Últimas
Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2007, 07h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Doença do macaco e imprensa
O empresário Renato de Paiva Pereira, em artigo reproduzido abaixo, chama atenção da imprensa, para quem vem cometendo equívocos em reportagens sobre o 'Mal de Simioto'.
Confira.
Volto a ler na imprensa de Cuiabá, notícias sobre o “Mal de Simioto”. Desde o ano passado esse tema já ocupou mais de uma vez, ora em um ora em outro jornal, grande espaço na mídia mato-grossense.
Os jornais, embora sejam empresas particulares e como tais com o direito de expressar a opinião de seus jornalistas deveriam preocupar um pouco mais com a informação que repassam. Se já tem um número razoável de pessoas, principalmente aquelas com baixa instrução, que defendem essas crendices, não me parece razoável que se alimente ainda mais tais atrasos.
O mínimo que se poderia fazer seria colocar o fato como ele se apresenta, isto é, que nas comunidades carentes é grande o número de crianças que apresentam tais e tais sintomas, tratados pelas benzedeiras, rezadeiras e curadores como sendo “Mal de Simioto”, mas que médicos e autoridades da saúde condenam radicalmente estes tratamentos alternativos.
É necessário esclarecer que esta doença não existe para a medicina tradicional e que os sintomas descritos pelos curadores fazem parte de um quadro de desnutrição crônica, provocada por má alimentação, por parasitoses, por infecções e principalmente intolerância ao leite de vaca e à lactose. Também é muito comum a alergia a derivados de trigo que produz diarréia e vômito, levando à conseqüente desnutrição, mas que somente os médicos podem diagnosticar.
Devo informar que não sou médico, nem tenho conhecimentos técnicos para aprofundar sobre as doenças. Também não estou criticando as pessoas simples, que por falta de conhecimento se valem de curadores populares, alguns até bem intencionados. Trato do fato jornalístico.
Na última reportagem que leio, a matéria começa dizendo “ .. a doença de Simioto, ou como é mais conhecida, a doença do macaco, é mais comum em Mato Grosso do que se supunha”. Acrescenta ainda, invertendo a ordem correta, que “muitas vezes ela é confundida com desnutrição aguda”.
Descreve depoimentos de várias mães que tiveram seus filhos curados com banhos de ervas. Uma benzedeira, que diz ter curado muitas crianças, explica que seu tratamento se baseia em massagem de óleo “encruzada”.O ritual começa no pé esquerdo, seguindo para a cintura, percorre vários caminhos no corpo e termina com 3 sopros de cima até embaixo.
Busca na Internet mostra que nosso estado, representado por Cuiabá e Tangará da Serra, concentra quase todas as reportagens sobre esta crendice popular.
Quando a imprensa, que deveria ser a elite intelectual, ignora a ciência, induzindo pessoas a se apegarem a fatos folclóricos, ela não está cumprindo o seu papel. Acrescente-se que é também através dela que outros povos nos percebem. Creio que passamos por provincianos, quando pessoas de outros estados lêem em nossos jornais que alguns jornalistas aqui da terra, ignorando a mais elementar ciência, ainda crêem na “doença do macaco”.
Renato de Paiva Pereira é empresário (renato2p@terra.com.br)
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Jose carlos limeira | Sábado, 27 de Junho de 2020, 15h4000
Cientificamente comprovada quê doença mal de simioto x doença do macaco ou desnutrição a plantas medicinais e pastas fazendo massagens cura e pode ser colocada em prática nos hospitais. Graças a Deus a universidade UNIVAG MT fez estudos e comprovou a eficazes das plantas medicinais para fazer os banhos. 20 anos reivindicando quê faça estudo e consegui . Como DEUS É bom comigo.
-
Maurício | Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 18h5611
Eu tive essa doença quando era criança. Fiquei com pelos parecendo um macaco. Isso a 45 anos a trás, os médicos mandaram minha mãe me levar pra casa. Me levaram numa curandeira ela me benzeu por 7 dias e me curou.
-
Alice | Terça-Feira, 05 de Maio de 2020, 11h4910
Alice, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
José Carlos limeira | Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018, 15h3200
Renato eu José Carlos limeira não sou curandeiro e nem benzedor. eu reivindico que faça estudo da doença mal de simioto. consegui uma universidade ( univag ). Já começamos a fazer estudo. Vamos ter enfermeira e três alunas e médico e laboratório para estudo. Como Deus é bom. estudo será por um ano.
-
José Carlos limeira | Sexta-Feira, 06 de Abril de 2018, 13h3920
Obrigado tds News por postar a doença mal de simioto. Hoje estou muito abençoado e alegre por ter conseguido uma universidade para fazer estudos. São três alunos dois professores medico e laboratórios. Que bênçãos. Agora estou a arrumar criança de baixo peso e dar os banhos para coletar material após banhos. Preciso de ajuda da população. Vou precisar das plantas medicinais e nao sao poucas. Quantas crianças mais eu arrumar melhor será fortalecido. Deus te abençoe.
