Últimas

Quinta-Feira, 19 de Junho de 2008, 17h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

EXECUTIVO

Éder ocupa espaço e vira trator da gestão Maggi


Governador Blairo Maggi e o seu secretário Éder de Moraes
Foto: Edson Rodrigues

 O executivo Éder de Moraes, secretário de Estado de Fazenda, se transformou no novo trator do governo Blairo Maggi. Ele assume hoje posições menos radicais que o ex-trator Luiz Antonio Pagot, que comandou as pastas da Infra-Estrutura, Casa Civil e Educação. Nas articulações, o ex-presidente da MT Fomento e ex-gerente de banco tem conseguido contornar crises nas discussões técnicas e políticas. Éder se apresenta como um executivo "ousado no gerenciamento".

   Na Sefaz, os servidores o tem como um gestor austero e, ao mesmo tempo, articulador. Nem parece aquele Éder radical que chegou a comprar briga com alguns deputados e entrar num processo de "fritura" por alguns meses que quase o excluiu da administração.

  O governador Blairo Maggi passou até a elogiar Éder nos eventos. Disse que acertou em tê-lo escolhido para cuidar do caixa da administração. Afirma que o assessor está conseguindo ajudar na elevação das receitas sem aumentar a carga tributária. Tem se mostrado habilidoso para angariar apoio no combate à evasão fiscal.

   Há menos de quatro meses na pasta, Éder conseguiu a façanha de fazer a receita tributária estadual crescer 20% nos 5 primeiros meses de 2008 em relação a igual período do ano passado. Com isso, o governo do Estado repassou aos municípios R$ 50 milhões a mais das transferências previstas do ICMS e IPVA, de janeiro a maio deste ano.

   Por conta desse feito, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) homenageará o secretário com o diploma de Mérito Municipal. Alega que está fazendo "reconhecimento à atuação de Éder". A Assembléia e a Câmara Municipal de Cuiabá também se renderam ao secretário, com moções de aplausos pelas medidas que vêm incrementando a arrecadação estadual.

   Nesse interím como secretário, Éder até ganhou destaque nacional. O jornal Valor Econômico disse que ele foi o mentor do projeto de reestruturação da dívida pública de Mato Grosso com a União. Recebeu elogios do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

  Dívida pública

  Os governadores André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique da Silveira (SC) anunciaram que vão seguir o modelo adotado por MT na repactuação das dívidas públicas de seus Estados. A Folha de S. Paulo repercutiu, em abril, a idéia do secretário liderar uma força-tarefa junto ao segmento de biodiesel. Dessa forma, Éder vai conquistando espaço numa administração que é tida como mais técnica do que política.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Domingos Sávio Figueiredo de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Secretário Éder! Parabens liderança! É isso aí! Bota pra quebrar! Abraço!

  • Thiago Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu fico impressionado o tanto que vivem falando bem desse tal Éder.

    Ele usa termos técnicos que em qualquer curso de economês se aprende.

    Além disso usa a imprensa única e exclusivamente em seu favor. Alguém já viu algum veículo de comunicação falando mal dele?

    É o que eu sempre digo. Éder Moraes deveria ser secretário de comunicação.

  • CAMPOS NETO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VENHO PARABENIZAR O AMIGO ÉDER PELO BOM DESEMPENHO, BASEADO EM CAPACIDADE TÉCNICA, INTELIGÊNCIA E ARTICULAÇÃO POLÍTICA. SÃO DE EXECUTIVOS E GESTORES COM ESSE PERFIL QUE MATO GROSSO TANTO PRECISA. PARABÉNS.

    DEPUTADO CAMPOS NETO

  • João Honesto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Blairo Maggi fez do Estado de Mato Grosso extensão de suas empresas, pois sem qualquer constrangimento trouxe para o governo vários dos seus executivos, que ocupam todos os cargos estratégicos da administração estadual.Sem contar a frente fria de Paranaenses que ocupam os melhores DAS da administração estadual.Viu Cuiabanada bestas que seguiram Roberto França a merda que fizeram!Gostaram da musiquinha...tá na palma da mão...tá na mão de quem sabe...Agora Chupam essa MANGA!

  • Maria do Carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Exmo. Sr. Governador,

    O Sr. deveria parabenizar o Sr. Vivaldo Lopes que é o mentor de todas as geniais idéias do Sr. Éder.
    É ele quem merece os méritos de todos os avanços na SEFAZ.
    Como o Sr. é ingênuo!!!
    Fica experto Exa.

  • Maria Suelken | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA TAL DE GLORINHA CARVALHO , É UMA INOCENTE , QUEM CONHECE O DR. EDER SABE QUE ELE NAO PRECISA DE SOMBRA!!! O EDER É QUEM DEU APOIO AO VIVALDO QUE VIVIA ATRASANDO SALARIO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE CUIABA. O EDER É GENIAL SUAS IDEIAS SAO BRILHANTES CABE A SUA ASSESSORIA ACOMPANHAR E DAR AS RESPOSTAS RÁPIDAS.

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nunca o Estado de Mato Grosso teve um Secretário de Fazenda dinâmico, eficaz e de pulso forte como o Eder. Aquele Valdir Teiss era um fraco, sem iniciativa. Só foi para o tribunal de contas por causa do governador, pois se fosse por ele ia para um palco fazer shouw, só pensava nisso quando estava na Sefaz.

    Agora que chega um cara trabalhador, com vontade de fazer diferente, de realmente ajudar o Estado, algumas pessoas ainda têm a coragem de falar mal. Botem a mão na consciência, vejam os números da arrecadação e confiram o que o Eder de Moraes está fazendo por este Governo, pelo Estado de Mato Grosso e por todos os cidadãos que vivem e moram aqui.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.