Últimas
Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008, 07h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Éder cria Comitê para se "autoblindar" na Sefaz
O secretário de Estado de Fazenda, executivo Éder de Moraes Dias, se "autoblindou". Criou um trunfo administrativo para se precaver de eventual esquema de irregularidades ou escândalo político. Por precaução, instituiu o Comitê de Conformidade para dar celeridade e organizar o trâmite de documentos. Agora, Éder só assina documento após aval do corpo administrativo. Dependendo da situação, o documento pode ter até 9 assinaturas.
Éder quer até que os processos decisórios no gabinete de direção superior tenham carimbo de todo o Comitê, uma forma de avaliar a legalidade e a efetividade dos atos administrativos. Dessa forma, o secretário consegue monitorar, deliberar e garantir o processo de legalidade, conforme estabelece a Portaria 005, de 2008. O fluxo de documentos a serem assinados pelo gabinete, ressalvados os casos de delegação formal regulados por portaria ou outro ato administrativo específico, deve seguir trâmite para análise e distribuição por meio da chefia de gabinete, cabendo aos servidores de apoio administrativo do gabinete de direção superior e assessores o cumprimento à regra.
Estabelece também que os secretários-adjuntos e a Secretaria Executiva do Núcleo Jurídico e Fazendário adotem medidas de controle e análise prévia de todos os atos, em especial das minutas de legislações pertinentes a cada área, apontando assinatura autorizativa para efetivação do trâmite ao gabinete do secretário.
A medida deve ser aplicada também aos termos de cooperação, convênios e outros instrumentos legais para efetivação de parcerias institucionais que envolvam a Gestão Sistêmica da Sefaz. Cabe ao chefe de gabinete a convalidação e, caso preciso, solicitar a homologação dos atos administrativos à Assessoria Jurídica ou à Procuradoria-Geral do Estado.
Equipe
O Comitê é composto por 8 pessoas. São elas: Benedito Nery Guarim Strobel (secretário-executivo do Núcleo Jurídico e Fazendário), Marcel de Cursi (adjunto da Receita Pública), Edmilson José dos Santos (adjunto do Tesouro Estadual), Jorge Merquíades de Magalhães (chefe de gabinete), Vivaldo Lopes e Altino Satiro dos Reis (assessores especiais), Romes Júlio Tomaz (procurador do Estado) e Maria Célia de Oliveira (superintendente de Normas da Receita Pública).
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Fernando de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse Éder não é nem um pouco bobo. Não quer assumir os pepinos sozinho, ainda mais numa vespeiro que é a secretaria de Fazenda
-
marcelo sabino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O EDER MORAES É UM GESTOR PRECAVIDO , ESTÁ SE RESGUARDANDO DE FUTUROS PROBLEMAS DIVIDINDO RESPONSABILIDADES COM TODO O CORPO DIRETIVO DA SEFAZ. LOGO SE VÊ QUE ELE SABE DAS COISAS E QUE O BLAIRO ACERTOU NA ESCOLHA , ESSE ÉDER SÓ TEM A CARA DE BOBO.
PARABENS PELA INICIATIVA QUE DEVERIA SER MODELO PARA TODOS OS GESTORES ESTADUAIS. -
Adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Uma atitude que só deve ser louvada.
Somente um gestor moderno e com visão tomaria uma atitude desta.
Anotem aí: o tal Éder vai longe. -
ELEITOR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESSE ÉDER FAZ DE TUDO PARA CRIAR FATOS NOVOS E FICAR NA MÍDIA - ESSA HISTÓRIA DE BLINDAGEM - BUROCRATIZAÇÃO DA ROTINA É ATRASO NA GESTÃO. QUEM SE DIZ MODERNO TEM QUE TRABALHAR COM TRANSPARENCIA E DELEGAÇÃO DE COMPETENCIA E COBRAR RESULTADOS EFETIVOS.
QUANTO A SEFAZ ESTIVER ATOLADO DE PROCESSOS, ATRASANDO PAGAMENTOS DE FORNECEDORES E CRIANDO VERDADEIROS MONSTRENGOS ADMINISTRATIVOS POR CONTA DESSA GESTÃO BURRA AÍ VAI CAIR A FICHA DA EQUIPE. DÁ DÓ SABER QUE TEM UMA BANDO DE PUXA SACOS QUE NÃO ENSINAM ESSE RAPAZ A TRABALHAR DIREITO. QUEM É VIVALDO PRÁ DAR RECEITA DE GESTÃO (ELE LEVOU FRANÇA PRO BURACO) - E OS OUTROS ASSESSORES - FIZERAM UMA DUZIA DE CURSOS, CAPACITAÇÕES E NÃO APRENDERAM NADA. ETA SEFAZ...
ESCREVE E DEPOIS COBRA ESSA: QUANTO A EQUIPE DE FALCONI - QUE FOI CONTRATADO PARA ARRUMAR A CASA - TOMAR CONHECIMENTO DESSA BURRICE - ELES VÃO DAR GARGALHADAS E RECOMENDAR ACABAR COM ISSO.
GESTÃO MODERNA É: TRANSPARENCIA, DELEGAÇÃO, METAS, RESULTADOS. QUEM SE BLINDA TÁ ESCONDENDO ALGUMA COISA - TÁ SE PRECAVENDO DE ALGUMA CAGADA.
DEPOIS CONFERE.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga