Últimas

Terça-Feira, 04 de Dezembro de 2007, 20h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

É mais do que suspensivo, afirma o juiz Zuquim

José Zuquim, que concede efeito suspensivo pleiteado por Henry e Chica
Juiz-membro-substituto do TRE, José Zuquim, é responsável por preservar Chica e Henry nas cadeiras na AL e na Câmara

    José Zuquim Nogueira é juiz-membro-substituto do TRE/MT. Na representação contra Chica Nunes e Pedro Henry, ele votou pela cassação. Já nesta terça, resolveu conceder liminar suspendendo temporariamente os efeitos jurídicos do acórdão que cassou os dois parlamentares. A repercussão é negativa diante da sociedade. Volta-se ao sentimento de impunidade diante das graves acusações e das provas levantadas pelo Ministério Público sobre compra de votos.

    O efeito suspensivo da decisão do Pleno foi concedido até o julgamento dos "embargos declaratórios com efeitos modificativos" interpostos pelos parlamentares e que contesta a decisão de cassação. No recurso, a defesa dos parlamentares alega que o acórdão "se apresenta acobertado pelo vício de várias omissões, de contradição e também pela ocorrência de erro material a ensejar a nulidade do julgamento".
           
     José Zuquim relata, em seu despacho que, "embora os dois parlamentares aviaram com o recurso, apenas a defesa de Chica Nunes solicitou que os embargos fossem recebidos no efeito suspensivo, pedido que ele julgou pertinente com base no artigo 538 do CPC, que atribui aos embargos declaratórios o efeito interruptivo". "(...) No meu entender é mais do que suspensivo", afirma. 
           
     Zuquim afirma comungar com o mesmo entendimento dos juristas Luiz Fux e Manoel Caetano Ferreira Filho, que afirmam que a interposição dos embargos suspendem a eficácia da decisão e que julgados os embargos, seja qual for a decisão, desaparecerá o efeito suspensivo. "A interposição de embargos declaratórios significa que não está inteiramente aperfeiçoada a prestação jurisdicional, ou seja, que a decisão objurgada enquanto não decidida as questões suscitadas nos embargos, não é capaz de produzir os efeitos jurídicos desejados", afirma Zuquim, ao declarar suspensos os efeitos jurídicos da decisão final do Pleno.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Leonel Mesquita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É lamentável e frustrante a mudança de opinião do juiz ZUQUIM, Atitude que vai contra toda uma luta em defesa da moralidade dos procossos eleitorais, fico muito curioso para saber o que aconteceu nos bastidores para um juiz mude de opinião dessa forma e nessa proporção. é lamentável.

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Depois da absolvição do Renan, da vota do Lino como apresentador e pregando a honestidade, faltava essa azeitona pra coroar a "PIZZA", ta cada vez mais díficil para qualquer homem HONESTO e de BEM, conviver com essa sociedade que nos demostra que o caminho correto é a ilegalidade e a desonestidade.
    O que eu digo para os meus filhos??????

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    ESSE JUIZ ZURQUIM E DA VARA DO MEIO AMBIENTE NEM?? POR AGORA ENTENDI PORQUE NAO E DEFERIDO NA VARA DO MEIO AMBIENTE A FAVOR DO NOSSO MEIO AMBIENTE!!!! GANHOU NESSA EM ZURQUIMMM EEE QUE VERGONHA MAGISTRADO!!!!!

  • Paulo Roberto de Sá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Não diga nada para o seu filho, vá trabalhar!
    Deixa a Justiça julgar seus casos, o resto é conversa fiada de quem não entende de nada do dirieto. Os JUIZES jamais julgam contra a lei. Vocês devem saber é VOTAR, pois quem faz as leis são eles. Os JUIZES apenas aplicam as leis.
    Quanta ignorância!!! Ou são nécios de carteirinha!

  • RICARDO ARRUDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DESCISÃO FRUSTRADA EM EXCELENCIA, A PARTE INTERESSADA NAS VAGAS DEVERIAM ENTRAR COM UMA IMPUGNAÇÃO DOS EMBARGOS PEDINDO PRO JUIZ MUDAR SUA DESCISÃO BASEANDO-SE NA MESMA LEI QUE ELES FORAM CASSADOS, OU SEJA É UMA DESCISÃO QUE INFRINGE UMA LEI CONSTITUCIONAL. POR ISSO A DESCISÃO DEVERIA SER REAVALIADA.
    E OUTRA O PARTIDO INTERESSADO PODERA ENTRAR COM UMA ACÃO DECLARATORIA DE INCOSTITUCIONALIDADE NO STE EEEE TEM TANTOS RECURSOS É SÓ A IMPRENSA NÃO RELAXAR, QUE O DES. JOSÉ SILVERIO GOMES, COMO HOMEM INTEGRO NÃOVAI ACATAR TAL DESCISÃO, POIS TAMBEM VOTOU PELA CAÇASSAO DE AMBOS....

  • DEDO DURO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • LAUDICE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DECEPÇÃO... FRUSTAÇÃO... ESSA CORTINA DE FUMAÇA CRIADA POR NOSSO VALORO MAGISTRADO FOI LASTIMÁVEL. CHEGA DE PALHAÇADA QUEREMOS MUDANÇAS PRESIDENTE DO TER ATITUDE JÁ!!!

  • jeovaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • papa eco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Juiz, merece respeito, + nem tanto, pois o Zuquim, é favoravel aos corrupos como Pedro Henry e Chica Nunes.......... Douitor, reflita.

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ora, até meu estagiário de direito saberia que estes embargos são manifestamente protelatórios.
    O embargo declaratório é um tipo de recurso cabível no caso de sentenças que não são claras, que geram dúvidas, etc. O que não é o caso.
    Deveriam ser rejeitados liminarmente a exemplo dos embargos a execução.

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....