Últimas
Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2007, 11h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Documento pede revogação de resolução
ILMO. SENHOR ANTERO PAES DE BARROS NETO, PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB/MT.
“... Só na via jurisdicional, dado o imperativo.
da imutabilidade da coisa julgada, o erro é
irremediável; na administração, o irremissível
é persistir nele, depois de convencido”.
MIN.Sepúlveda Pertence
Abril/1992.
Aparecido Alves de Oliveira. 1º. Secretario do Diretório Estadual do PSDB/MT., vem através deste expor e requerer o que segue:
O PSDB de Mato Grosso, enquanto comandava o Executivo Estadual, era o partido que contava com o maior número de Prefeitos, Vice-Prefeitos e vereadores em suas fileiras, embora saibamos seja esta estatística irrelevante para aferir a qualidade de uma agremiação partidária; tanto que a historia mais recente do pais e do Estado vem demonstrando a repetição deste nocivo fenômeno, em que todos os partidos quando estão no poder são inflados pelos oportunistas de plantão, movidos pela falsa e inaceitável busca pelos benefícios do poder.
Ocorre senhor presidente, e demais membros da executiva estadual, que após as duas derrotas consecutivas, para o Executivo Estadual, o PSDB já teve tempo suficiente, para, naturalmente, livrar-se destes pseudos tucanos temporários, em todos os municípios.
Os oportunistas nos deixaram quando perdemos o poder, e inauguramos um longo período de depuração, que nos reduziu quantitativamente, e nos possibilitou ganhar em qualidade.
Podemos assegurar que os lideres, militantes e simpatizantes que permaneceram no PSDB, são legítimos sociais-democratas, que ao invés de seduzirem-se pelo poder, preferiram as nossas práticas, os nossos dogmas, o nosso programa, enfim, optaram pela defesa dos nossos ideais.
Agora que estamos depurados, é recomendável um certo rigor seletivo para novas filiações, porque o PSDB Estadual tem como principais objetivos, imediato e seqüencial, a reeleição do Prefeito Wilson Santos em 2008, e a sua candidatura ao Governo do Estado em 2010. Alem de nossas reais possibilidades de retomada do Executivo Nacional, com um dos companheiros, Jose Serra ou Aécio Neves, ou de ambos, como querem alguns.
Feita esta reflexão, é possível afirmar, com total segurança e razoabilidade, que a Resolução CEE n°. 001/2007, da Executiva Estadual, datada de 18/06/2007, que proibiu indistintamente alianças eleitorais com o PT e com o PR, nas eleições vindouras, está a merecer uma reavaliação, senão vejamos:
Na verdade a referida resolução tinha o objetivo de inibir a formação de alianças eleitorais nas eleições vindouras, com as duas siglas com as quais temos, historicamente, travado os maiores embates, seja no campo das idéias ou nas disputas eleitorais.
Aquela deliberação representou menos uma picuinha e mais uma tomada de posição, em relação ao PT e ao PR, partidos com os quais não temos a menor afinidade, e com os quais não pretendemos nos aliar.
Mas se hoje o partido está totalmente dirigido, a nível estadual e nos municípios, por autênticos e comprometidos sociais-democratas, não é razoável supor que conduzirão o partido para rumos indesejáveis e inconvenientes.
È de pleno conhecimento da direção estadual e de toda a militância tucana que sempre estive em contato direto com as direções municipais e com lideranças do nosso partido, ora visitando-as “in loco”, ora por telefone, ou até mesmo colocando a minha modesta estrutura à disposição para atendê-los aqui na Capital.
Este contato direto e duradouro, com todas as instâncias e órgãos partidários, durante anos a fio, permite-me afirmar, com segurança, que os companheiros que continuam ainda hoje no PSDB, ou que se filiaram após as nossas sucessivas derrotas eleitorais, já deram provas mais que suficientes de fidelidade, não deixando dúvidas de que continuarão filiados e militando neste que, sem dúvida, é o melhor partido do Brasil e de Mato Grosso.
Não me parece razoável duvidarmos da fidelidade de companheiros históricos como Dito Loro, de Várzea Grande, ou Leopoldo Mendonça, em Jaciara, apenas como exemplos, dentre outros tantos.
De igual modo, parece-me imprudente colocar em dúvida a aptidão política dos mesmos, para avaliarem e fazerem as melhores e mais produtivas alianças eleitorais.
Saliento que fui favorável à aprovação da referida resolução, mas hoje estou convencido de que a mesma pode ser prejudicial ao PSDB, na medida em que eventuais alianças com as siglas por ela hostilizadas, podem significar vantagens eleitorais, sem que imponham necessariamente atrelamento político; e muito menos compromissos eleitorais para o Pleito Eleitoral de 2010, quando teremos candidatos a Governador do Estado de Mato Grosso e a Presidente da República.
Sabedores que somos, das particularidades e peculiaridades de cada município, é intuitivo que somente uma análise individualizada, de caso a caso, poderá apontar as nossas melhores opções, mostrando-se inconveniente eliminar, desde já, qualquer possibilidade de aliança eleitoral com aquelas agremiações, ainda que possam ser vantajosas nesta seara.
Portanto, cabe-me ainda frisar que a referida resolução poderá impedir ou inibir a formação de um leque de coligações nos maiores colégios eleitorais do Estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, entre outros, mas principalmente aqui na Capital, onde o partido tem o seu principal projeto, que é a reeleição do Prefeito Wilson Santos; pois como dizem os cientistas políticos, na política não se dispensa apoio, sempre será bem vindo. A eleição ainda está um pouco distante e muita coisa poderá acontecer até as convenções.
Creio, portanto, Senhor Presidente e demais membros da direção estadual, que este documento traduz um sentimento generalizado entre os companheiros que estão empunhando a bandeira da social democracia; nos mais distantes municípios deste Estado, que com muitas dificuldades estão trabalhando para eleger vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos, visando gradativamente o nosso fortalecimento para a eleição de 2010.
Por todas estas razões proponho a Vossa Senhoria, mais uma manifestação do seu espírito democrático, no sentido de reabrir esta discussão, nesta reunião da Executiva Estadual, convocada para hoje 17/09/2007, para que possamos demonstrar a necessidade da revogação da Resolução CEE n°. 001/2007, datada de 18/06/2007.
Sem outro particular, apresento protestos de consideração e apreço.
Cordialmente,
Aparecido Alves de Oliveira
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga