixo do tapete, pois se depender do Murilo fica como tá e tudo bem.

    que Absurdo.... Tiao 2012 vem aí, pense diretinho ára depois nao se arrepender......

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VÁRZEA GRANDE NAS MÃOS DE PESSOAS DO TIPO DO DITO E O RESULTADO ESTÁ VISTA POR TODOS OS MORADORES DA CIDADE, UM ABANDONO, DESCASO COM AS NECESSIDADES DE UM POVO SOFRIDO QUE VAI AS URNAS NA CONFIANÇA DE MUDANÇAS E QUE VEMOS É UM CONTINUISMO, ONDE A PRIORIDADE SÃO OS INTERESSES PARTICULARES. A PREFEITURA VIROU BALCÃO DE NEGÓCIOS. ESSE NEGÓCIO DE NEPOTISMO É APENAS A PONTA DE UM CARRETEL, OUTROS VEREADORES TAMBÉM PRATICAM O NEPOTISMO, UM EXEMPLO CLARO É DO VEREADOR E HOJE SECRETÁRIO WILTINHO, PUCHA A FICHA DELE NA PREFEITURA QUE IRÃO ENCONTRAR.
    GOSTARIA QUE O RDNEWS FIZESSE UMA MATÉRIA SOBRE A COMPRA DE PEIXE POR 15 REAIS O QUILO PARA O PRONTO SOCORRO COMO FOI DITO POR UM ORGÃO DE IMPRENSA, GOSTARIA QUE VIESSE A TONA A VERACIDADE DESSA GRAVE DENUNCIA E QUE ME PARECE QUE ABAFARÃO

  • maria do socorro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • thin thones | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...