Últimas

Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2007, 11h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

CONVENÇÃO DO PR

Documento pede revogação de resolução

ILMO. SENHOR ANTERO PAES DE BARROS NETO, PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB/MT.

 

                                                             “...    na  via  jurisdicional, dado  o  imperativo.

                                                                    da imutabilidade  da  coisa  julgada, o erro é

                                                                  irremediável; na  administração, o  irremissível

                                                                       é persistir nele, depois  de  convencido”.

 

                                                                 MIN.Sepúlveda Pertence

                                                                         Abril/1992.

 

 

        Aparecido Alves de Oliveira. 1º. Secretario do Diretório  Estadual do PSDB/MT., vem  através deste  expor e requerer o que segue:

 

        O PSDB de Mato Grosso, enquanto comandava o Executivo Estadual, era o partido que contava com o maior número de Prefeitos, Vice-Prefeitos e vereadores em suas fileiras, embora  saibamos seja esta estatística irrelevante para aferir a  qualidade  de  uma   agremiação  partidária; tanto  que a  historia  mais   recente  do  pais  e  do  Estado  vem  demonstrando a repetição deste nocivo fenômeno, em que  todos  os  partidos   quando  estão  no  poder são inflados pelos oportunistas de plantão, movidos  pela   falsa  e inaceitável busca pelos benefícios  do  poder.

 

        Ocorre senhor presidente, e demais membros da executiva estadual, que após  as  duas  derrotas  consecutivas, para o Executivo Estadual, o PSDB já teve tempo suficiente, para, naturalmente, livrar-se destes pseudos tucanos temporários, em todos os municípios.

 

Os oportunistas nos deixaram quando perdemos o poder, e inauguramos um longo período de depuração, que nos reduziu quantitativamente, e nos possibilitou ganhar em qualidade.

 

        Podemos assegurar que os lideres, militantes e simpatizantes que permaneceram no PSDB, são legítimos sociais-democratas, que ao invés de seduzirem-se pelo poder, preferiram as nossas práticas, os nossos dogmas, o nosso programa, enfim, optaram pela defesa dos nossos ideais. 

 

Agora que estamos depurados, é recomendável um certo rigor seletivo para novas filiações, porque  o  PSDB  Estadual  tem como principais objetivos, imediato e seqüencial, a reeleição do Prefeito  Wilson  Santos em 2008,  e a sua candidatura ao Governo do Estado em 2010. Alem de nossas reais possibilidades de retomada do Executivo Nacional, com um dos companheiros, Jose  Serra  ou  Aécio  Neves, ou de ambos, como querem alguns.

 

Feita esta reflexão, é possível afirmar, com total segurança e razoabilidade, que a Resolução CEE n°. 001/2007, da Executiva Estadual, datada de 18/06/2007, que proibiu indistintamente alianças eleitorais com o PT e com o PR, nas eleições vindouras, está a merecer uma reavaliação, senão vejamos:

 

Na verdade a referida resolução tinha o objetivo de inibir a formação de alianças eleitorais nas eleições vindouras, com as duas siglas com as quais temos, historicamente, travado os maiores embates, seja no campo das idéias ou nas disputas eleitorais.

Aquela deliberação representou menos uma picuinha e mais uma tomada de posição, em relação ao PT e ao PR, partidos com os quais não temos a menor afinidade, e com os quais não pretendemos nos aliar.

 

Mas se hoje o partido está totalmente dirigido, a nível estadual e nos municípios, por autênticos e comprometidos sociais-democratas, não é razoável supor que conduzirão o partido para rumos indesejáveis e inconvenientes.

 

È de pleno conhecimento da direção estadual e de toda a militância tucana que sempre estive em contato direto com as  direções municipais e com lideranças do nosso partido, ora   visitando-as “in loco”, ora por telefone, ou até mesmo colocando a  minha modesta estrutura à disposição para atendê-los aqui na Capital.

 

Este contato direto e duradouro, com todas as instâncias e órgãos partidários, durante anos a fio, permite-me afirmar, com segurança, que os companheiros que continuam ainda hoje no PSDB, ou que se filiaram após as nossas sucessivas derrotas eleitorais, já deram provas mais que suficientes de fidelidade, não deixando dúvidas de que continuarão filiados e militando neste  que,  sem dúvida, é o melhor partido do Brasil e de Mato  Grosso.

 

Não me parece razoável duvidarmos da fidelidade de companheiros históricos como Dito Loro, de Várzea Grande, ou Leopoldo Mendonça, em Jaciara, apenas como exemplos, dentre outros tantos.

De igual modo, parece-me imprudente colocar em dúvida a aptidão política dos mesmos, para avaliarem e fazerem as melhores e mais produtivas alianças eleitorais.

 

Saliento que fui favorável à aprovação da referida resolução, mas hoje estou convencido de que a mesma pode ser prejudicial ao PSDB, na medida em que eventuais alianças com as siglas por ela hostilizadas, podem significar vantagens eleitorais, sem que imponham necessariamente atrelamento político;  e  muito  menos    compromissos eleitorais para o Pleito Eleitoral de 2010, quando  teremos candidatos a Governador do Estado de Mato Grosso e a  Presidente da República.  

 

Sabedores que somos, das particularidades e peculiaridades  de cada município, é intuitivo que somente uma análise individualizada, de caso a caso, poderá apontar as nossas melhores opções, mostrando-se inconveniente eliminar, desde já, qualquer possibilidade de aliança eleitoral com aquelas agremiações, ainda que possam ser vantajosas nesta seara.

 

Portanto, cabe-me ainda frisar que a referida resolução    poderá impedir ou inibir a formação de um leque de coligações  nos   maiores colégios eleitorais do Estado, como Cuiabá, Várzea  Grande  e Rondonópolis, entre outros, mas principalmente aqui na Capital,  onde o partido tem o seu principal projeto, que é a reeleição  do  Prefeito  Wilson  Santos; pois como dizem os cientistas políticos, na política não se dispensa apoio, sempre será bem vindo. A eleição ainda está um pouco distante e muita coisa poderá acontecer até as convenções.

 

Creio, portanto, Senhor Presidente e demais membros da direção estadual, que este documento traduz um sentimento generalizado entre os companheiros que estão empunhando a bandeira da social democracia; nos mais distantes municípios deste Estado, que com muitas dificuldades estão trabalhando para eleger vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos, visando gradativamente o nosso fortalecimento para a eleição de 2010.

 

Por todas estas razões proponho a Vossa Senhoria, mais uma manifestação do seu espírito democrático, no sentido de reabrir esta discussão, nesta reunião da Executiva Estadual, convocada para hoje 17/09/2007, para que possamos demonstrar a necessidade da revogação da Resolução CEE n°. 001/2007, datada de 18/06/2007.

 

Sem outro particular, apresento protestos de consideração e apreço.

 

 

Cordialmente,

 

 

 

Aparecido Alves de Oliveira

 

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

MAIS LIDAS