Últimas
Sexta-Feira, 09 de Maio de 2008, 13h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Divergência sobre apoio provoca racha no PDT
Executiva estadual intervém, baixa regra e tira autonomia do Municipal quanto as negociações sobre aliança na Capital
As divergências sobre o futuro do PDT em Cuiabá levaram a um racha entre os diretórios municipal e estadual. Uma reunião nesta sexta, entre as executivas regional e municipal junto com os pré-candidatos a vereador, resultou numa deliberação em que a Regional chama para si a responsabilidade sobre composições políticas na Capital. Com isso, exclui-se das negociações o diretório municipal, sob Mário Márcio Torres, que tem ligações "íntimas" com o prefeito Wilson Santos (PSDB) e estava levando o PDT para os braços do tucano em troca de cargos.
O regional tomou essa decisão porque o municipal se rebelou contra uma comissão criada em consenso pelos dois diretórios. Era composta por 2 representantes dos 32 pré-candidatos a vereador, por 2 do municipal e outros 2 do regional. O tesoureiro do PDT regional, Rodrigo Rodrigues, explica que essa comissão teria como incumbência fazer as "negociações" com Santos, bem como detectar qual o espaço o PDT teria no governo tucano e ainda discutir sobre as estruturas de campanha que seriam dadas aos pré-candidatos a uma vaga no Legislativo.
A primeira reunião se deu na última quarta (7). Um dia depois, porém, os dirigentes municipais se reuniram e destituíram essa comissão. "Eles (do municipal) disseram aos pré-candidatos a vereador que quem não obedecer as novas regras estava proibido de se candidatar", conta Rodrigues. Decidiram por si que somente o municipal iria definir a quem a sigla pedetista declaria apoio nas eleições. Há 3 caminhos: aderir ao projeto de reeleição de Santos, selar aliança com o PSB do pré-candidato Valtenir Pereira ou cair nos braços do empresário Mauro Mendes, "prefeiturável" do PR.
A decisão de destituir a comissão acabou provocando racha. Agora, o regional impõe as regras, sufocando o municipal. Com isso, aumenta a chance do PDT, que já estava praticamente definido por aliança com o prefeito, se aliar a Mendes. Segundo Rodrigo Rodrigues, o diretório estadual deve se reunir, de novo, nesta sexta para discutir o assunto e dar andamento ao processo. (Pollyana Araújo)
(Às 17h05) - Direção do PDT volta a acionar Valtenir
O presidente regional do PDT, deputado Otaviano Pivetta, telefonou nesta sexta para o deputado federal Valtenir Pereira, pré-candidato a prefeito da Capital pelo PSB. Ambos marcaram reunião para a próxima semana. Vão reatar as conversações sobre alianças em Cuiabá. Sob influência de Pivetta, a legenda pedetista foi tirada do "colo" do prefeito Wilson Santos (PSDB), que já comemorava a conquista do apoio do partido. A tendência do PDT se fechar apoio a Valtenir, não com propósito de ganhar o Palácio Alencastro, mas para enfraquecer o projeto de reeleição do prefeito tucano e empurra a disputa para o segundo turno. O clima continua de racha na agremiação pedetista.
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Marcos Santana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Gilmar falou tudo, TEM QUE ACABAR COM O INSTITUTO DA REELEIÇÃO, e aí acabava essa palhaçada de bargaNHAR tudo em especial cargos (E isso se chama vender partido). Esse pessoal que faz isso tinha que ter conciência e saber o que ser politico (ficam querendo esconder suas facetas na sombra de BRIZOLA e outros históricos)...
-
Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O deputado Otaviano, deve ter ficado sozinho ou está se sentido abandonado, pois fazer uma união com o deputado Valtenir,cidadão que nada tem em comum com ele, que não o admira e nem aceita a sua fortuna e o seu modo de fazer politica, é no minimo insensatez e desnorteamento.
Gosto e admiro Otaviano Piveta, como lutador que é, pela sua própria história, embora resalvando alguns fatos.
-
Lima Antônio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com todo o respeito, mas o Pivetta é uma PIADA! Um político provinciano, que em nada tem a ver com o PDT e usa de práticas coronelistas para coibir a democracia.
O Partido do Pivetta era pra ser o DEMOcratas ou PP. Não um partido de esquerda.
Coitado... -
Cuiabano Ligado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero Parabenisar o diretorio regional (Piveta), por colocar redeas nesse Mario Marcio (maluco por cargos publicos)Torres, de querer alugar o PDT para o prefeito Wilson.
Esse camarada é profissional e materia de quere se dar bem sem olhar a quem, e não quer nem saber quanto tempo ainda resta o mandato do atual prefeito, ou seja falta só oito meses, mas vamos pegar o cargo pra nós.
Para de ser olho grande (vc ja viu o olho dele..cepa de olhão), Mario Marcio, vai trabalhar em prol do do seu PDT e pare de fazer besteiras, faça uma coligação com qualque partido mas com criterios pensando no futuro de Cuiaba e não no seu futuro.
-
jose vicente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A comissão provisoria do diretorio regional não tem REPRESENTATIVIDADE Para intervir em qualquer diretório municipal de matogrosso principalmente no diretorio da capital que agrega o maior Nº de filiados e possui uma HISTORIA de participação democratica e nunca utilizou de artificios que não representa-se a filosofia idiologica do partido.
O PDT MUNICIPAL e livre, este por ser eleito pelo voto de seus filiados e não por uma comissão provisoria que siga interesses escusos. -
roni | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nos do PDT não vamos nos curvar a uma executiva de (11) membros que muitos deles não possui Historia nem filiados estão no partido, o PDT não pode esta do lado da devastação da AMAZONIA, inclusive esse tesoureiro RODRIGO RODRIGUES LIMA que não e filiado vai ter que prestar conta com a justiça federal do fundo partidario e outra ele foi BARRADO PELA ABIN na indicação de delegado do TRT/MT, que moral ele tem para intrvir no glorioso PDT.
-
Robério Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Aos blogueiros e amigos do RD News...
Como o espaço da RD News é democrático e abrange opiniões das mais variadas matizes políticas, quero externar aqui a minha cota de colaboração, no sentido de elucidar os fatos.
Mais uma vez, ao invés de desrespeitarem as instâncias partidárias, tentam, de uma vez só, tensionar a vida partidária, usasndo-se da RD News e de outros canais midiáticos para promoverem a política com p minúsculo.
A política que poderia ser a arma de transformação torna-se, a cada dia, desacreditada, por conta de gente sem comprometimento estatutário com o PDT, como o Sr Rodrigo Rodrigues, notório quadro político a mando do Dep Est Otaviano Pivetta - um antibrizolista nato e quadro inconsteste da UDR, com o apoio do poder econômico e de amplos setores organizados da mídia matogrossense.
O Diretório Municipal da Capital, devidamente eleito, junto com o conjunto de pré-candidatos, escolheram, de forma esmagadora, Wilson Santos, com 27 votos, contra 3 abstenções (dentre elas, de Toninho de Souza), e um apenas a favor do Valtenir. No entanto, a Comissão Provisória Estadual sequer tem competência para indicar isso.
E no entanto, em práticas golpistas, à contramão do Estatuto do PDT, presente nos Arts 12, 13, 33 a 36, a Comissão Provisória Estadual, que mal tem status de Diretório (Ver Art. 16) tenta, a todo custo, amealhar o processo, tão bem definido no IV Congresso Nacional do PDT (18 a 20 de abril de 2008) - onde as cidades com 200 mil eleitores teriam as alianças fechadas com a Direção Nacional, em consonância com a orientação da Direção Municipal.
Logo, se alguém está errado neste processo, é o grupo do Dep Est Otaviano Pivetta - deputado este que nem apareceu no IV Congresso (tamanho interesse pelos rumos político-ideológicos do Partido) e indicou, dentre os delegados de MT, dois de dupla filiação (Rodrigo Rodrigues, PDT/PTB e Jurandir Francisco, PDT/PPS).
Creio que a RD News, em um espaço democrático, pode muito bem, usando-se do direito ao contraditório, veicular a minha mensagem. O que me assusta neste blog é que, em nenhum momento o Mário Márcio Torres, como Presidente devidamente eleito da Direção Municipal do PDT, juntamente com outros membros da direção (Samir Ribeiro, Aurélio Augusto, Dito Labamba...) sequer foram consultados, o que faz me levar a crer (me perdoe, mas é a constatação mais honesta e pura que a RD News tem sido parcial demais na sua análise política).
Se a RD News, em defesa da sociedade matogrossense, tivesse o zelo da imparcialidade (ainda que mínima) não enfatizaria tanto o apoio Valtenir/Pivetta, tensionando as instâncias internas do Partido - e tendo, depois de explicar, a contragosto, o porquê da ampla maioria dos pré-candidatos fecharem democraticamente com o Wilson Santos.
Caro Romilson Dourados e amigos blogueiros... longe do Pivetta, o PDT, desde os idos do antigo PTB de Vargas, Jango, Brizola e Fernando Ferrari), nunca compactuou com golpes - seja de que ordem for (inclusive com a Camanha da Legalidade em 1961, sustando um suposto golpe militar). E não será com isso que o PDT de Cuiabá repetirá tal gesto, ao desonrar a bandeira da democracia trabalhista. E se tem algo que o Pivetta e o Rodrigo Rodrigues não tem é o compromisso com a democracia partidária e com a história do Trabalhismo, ao coagir companheiros de luta e gente com mais estrada política que ele.
Viva a Democracia! -
Rafael Vitaliano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com todo respeito que é devido ao PDT, partido o qual o Prefeito Wilson Santos já militou e tem muito orgulho disso. Peço licença aos filiados e simpatizantes para externar minha opinião sobre o assunto.
Não sou filiado ao PDT alias como muitos sabem sou do PSDB partido o qual faz muito gosto da coligação com o PDT, porém fico muito chateado com a estranha intervenção da Executiva Estadual nas decisões dos pré-candidatos que são totalmente legitimos em suas deliberações. São eles que puxarão votos para o partido, são alguns deles que representaram o partido na proxima legislatura, e muitos do PDT participam ou participaram da Gestão WS. Não quero desqualificar a Executiva Estadual mais salvo engano o unico que não concorda com a coligação é o Exmo Dep. Otaviano Piveta que já está maculado com o candidato do Governador. Ora Sr. Deputado, que prevaleça a vontade dos pré-candidatos, que prevaleça a vontade do diretorio municipal e de seu presidente Mario Marcio Torres que tem muita história de luta pelo partido de Vossa Exelencia. Imagina se a nacional intervir em suas vontades pessoais diga-se por sinal, deixe a democracia seguir seu rumo natural, sem macular ninguem, sem menosprezar ninguem, sem diminuir a importancia de qualquer Sr. Deputado, sei que não é cuiabano mais como é de costume de nosso linguajar, Deixa de DOCE! Abraços -
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que pena, um grande Partido mas também fisiológico e o prefeito Wilson também conquistando aliados as custas do contribuinte só falta agora criar secretárias para atender interesses religiósos. O grande problema da reeleição é a barganha. Foi oque aconteceu com o Governador Maggi e o Presidente Lula se aliaram a politicos comprovadamente corruptos com inúmeros processos crimináis por improbidade administrativa e com muita influência nas istituições judiciáis,policiáis e fiscalizadoras . E o PT de Varzea Grande que coisa feia, tudo por cargos.
-
Mario Quida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como pedetista, embora membro do diretório municipal de Cáceres, me sinto no dever de comentar esta matéria. Pelo que acompanho na mídia o PDT Cuiabá decidiu quase à unanimidade apoiar o projeto do prefeito Wilson, então qual a razão desta intervenção?? Se o presidente municipal estivesse direcionando o partido contra a vontade dos pré candidatos essa intervenção se justificaria.. Mas se é consenso no diretório municipal o apoio ao prefeito esta intervenção se torna um absurdo, uma arbitrariedade inaceitável, um ato antidemocrático da cúpula estadual.. O que adianta empurar o PDT pro colo do PR se os candidatos a vereador continuarão pedindo votos ao Wilson Santos.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga