Últimas

Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2009, 14h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ELEIÇÃO

Éder descarta disputa por vaga na AL, mas já mira TCE

   Faltando menos de 20 dias para encerrar o prazo da troca de partido pelos candidatos que vão concorrer nas eleições de 2010, o secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes, garante que não vai assinar a ficha de filiação em legenda alguma. “Já repeti milhares de vezes que não pretendo concorrer a cargo eletivo e, por isso, não há necessidade de eu me filiar”, assegurou.

   A expectativa era que Éder assumisse a candidatura a uma das 24 cadeiras da Assembleia. Ele seria o porta-voz do governador Blairo Maggi (PR) no Legislativo e teria a função de responder às críticas e a inevitável comparação entre o atual governo e os anteriores após o término da administração republicana.

   Ao negar a candidatura à AL, Éder demonstra disposição em disputar a indicação do governador para conselheiro do TCE. Isto porque coube à Assembleia indicar o ex-deputado Campos Neto ao cargo de conselheiro e, num esquema de rodízio, o Palácio Paiaguás tem a atribuição de indicar o próximo membro do Tribunal. Neste cenário, Éder conta com o prestígio de ser um dos principais assessores de Maggi e corre por fora na tentativa de desbancar o ex-presidente AL, deputado Sérgio Ricardo (PR).

   Se, por um lado, Éder nega a candidatura, por outro nada menos que seis secretários já admitem deixar o primeiro escalão do governador para disputar cargos eletivos em 2010. No último dia 22, o secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, deixou o PR para se filiar ao PMDB, partido pelo qual pretende disputar o cargo de deputado estadual. Em 2004, então no PPS, ele foi derrotado à Prefeitura de Sinop pelo candidato do PSDB, Nilson Leitão. No ano passado, Baiano apoiou o então deputado estadual Juarez Costa (PMDB), eleito com cerca de 70% dos votos válidos, e conseguiu ajudar a esposa Leozenir Severo (PR) a garantir a cadeira de vereadora. A negociação para Baiano aderir ao PMDB contou com o aval da cúpula republicana.

   Os secretários de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, e de Projetos Estratégicos, José Aparecido, o Cidinho, devem deixar o DEM e assinar a ficha de filiação no PR. Ambos temem que as recentes trocas de farpas entre o senador Jayme Campos, pré-candidato do DEM ao governo do Estado, e a cúpula do PR, que apóia a pré-candidatura do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), atrapalhem as respectivas candidaturas à Assembleia. O presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia, é outro que quer garantir o apoio do governador na disputa a uma vaga na AL. Ele pretende deixar o PSB nos próximos dias para ingressar no PR.

   O secretário estadual de Educação Ságuas Moraes (PT), deputado licenciado, também pretende concorrer à reeleição e também terá que se desincompatibilizar da pasta a quatro meses do pleito. A mesma medida deverá ser tomada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, que vai encarar a disputa à Câmara Federal. (Andréa Haddad) 

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • }Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • PAULO PORRETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABENS A SEN. SERYS,VAVOS ACABAR COM ESSE T CONTAS, CASO CONSIGA ACABAR COM ESSE ORGÃO(CABIDE DE FAVORES) VOCE TERA MAIS UM ALIADO PARA SUA CAMPANHA. PORRETES NELES.

  • ALEXANDRE AMARAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NADA MAIS JUSTO QUE O SECRETARIO EDER MORAES ASSUMIR O LUGAR QUE ELE MESMO CONQUISTOU POR DIREITO DEPOIS DE MOSTRAR AO POVO DE MATO GROSSO SUA COMPETENCIA FRENTE TANTO NA MT FOMENTO QUANTO A FRENTE DA SEFAZ SERIA MAIS DOQUE JUSTO SUA IDA AO TCE ,TOMARA QUE NOSSO GOVERNADOR RECONHEÇA TAO ILUSTRE PESSOA PARA MAIS ESTA FUNÇAO TAO IMPORTANTE E DE RELEVANCIA AO NOSSO QUERIDO MATO GROSSO,PARABENS EDER ESSA CADEIRA SERA SUA DE DIREITO

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nada mais esperado que o Éder Dias como conselheiro. Apesar da juventude e do potencial político o secretário da fazenda será necessário para tranqüilizar a gestão Maggi, mesmo porque ninguém conhece o futuro.

  • Paulo Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tem que acabar com essa história de indica-
    ção para cargo de conselheiro do TCE. Isso
    é uma palhaçada para não dizer outra coisa.
    O cargo de conselheiro deveria ser através
    de concurso público, como se faz para qual-
    quer órgão do governo. E além do mais o
    TCE não serve para nada mesmo!! Nunca
    ví um gestor de órgão público, ir para cadeia
    por gatunagem, tudo acaba dando em nada.
    Não vê o caso da Dep. Chica e o vereador
    Lúdio e muitos outros.....

  • Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CUIABANIA:
    Mais uma vez quero reiterar a minha opinião a respeito do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Espero que desta vez o Sr. Romilson não censure minha opinião.
    Cuiabania, acho que para alguém ser funcionário do TCE, no mínimo teria que passar em Concurso Publico. No entanto, o TCE, parece um abrigo de políticos em fim de carreira. Aqueles políticos que já não conseguem se eleger com os votos dos Cuiabanos e matogrossenses. Aliás, quero ir mais fundo, aqueles que pretendem ingressar como Conselheiro do Tribunal de Contas, deveriam, no mínimo, serem formados em Ciencias Contabeis ou Economia. Pois, não é justo e ético alguém ser nomeado para um cargo VITALICIO, e, com um salário relativamente alto, enquanto outros cuiabanos e cuiabanas, ralam para passar em concusrso e depois ganharem 500,00 ou até menos que isso. Se a Senadora Serys, não conseguir aprovar seu projeto acabando com essa farra do Tribunal, nós, CUIABANOS, VAMOS FAZER UM MOVIMENTO, a fim de sensibilizar os políticos de bem para eliminar essa vergonha.
    Tenho a certeza , absoluta de que o Secretário Éder, jamais vai aceitar esse emprego de Conselheiro. Tenho certeza também, de que o Éder será mais útil à sociedade matogrossense, se elegendo Deputado. Conte com o meu voto.
    Senhor Romilson, acho que esta minha opinião, não ofende ninguém, portanto coloque-a no ar para que todos leiam e reflitam, pois só assim, estaremos contribuindo com o no B rasil. QUE VIVA A CUIABANIA!

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    JÁ ESTA TUDO ACERTADO, A NOVA VAGA SERÁ DO SÉRGIO RICARDO. OS ACORDOS JÁ FORAM FEITOS! QUEM VIVER VERÁ!

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ETPA PAÍS BOM! VIVA A CAPITANIA HEREDITÁRIA!

  • Carlos Eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais essa!
    O que deve se esperar desse órgão?
    Só o tempo dirá!

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Alguns anos atrás o ex-presidente da França, Charles De Gaulle, disse ao mundo que o Brasil não era um país sério. Ele estava certo. É duro, porem é verdade!

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.