Últimas

Sexta-Feira, 03 de Julho de 2009, 15h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRÂNSITO

Edivá já fala em 72 obras; Cuiabá se prepara para Copa


Levantamento feito pela SMTU revela problemas e soluções para o trânsito "caótico" de Cuiabá
Foto: Raiane Soares

  Organizar o trânsito de Cuiabá, considerado um dos mais violentos e caóticos do país, será uma das tarefas mais difíceis e dispendiosas à prefeitura, que corre contra o tempo e estabelece metas e prioridades na reestruturação da Capital para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Um levantamento preliminar, feito pela secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), denominado Plano Setorial de Mobilidade Urbana, revelou problemas em quase todas as áreas.  Entre os setores mais críticos estão a circulação viária, acessibilidade, sinalização, transporte coletivo, além de inúmeros pontos de conflitos e congestionamentos.

"A vinda da Copa em 2014 trouxe
mais esperança de colocar as coisas
em prática", diz Edivá

   “Isso não é um problema da gestão Wilson Santos (PSDB). Os outros prefeitos não investiram em avenidas, viadutos e o resultado é este caos”, avalia o secretário da SMTU, Edivá Alves. Ainda segundo ele, a última grande avenida que havia sido construída é a Miguel Sutil. “Ela foi feita há 22 anos. É tempo demais”. O secretário ressalta que a construção da avenida das Torres, que terá 12,5 km, e atenderá 14 bairros, é importante, mas que muita coisa ainda precisa ser feita. “Para deixar o trânsito do jeito que tem que ser, precisamos fazer pelo menos 72 obras”, revela. A expectativa é que sejam investidos R$ 1 bilhão até os jogos para colocar em prática o projeto "Obras Viárias Copa 2014". "Estamos definindo os últimos detalhes e até a próxima semana finalizaremos todo o planejamento", afirma Edivá.

  O secretário conta que o levantamento começou a ser feito no início do ano, antes mesmo de Cuiabá ser escolhida uma das sedes da Copa de 2014. “A vinda da Copa trouxe mais esperança de colocar as coisas em prática. Tudo é ultra-necessário”. Cuiabá tem 1,8 mil km de ruas. Destas, 1,1 mil são pavimentadas, representando 60%. Assim 40% da população da Capital vive e transita em locais sem asfalto, totalizando 750 km. “Quem tem carro não gosta de andar em ruas de terra. Por isso, a malha viária pavimentada fica sobrecarregada de veículos”, explica Edivá.

Edivá diz que em Cuiabá existem
cerca de 50 pontos de congestionamento

   Segundo o levantamento, os principais pontos de conflitos e congestionamentos são os cruzamentos das avenidas dos Trabalhadores com Miguel Sutil; Fernando Corrêa com Beira Rio; Gonçalo Antunes com Miguel Sutil; Afonso Pena (proximidades do ICEC) com Miguel Sutil; o trevo Santa Rosa (Miguel Sutil); Miguel Sutil com Jurumirim (trevo da gráfica Atalaia). “São pelo menos 50 pontos de congestionamento. E para solucionar são necessárias ações em todos os sentidos, desde sinalização, asfaltamento à construção de rotatórias e viadutos”, avalia o secretário municipal de Trânsito e Transporte.

   Para se ter uma idéia do tamanho do problema, somente com sinalização serão necessários R$ 3 milhões. “Muitos acidentes ocorrem por falta de placas, faixas pintadas e semáforos. Com esses recursos, deixaríamos Cuiabá totalmente sinalizada”.

  Acessibilidade

  Edivá afirma ainda que obras de acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais são essenciais.Uma das exigências do Conselho Nacional de Trânsito é que todos os ônibus sejam adaptados aos cadeirantes. “Foi estabelecido prazo de quatro anos para que todos os pontos de ônibus e as circulares se adaptem", conta. Confira aqui a lei de acessibilidade. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho uma solução para amenizar um pouco a Miguel Sutil, tem um trecho do Colegio Maria Tomich, ate a Miguel sutil, são 800 metros de chão batido, que pode ser asfaltado, e melhoraria e muito com este desvio. E só Asfaltar á Av. Ouro Preto. Fica mas uma saida de escape. Nesta região Oeste.

  • WILSON TEIXEIRA FILHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A AV PARQUE BARBADO, QUE CRUZA O MEU BAIRRO FOI SIM PROMETIDO PELO PREFEITO MUNICIPAL. A EPOCA WS DISSE QUE SERIA UMA EXTENSÃO DA AV DAS TORRES...QUE FOI PARALISADO AS PORTAS DO GRILO CASTELO BRANCO, QUE SERÁ EXTINTO POIS OCUPA AREA DE APP

  • NUNES ALBERTO SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O prefeito deveria colocar um técnico em engenharia de trânsito, e não um político sem conhecimentos da pasta...É um genérico...com a vinda da copa, a cidade precisa se adequadar as exigências da FIFA. tem muito a se fazer, chega de comemorar!

  • Adalto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Além de tudo o que o secretário disse, acredito que o que Cuiabá precisa é de um prefeito arrojado que faça o seguinte: escolha uma determinada área da cidade, que esteja decaída, e em PPP com empresas de construção, faça a demolição completa dessa região (olha que temos muitos locais assim ) e trace novamente ruas largas, com esgoto, terrenos amplos, etc. Em seguida, exigir que por determinado tempo essas grandes construtoras parceiras da cidade invistam naquela região. Para atrair o setor privado, poderiam dar incentivos para as construtoras que topassem o projeto e moradores que aceitassem sair dos seus casebres ( Cuiabá é um grande casebre ). Assim, em 5 anos teríamos regiões com melhor infraestrutura e aparência digna. Outra atitude que deveria ser tomada e não ouço ninguém falar, seria a demolição de casas não tombadas para alargamento de artérias que cortam a cidade. Outro projeto paralelo é o VLT, que ajudaria muito. Toda e qualquer outra iniciativa para melhorar a cidade seria paliativo e a bomba cairia no colo do próximo prefeito. Esta é a hora da ousadia, já que teremos dinheiro. Depois da Copa, esqueçam !!!

  • VERA ARAUJO SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TA ATÉ BABANO NÉ VEREADO !

  • EDIVAGAZINHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ROBSON ANTUNES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O secrétário Edivá, em nenhum momento citou a av PARQUE BARBADO, que sai de uma rotatória (já existente) nos fundos do shopping pantanal, indo até à frente do shopping três américas, precisamente até a av. tancredo neves. Interligando a região leste com o coxipó, passando pelos bairros:Bela Vista,D. Bosco,Renascer,Pedregal,Leblon e Três Américas, numa extensão de menos de 4km, mas extremamente vital para aliviar a av. Rubens de Mendonça(Av. do CPA) e a av Miguel Sutil, citada pelo secretário Edivá como a mais estrangulada da cidade. Este projeto está pronto no IPDU e foi promessa de campanha do prefeito WS desde o primeiro mandato.

  • Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lógico, só fazem burrada, esses secretários viajam viajam e viajam não reparam o que tem de bom em outros estados para que possa ser implementados aqui na nossa cidade, são todos uns cambadas de tapados. Edivá joga o seu diploma de Engenheiro no lixo.

  • alv | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    parabéns sr. prefeito,acertou em cheio em escolher o nobre vereador Edivá para a pasta do transporte,com ele o sr. pode ter certeza que irá diminuir em muito os problemas do nosso transito, e vou mais além,qualquer pasta que o sr. colocar o nobre ver.,pode ter certeza que a mesma irá para frente, pois em todas secretarias que edivá passou só deixou saudades de uma bela administração.

Sob arrogância, ataque e desrespeito

abilio junior 400 curtinha   O candidato Abílio Junior (foto), que disputa o segundo turno em Cuiabá com o prefeito Emanuel, chegou bastante nervoso e irritado para o debate nesta sexta, na TV Vila Real (Record). Demonstrando arrogância, ignorou o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, na...

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...