Últimas
Sábado, 29 de Dezembro de 2007, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Do staff, Santos só tem Olímpio como "intocável"
Somente na Saúde o prefeito fará 6ª troca; outras 3 ocorreram no Planejamento, Comunicação, Governo, SMTU e Defesa e Cidadania
O prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) conclui o terceiro e penúltimo ano de mandato com apenas um secretário "intocável". Trata-se de Mário Olímpio, que conduz a pasta da Cultura desde janeiro de 2005. As demais secretarias tiveram uma ou mais mudanças ou passaram por remanejamentos. No geral, passaram pela 14 pastas 36 gestores.
As maiores alterações ocorreram na Saúde, com cinco nomeações, e no Planejamento, Orçamento e Gestão, com três. Hoje Santos governa com apoio oficial do seu partido, o PSDB, e do PTB. Outros contam com cargos na administração, mas não assumem ser aliados formalmente, como DEM (ex-PFL), PMDB e PDT. O PSB do deputado Valtenir Pereira já decretou ruptura. O prefeito conseguiu agora atrair o PPS, que conduzirá a secretaria de Trânsito e Transporte Urbano. Cada secretário recebe R$ 7,5 mil mensais.
Na Saúde, Santos começou com o médico Aray Carlos da Fonseca (PTB). Depois o substituiu por Eugênia de Carvalho, em seguida por Elias Nogueira, Olete Ventura e, agora, substituirá Guilherme Maluf por Luiz Soares. No Planejamento, o primeiro foi Nuremberg Borja de Brito, substituído por Reginaldo Amorim e, este, por Guilherme Muller.
José Carlos Carvalho de Souza, o Zé do Nordeste, entrou no lugar de José Bussiki na pasta de Finanças. A secretaria de Governo hoje está sob Andelson Gil do Amaral, após passar por Ronaldo Taveira e pelo vereador Dilemário Alencar. Com remanejamento de Andelson, a Infra-Estrutura ficou sob Euclides Santos, que no início do próximo ano deixa o staff para disputar a Prefeitura de Poconé. A Assistência Social e Desenvolvimento Humano é conduzida pela ex-deputada Celcita Pinheiro. Antes, conduziram a pasta os vereadores Lueci Ramos e Edivá Alves.
No Meio Ambiente saiu o vereador Levi de Andrade e entrou outro: Éden Capistrano. O Trânsito e Transporte Urbano também registra mudança. O prefeito começou com Emanuel Pinheiro, passou o posto para Oscar Soares, que agora deixa o staff para abrir espaço ao ex-sindicalista Elismar Bezerra. Militante do PPS, Elismar toma posse no próximo dia 2.
O petebista João Vieira (Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo) foi para a presidência da Agência de Habitação e, em seu lugar ficou outro militante do PTB: Moisés Dias. A Comunicação, que foi desativada e voltou a ser secretaria já teve como secretários na gestão Santos os jornalistas Pedro Pinto, Flávio Garcia e agora está sob Maurélio Menezes. A Defesa e Cidadania, que começou com Naldson Ramos e depois ficou sob o pedetista Ricardo Siqueira, se fundiu com Esportes e Lazer. Seu secretário hoje é Pedro Sinohara.
(30/12 às 19h) - O prefeito Wilson Santos disse que considera não apenas Mário Olímpio como único mantido no primeiro escalão, mas também Adriana Bussiki, apesar desta não conduzir secretaria, mas sim o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), além do auditor-geral Luiz Mário e o procurador-geral do Município, José Antonio Rosa. Estes continuam no staff desde janeiro de 2005. Lembra também de outros mantidos na administração, como, por exemplo, de Andelson Gil do Amaral, remanejado da Infra-Estrutura para a secretaria de Governo, e de Ronaldo Taveira, de Governo para o Cuiabá-Prev.
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Sandoval Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Por isto os resultados sobre o secretariado são tão
" decepcionantes". E eu não acredito em intocáveis e sim, se o prefeito está interessando ou não na referida pasta.Pasmem meus senhores.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga