Últimas
Terça-Feira, 04 de Dezembro de 2007, 07h:52 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
E a educação prefeito?
Assisti à audiência pública promovida pelo Deputado Carlos Avalone, (PSDB), dia 26/11/2007, pela TV Assembléia; Fiquei deveras emocionado com a fala do senhor Prefeito, dizendo que é Professor por vocação! Ótimo! O Prefeito é um jovem bem sucedido! O deputado Eliene, também! Mas a pergunta continua sem resposta.
Por que a Educação nesse País vai tão mal? Não apenas a Educação Pública!
Quando estudei, não existia merenda escolar, não existia ônibus escolar, público, não existia material escolar! E minha turma de 40 alunos, no Ensino Fundamental em quatro anos, foi turma de média 8,0 (oito); Eu andava, a pé, quatro quilômetros para assistir às aulas, naquela escola; Mas naquele tempo, havia um sentimento de respeito pelo nome da família, havia respeito pelos símbolos representativos da Pátria; Havia sentimento de amor à Pátria; Apesar de muito pobre, queríamos que nossa família recebesse notícia de boas notas e promoção a cada final de ano!
O MEC continua no poder de qual grupo político? Onde o MEC aplica a maior parte dos recursos destinados à Educação? Os recursos, na sua maioria não estariam caindo num ralo, sem aproveitamento real para a sociedade? Existe alguma Lei que impede o Poder Executivo melhorar os salários dos Professores? Na China todo Professor tem ponto cumulativo pelo trabalho elaborado, culminando com prestação de trabalho mito mais eficiente para a sociedade! Consequentemente, o Professor é o profissional muito bem remunerado, de acordo com o seu desempenho;
O Prefeito Wilson e o Deputado Eliene cresceram na Política através da educação! O que fizeram e o que o Deputado Eliene tem feito em Brasília para mudar o rumo da história da Educação, nesse País, se pouco fez por Mato Grosso?
O Vereador Edivá esteve em Cuba, assim como o Ex-Secretário Carlos Maldonado!
Cuba é um País socialista, prima pela liberdade de conquistas, pelos jovens, em nome da Nação cubana! Um médico em Cuba recebe apenas R$ 100,00 a mais que qualquer outro trabalhador cubano. Só que seguir as pegadas de Cuba, num País castrado em quase tudo, não é fácil! Jovens da década 60, 70 e 80 foram alijados da liberdade de pensar e de agir! A UNE (União Nacional dos estudantes) foi censurada! Os grêmios estudantis foram fechados e censurados; Dezenas de cientistas e professores foram deportados (expulsos) do País, porque não aderiram ao Golpe Militar, em 1964.
Diretores, de escolas, viraram espiões a serviço da Ditadura militar! Professores, capachos, denunciavam professores de vanguarda! Diretores eram nomeados e ainda continuam “nomeados”, apesar da famosa eleição democrática de Diretores e Coordenadores! Eleições que viraram palanque de muitos políticos, durante muito tempo! Professores, submissos, foram obrigados a se tornarem, mudos, alheios ao processo político educacional no País! Até hoje permanece no subconsciente de educadores a necessidade de continuar indiferentes, e até continuar opressores como se ainda estivessem, anda, sob o regime da Ditadura Militar!
O que mais manietou o processo educacional, nesse País foi a indiferença, silenciosa, imposta, aos profissionais! Pra esses profissionais tanto faz! Até mesmo pela questão de sobrevivência, numa cidade igual à Cuiabá, trabalhar em várias escolas, no mesmo dia, não dá para se oferecer uma educação de qualidade!
O educador tem que ter dedicação exclusiva, nas quarenta horas de trabalho semanal, nesse País!
Num País cujos alunos, desconhecem, não cantam, não respeitam o Hino Nacional, o que se esperar? Não pretendo culpar nenhum educador ou Secretário; O problema é estrutural!
Para mudar o rumo da Educação não é fácil, mas é possível!
Trabalhei durante quatro anos na assessoria, na SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), no Governo Dante de Oliveira! Fiquei frustrado, imensamente! Embora os projetos fossem importantes, morriam ao menor desafio, por “falta de verbas”! Passaram-se oito anos do Governo Dante! O atual Governo de Blairo Maggi abandonou parte da Gestão Democrática, da gestão anterior! Tudo que já estava engatinhando parou, apenas numa mudança de vontade de políticos! Enquanto esse tipo de procedimento continuar nesse País, a melhoria da Educação, dificilmente sairá do papel!
Mas, continuo a acreditar nas palavras do Prefeito Wilson Santos, afinal de contas ninguém melhor que ele, que é Professor, poderá reassumir, de fato, aqui e agora, as rédeas rumo ao avanço da educação, em Cuiabá.
Benedito Rufino da Silva é professor na rede Pública de Ensino em Cuiabá-MT
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga