Últimas

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2008, 10h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

LEGISLATIVO

Edivá critica primeira-dama por assistencialismo

   O líder do prefeito Wilson Santos na Câmara de Cuiabá, vereador Edivá Alves (PSDB), voltou a criticar a primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, na sessão desta terça (16), sobre a falta de programas sociais. Segundo ele, Terezinha pratica "assistencialismo" e não programas sociais. "Quando a primeira-dama (Terezinha Maggi) coloca nos jornais que fez casamentos comunitários, que doou cobertores ou que doou cestas básicas, isso é assistencialismo, porque assistência social se faz com programas de ação continuada", disse o vereador.

   Ainda segundo Edivá, o fato de colocar a primeira-dama para cuidar dos programas sociais é um retrocesso. "Isso é um retrocesso, porque muitas vezes a primeira-dama não tem competência para desenvolver os programas", acusa. (Flávia Borges)

(11h02) - Vuolo rechaça acusações de Edivá

   O vereador Francisco Vuolo (PR) subiu à tribuna para defender a primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi. Segundo ele, nada do que o líder do prefeito, Edivá Alves disse faz sentido. Para Vuolo, o que causou a "indisposição" entre a primeira-dama e Edivá, é a falta de apoio dela a Wilson Santos. "É muito fácil falar tudo isso agora. Porque é que ninguém dizia isso quando Terezinha Maggi apoiava o prefeito", questionou o parlamentar, que elencou diversos projetos assinados pela primeira-dama. O vereador aproveitou para criticar a secretária de Assistência Social de Cuiabá, Celcita Pinheiro e para dizer que os tucanos fazem "politicagem" na Câmara.

(11h10) - Lueci sai em defesa de Celcita Pinheiro

   A vereadora Lueci Ramos (PSDB) resolveu defender a secretária de Assistência Social de Cuiabá, Celcita Pinheiro e ficou na "bronca" com a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, a primeira-dama Terezinha Maggi. Lueci avalizou tudo que Edivá disse e pediu investimentos para Cuiabá. "Nós precisamos é de investimentos. Críticas não", disparou a parlamentar.

(11h20) - Edivá volta e rebate críticas de Vuolo

   O líder do prefeito na Câmara voltou à tribuna para rebater as críticas feitas pelo vereador Francisco Vuolo, sobre a "politicagem" dos tucanos. "Politicagem minha gente, é o vereador Francisco Vuolo não assinar o requerimento para a votação da licença-maternidade", disse Edivá. Vuolo foi o único parlamentar que se recusou a assinar o documento que amplia o benefício de quatro para seis meses.

(11h28) - Permínio diz que não vai aceitar mordaças

   O vereador tucano Permínio Pinto afirmou na sessão desta terça, que em nenhum momento os colegas de partido atacaram a primeira-dama Terezinha Maggi de um modo pessoal. Segundo ele,  única coisa que os vereadores do PSDB querem é discutir a política social do Estado. "Nós queremos discutir política social. Não vão nos colocar mordaças", ataca o parlamentar.

(12h02) - Câmara aprova licença-maternidade maior

   A Câmara aprovou o projeto de lei complementar, do Executivo Municipal, para a ampliação da licença-maternidade. A lei entra em vigor a partir da sanção do prefeito Wilson Santos. O vereador Francisco Vuolo aproveitou para ressaltar que agora "só depende de Santos". 

(12h) Termina sessão desta terça; 4 não comparecem

   Quatro vereadores faltaram na sessão desta terça. Entre eles está o presidente da Casa Lutero Ponce, que raramente comparece às sessões e o vereador Mário Lúcio.

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • gilda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É LAMENTÁVEL O NIVEL DE DISCUSSÃO EMPREENDIDO POR UMA SECRETÁRIA DE ESTADO,COMO A SENHORA TEREZINHA MAGGI.O ESTADO É CREDOR DE POLITICAS SOCIAIS SÓLIDAS ,CONTINUADAS.OS VEREADORES EDIVÁ E LOECY RAMOS,EX SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA TÊM RAZÃO QUANDO AFIRMAM DO DESCASO E FALTA DE INVESTIMENTOS EM CUIABÁ POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO.O LAR DA CRIANÇA NÃO É UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL E SIM ESTADUAL.A REFORMA E EXTINÇÃO DA ANTIGA PROSOL,CUJO PROJETO FOI DEIXADO PELO ANTIGO GOVERNO,PONTUAVA AÇÕES CONCRETAS NA ÁREA SOCIAL.O QUE FEZ O ATUAL GOVERNO?DESMONTOU A PROSOL,E APELA PARA POLITICAS ASSISTENCIALISTAS,DEIXANDO DE INVESTIR COM SERIEDADE NA MUNICIPALIZAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIO EDUCATIVAS EM MEIO-ABERTO O QUE EVITARIA A REINCIDÊNCIA DOS ADOLESCENTES AO CRIME E EVITARIA A ATUAL SUPERLOTAÇÃO DO COMPLEXO POMERI E O VERDADEIRO BARRIL DE PÓLVORA QUE NOS MOSTROU TODA A MIDIA NOS ULTIMOS MESES.o DEL GÊNISON,EX SUPERINTENDENTE DO POMERI,UM ESTUDIOSO DA CAUSA DA CRIANÇÃ E ADOLESCENTE,A NUTRICIONISTA CINTIA,COMPANHEIRA DE LUTAS DESSA ÁREA,TINHAM MAIS É QUE PEDIR DEMISSÃO HAJA VISTA A FALTA DE INVESTIMENTOS,DE PESSOAL QUALIFICADO. OS TÉCNICOS E ORIENTADORES QUE LÁ PERMANECEM O FAZEM COMO VERDADEIROS HERÓIS.OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FORAM INCORPORADOS PELA SETECS,ESTÃO HOJE DESESTIMULADOS,POR NÃO VEREM AÇÕES CONCRETAS NA ÁREA SOCIAL E ESPERAM QUE 2010 CHEGUE O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.EDIVÁ,LOECY AS URNAS IRÃO COM CERTEZA MOSTRAR DE QUE LADO ESTÁ A VERDADE.E TEREMOS COM CERTEZA MAIS UMA VEZ,POLITICAS CONCRETAS NESSA ÁREA,COMO ESCOLA EM PERIODO INTEGRAL,ASSISTENCIA MÉDICA E ODONTOLOGICA A TODAS AS CRIANÇAS DA REDE PUBLICA,GUARDA MUNICIPAL CUIDANDO DA SEGURANÇA DOS ALUNOS E PROFESSORES NAS ESCOLAS,CRECHES CADA VEZ MELHORES,PSF AMPLIADO....ISSO É POLITICA SOCIAL...O RESTO É DEMAGOGIA

  • Fátima Sodré | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá Carlos Alberto, sou solidária ao Sr. fui funcionária da Secretaria Mun. de Ação Social de Cuiabá na sua gestão e sei o quanto foi difícil para que nos não deixassemos que as famílias inscritas nos programas sociais de cba fossem prejudicadas pelas denuncias infundadas dessa DAMA, que desastrosamente desconhece ainda hoje o que é Assistencia Social, e que por ciumeira e inveja do nosso trabalho cada vez que viajava para o exterior mandava detonar com o nosso glorioso trabalho organizado em prol dos mais carentes; pensando em nos prejudicar perseguiu cba por muito tempo, e pelo visto continua com seu jogo sujo e sórdido. Que DEUS tenha pena dessa criatura e mostre-lhe um caminho mais decente onde não vá prejudicar os que precisam de at. do serviço público. Essa deve ter esquecido do tempo em que era pobre...

  • GILDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EM TEMPO:PRECISAMOS RESGATAR O TRABALHO DE IRACY FRANÇA,ESPECIALMENTE O PROJETO SIMININA QUE DEVERIA TER SIDO COPIADO PELO GOVERNO DO ESTADO E IMPLANTADO EM TODOS OS MUNICIPIOS OU,PELO MENOS NOS POLOS.E IRACY QUANDO SE DISPÔS A AJUDAR ESSE GOVERNO,ATRAVÉS DE PROMESSAS DE CAMPANHA,QUANDO O GOVERNADOR PROMETEU A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,FOI DURAMENTE CASTIGADA,SENDO OBRIGADA A FICAR NO CARGO DE VICE,SEM NENHUMA ATRIBUIÇAO NESSA ÁREA.ESSA FOI A GRANDE OBRA DE DONA TEREZINHA

  • Bruno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha Edivá, não o conheço pessoalmente mas creio que vc esta querendo se popularizar as custas de outras pessoas vc nao esta dizendo com a verdade, vc por acaso conhece o programa micro crédito acho que não né pois é este sim foi um sucesso e tem sido sucesso por q ele tem rotatividade em todo o estado e acompanhamento ja que é este o problema no qual vc relata ta ai, vejo que vc nao conhece a Secretaria msm é melhor vc ficar na camera bem sucegado ou se juntar a equipe que faz a diferença

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É notório que a Senhora Terezinha Maggi aproveita o período eleitoral para fazer politicagem,para Cuiabá no que se refere a área social ela é uma nulidade.Pode ser que em Rondonópolis ela tenha feito alguma coisa,mas na capital seu procedimento é de retaliação ao povo cuiabano.Fora aos botinudos,fora aos produtores de soja e,fora aos distribuidores de cobertores seca poço que se dizem bem-feitores do social.

  • Angela Paes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom só para refrescar a memória de Marluce da Costa o vereador Vuolo muito fez por Cuiabá, a exemplo cito algumas obras, que como eleitora acompanho de perto, ele instaurou a cpi do lixo, para fiscalizar a empresa de coleta de lixo em Cuiabá, que por negligência da prefeitura já contaminou o lençol freático e muitas pessoas já apresentam problemas de pele por isso, ele deu continuidade ao projeto de trazer a ferrovia para Mato-Grosso, que vai representar desenvolvimento p o estado, por poder fazer transporte mais barato em Cuiabá e gerar mais empregos e desenvolvimento, ele apóia a cultura cuiabana, com destinação de recursos de emendas, foi o criador do festival de cururu e siriri em Cuiabá, resgantando a cultura, viabilizou asfalto para 20 bairros em Cuiabá, q Wilson queria destinar os recursos só p AV. das Torres, e muitas outras obras e áreas q ele atua. Por isso é bom ter conhecimento de causa e não falar sobre especulações.

  • Carlos Alberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A respeito dessa matéria, tenho as seguintes colocações:
    - No social de cuiabá, na gestão passada, foram feitas inúmeras ampliações dos programas e implantações de novos, na gestão de D. Iraci França. Nesse período o social de sobressaiu trabalhando com recursos próprios e do governo federal, sendo que do Estado, o municipio recebeu apenas 120 mil reais por ano, o que convenhamos, não dá nem para alimentar as crianças das creches por 15 dias. Então vejo que o Estado pouco ou nada contribuiu financeiramente para com o social de cuiabá. Digo financeiramente repassando recursos para a Prefeitura executar as ações.
    - Do Estado, que teria a incumbência de monitorar os programas sociais, só foram feitos isso em época de eleições, o que já demonstra que esse monitoramento serviria apenas como base para denúncias de irregularidades, na tentativa de desestabilizar o candidato opositor ao do governo, como aconteceu agora com o Wilson Santos. Esse monitoramento também foi feito na gestão passada, em época de eleição, gerando denúncia de indicios de irregularidades na aplicação dos recursos tanto em Brasilia, como no Ministério Público, sendo que o processo referente as denúncias dos fatos criados pela Setec foram arquivadas por falta de provas sem sequer chegar a ser constituido um processo e nem ouvido o gestor da época. Ainda bem que colocaram indicios, pois se tivessem afirmado, com certeza o processo teria se revertido contra o acusador.
    - Cada gestor faz das tripas o coração para fazer um bom trabalho, como a Celcita vem tentando fazer e alcançando sucesso em uns, e outros dependendo de mais apoio financeiro, já que dinheiro não cai do céu.
    - Ao invés de criticar, vejo que a união com certeza seria a forma mais leal de realmente alcançar o sucesso total nas ações sociais. Tem-se que pensar primeiro no beneficiário, no pobre, naquele que necessita receber de volta sua cidadania e sua reintegração social.
    - O Estado precisa estar mais presente nos Municipios, capacitando, apoiando técnica e financeiramente, principalmente em Cuiabá, onde a demanda é maior, e não monitorando só em época de eleição e tentar detonar e desestabilizar um trabalho que os gestores vem fazendo com muito sacrificio e luta em prol das pessoas carentes.
    - Celcita precisa de apoio, assim como D. Iraci precisou e correu atrás, mesmo tendo contra si a Setec, indiretamente representada pela Márcia Gebara, mas que todos sabem quem estava por trás.
    - Infelizmente ainda tentam fazer do social trampolim de jogo sujo para eleições, ao invés de priorizá-la, já que cuida exclusivamente de vidas, do ser humano, enfim, da familia.

  • Carolina da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Engraçado é que Edivá se levanta como uma arara flechada, sem critérios e fundamentos p fazer críticas aos serviços prestados pela 1ª dama, ele baixou tanto o nível q partiu para ataques pessoais, mas as pessoas percebem q o Edivá sim , é desequilibrado, é o q sempre mostra qdo sobe a tribuna da camara p falar, ele n tem bom censo, postura de um representante do povo. Isto é uma vergonha, baixarias. Mas o governo preocupado em resolver os problemas da área social do município fez denúncia de irregularidades em 16 centros de assistência social, que se encontravam praticamente abandonados, mas como o objetivo da secretaria de assistência social do estado é resolver o problema, deu também as sugestões ao município p resolver o problema. Porque parece q a prefeitura tem dificuldades em encontrar o caminho p resolver problemas. Para Edivá o importante é baixar o nível, encenar, fazer carnaval na tribuna, ele deveria ser artista de circo pq vai gostar de chamar atenção assim hein.... O povo está de olho nas baixarias e responderá nas urnas em outubro...

  • lolita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Éh, e o povo que come todos os dias continua a passar fome por que se depender dessa aí pensa que as pessoas só tem fome no natal! Ah e cba não tem nada de pobre e feia... feio mesmo fica pra essa aí que nesse momento deveria estar buscando programas de açao continuada para MT e no entanto esta fazendo o quê?....kkkk,kkkkk,kkkkkk...

  • pedro paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    mordaça só no sul aqui não Chechenia!

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.