-
Luciana | Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018, 18h1620
Possível intolerância a lactose, trigo, alergias....a medicina não explica...sobre essas alergias, na fase adulta, depois delas ter sido curadas pelas bezendeiras, com ervas, ela continua? Procede meu Caro?
-
jose carlos limeira | Quarta-Feira, 30 de Março de 2016, 22h4710
O Mal De Simioto não é verme,hoje posso confirmar com certeza.São 4 qualidade diferente que sai da pele.Uma qualidade sai tipo cravo que espeta a mal da gente,só cortando com gillete este me preocupa mais e as outras 3 qualidade são cores diferente,Vermelho,Branco este preto me preocupava mais.Ex=coloca numa garrafa pet 2 litro gordura branca e tampa e deixa 20 dias fechada e depois você olha o que acontece,Quando fazemos massagem os poros se abrem e começa expelir gordura saturada,e observe nas fezes das crianças.A saúde publica precisa se preocupar com esta Doênça Mal de Simioto e reconhecer e tratar como doênça.Deus me abençoe sei que este depoimento vai dar o que falar.Divulgue e ajude salvar vida.
-
jose carlos limeira | Sábado, 26 de Março de 2016, 22h3410
DOÊNÇA MAL DE SIMIOTO- COMO FAZER BANHOS COM PLANTAS MEDICINAIS. Banhos 3vezes pôr semanas, São 24 plantas medicinais que fazem o revezamento de 9 plantas pôr banhos,no próximo banho tira 3 plantas e coloca 3 diferentes, 6 litros d"água para cada Crianças. Pegar uma mão cheia de cada plantas. E colocar 3 litro do chá morno em uma banheira e jogar no corpo pôr 5 minutos, logo em seguida aplicar a pasta pôr 10 minutos, massageando não em circulo, deixando um pouco da pasta na vasilha e adicione um pouco do chá e tira as pelotinha com buchinha vegetal ( Buchinha Do Mato )que estão grudada na pele de leve, tirou tudo, joga o chá no corpo todo como se fosse banho normal,acabando enxuga e massageia o corpo da criança com óleo de oliva(Preferência do galinho) e colocar uma roupa quente pôr 3 horas ou mais. Dar o banho de preferência a tarde,não a noite e nem quando tiver frio. Se a criança tiver com a barriga inchada dar uma colher de café de óleo de oliva apos banhos.... PLANTAS MEDICINAIS= Tapera veia = Folha De Algodão = Erva De Santa Maria(Mastruz)= Hortelânzinho = Cordão De Frade = Folha De Laranja = Manjerona = Folha De Manga Comprida = Vassourinha De Santo Antônio = Coentro = Salsa = Cebolinha De Folha = Capim Santo = Mentrasto = Arruda = Picão = Poejo = Sabugueiro = Folha De Eucalipto comprido = Folha De Caju(Amarelo)= Erva Cidreira = Alfavaca = Catinga De Mulata.... INGREDIENTES= PARA MASSAGEAR. 1- Colher De Sopa De Fermento De Pão. 1- Colher De Sopa De Mel. 1- Colher De Sopa Óleo De Oliva. 3- Colher De Sopa De Trigo. 1- Gema De Ovo. 2- Copo Do Chá Morno. Mistura tudo em uma vasilha e massageia a Crianças. PRECAUÇÔES= Não lavar a cabeça, não tomar banhos durantes 15horas, não usar ventilador ou AR Condicionados... Não Dar Alimentos Que Contém Glúten(TRIGO)Pôr 1 ANO. SE VOCÊ VALORIZA A VIDA, VOCÊ DEVE SABER SE ALIMENTAR". EDUCAR AS CRIANÇAS PARA NÂO PUNIR OS HOMENS... Ajude a salvar Vida e divulga esta cura,no nome do Senhor JESUS CRISTO. Cada 2minutos morrem uma crianças Desnutrida,Raquitismo,Doença De Macaco ou Míngua Ou Doença Mal De Simioto......
-
cleide meneguetti | Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2014, 10h1300
E um misterio sim, qual a explicacao para os pelos, meu neto esta com pediatras a mais de um ano,exames e mais exames,o menino nao come, esta raquitico e peludo, comecou um tratamento com benzedeira e esta bem melhor, se e certo ou errado nao sei , entao o porque dos pelos, algum endocrinologista explica ? nao tive nenhum sucesso com a medicina, se e mito , da muito resultado,para meu neto tem sido a solucao.
-
jose carlos limeira | Sexta-Feira, 23 de Julho de 2010, 21h3300
www.maldesimioto.com.br,entre no site e Conheça minha luta.DEUS É BOM E VOCÊ.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga