Últimas

Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2009, 15h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

COPA 2014

Edivá quer fazer "tour" para conhecer trânsito no mundo

   O secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá, Edivá Alves, sonha em transformar o trânsito da Capital em uma réplica das experiências bem sucedidas de países desenvolvidos mas, por enquanto, ainda não sabe quanto as obras vão custar ao erário e se elas são viáveis. Para isso, quer fazer um "tour" pela Europa, Ásia e África, conhecer novas experiências e descobrir quanto é necessário para materializar o sonho. "Não sei se eu vou fazer essas viagens, mas acho que os membros da Agecopa deveriam conhecer outras experiências. Pela internet vemos muita coisa, mas é necessário conhecer pessoalmente", justifica.

   Uma das saídas para melhorar o tráfego das vias rápidas da Capital e evitar atropelamentos é a construção de passarelas. Edivá pondera que, mesmo assim, a população acaba não subindo as escadas e a implementação de rampas para respeitar a lei de acessibilidade nas passarelas também é complicada. Assim, a saída encontrada é a implantação de um projeto parecido com o existente na Tailândia, país asiático. Lá, as passarelas têm escadas rolantes com degraus largos que permitem à população subir e descer com tranquilidade, além de ter travas de segurança para cadeirantes. “Essa é uma saída perfeita pare resolver o problema de acesso à rodoviária ou à Prainha”, argumenta o vereador licenciado, responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana. Ainda segundo ele, seriam necessárias a implatação de 30 passarelas dessas em Cuiabá.

  Ele pondera que, neste caso, os pontos de ônibus seriam colocados nos canteiros centrais já que pretende construir vias de canaletas específicas para o tráfego de ônibus. “As pessoas poderão atravessar as ruas ou usar as passarelas para chegar aos locais. Assim o trânsito fluirá muito mais rápido”, argumenta Edivá.   

   A preocupação com o transporte coletivo não é sem fundamento. Ocorre que o transporte de “massa” é uma das principais exigências da Fifa e, por isso, a Prefeitura de Cuiabá, dentro dos preparativos para sediar a Copa do Mundo de 2014, precisa alterar drasticamente o sistema. Além das passarelas com pontos cobertos e até com ar condicionado, o secretário planeja retomar o projeto da construção de novos terminais do transporte coletivo em pontos estratégicos de Cuiabá.    

   No circuito de tronco-coletores que receberão passageiros das linhas alimentadoras, vão circular ônibus sanfonados que têm maior capacidade que os utilizados atualmente. Ao total, devem ser implantados 8 terminais para ônibus.

    Atualmente, três empresas exploram o transporte municipal. Segundo o levantamento feito pela Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (MTU), cerca de 137 mil cuiabanos utilizam diariamente o serviço, algo em torno de 4 milhões de pessoas por mês. As empresas Pantanal, Norte-Sul e Sol mantêm a concessão, além de microônibus. Segundo o último levantamento da SMTU, até julho deste ano existiam 135.490 automóveis, 58.820 motocicletas, 31.067 caminhonetes e 1.763 ônibus em Cuiabá. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Marluce | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa noticia só demonstra o que todos já sabiam, o Ediva não entende nada de transito.
    É o cumulo agora o povo pagar pra este cidadão aprender o que deveria saber pra ser secretário. Esta é a administração Wilson Santos, um bando de amadores fazendo o povo de cobaia e pior, pagando a conta.
    Não fica mais barato nomear alguém que conheça o assunto. Cuiaba merece.

  • geisa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Enquanto esse secretário Edivá sonha com um futuro irreal, o presente é a sua incmpet~encia para gerir o trânsito. Que pessoal incompetente. bastam algumas modificações e as coisas se resolvem. Edvá foi pífio como vereador -- e de carreira -- e pior é como secretário, mas o prefeito, muito pior ainda, não vê essas coisas.
    i

  • Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E melhor copiar o que ta dando certo e aprimorar do que não fazer nada.

    Edivá ta certo mesmo isso acontece no mundo todo e Cuiabá faz parte.

  • Luis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que está faltando em Cuiabá para resolver problemas de transito e restaurar por completo as vias que se encontram hoje totalmente deterioradas com buracos ou com remendos ridículos, é de uma administração pública descente e competente, coisa que não temos tido a muito tempo e ainda para piorar, um bando de vereadores incompetentes e alheios aos interesses públicos.
    Diante de toda essa situação ridícula, chego até a pensar se não seria interessante PRIVATIZAR a prefeitura e acabar com essa corja de safados que circundam toda administração pública... vamos começar a pensar nisso.

  • carol silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    senhor Silva !!
    olha o melhor mesmo e ter competencia e cnseguir resolver pelo menos o basico,como transito ,rotatoria nem isso seu Ediva consegue agora quer fazer tur nas custa do povo porque nao vai estudar aqui no brasil tem muitas solucoes sem ter que sair gastando dinheiro do cofre publico!!
    isso so mostra a incompetencia do psdb do prefeito que so pensa em colocar seu amigos em cargos como do seu EDIVA e nao sabe nada de transito so mamando o dinheiro do povo agor aainda quer fazer tur !!! tenha do seu ediva vai trabalhar !!!!
    chega do psdb o povo ta cansado de mentira !!!! e por ter gente com esta mentalidade que estamos nesta cidade abandonada cheia de buracos e matos cade e ETA TIJUCAL seu WS ????
    sai fora esta corja toda do psdb o povo esta cansado !!!

  • mirela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    minguem merce este incompetente quer viajar com nosso dinheiro ...vou te dar uma dica seu Ediva aqui no brasil em brasilia onde o senhor vai todo mes varias vezes por mes passear tem varias solucoes para cuiaba nao tem que ir muito longe em curitiba tbem em floripa tbem mais e mais facil gastar dinheiro do povo seu irresponsavel com nosso dinheiro chega de PSBD estamos cansados de tanta mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vamos colocar gente competente que sabe o que fazer que nao precesia fazer tur ja conhece o mundo todo como dinheiro do seu prorpio bolso e inteligente e tem competencia em escolher seus secretarios sem fazer tur !!
    agora e MAURO MENDES NA CABECA!!!!
    O POVO JA ENCHEGOU QUE E WS UM MENTIROSO PINOQUIOOOOOO !!!
    VOTEI NO PSBD NAO VOTO NUNCA MAIS COMO CONTADOR DE HISTORIA O WS E MUITO BOM MAIS NAO INGANA MAIS NINGUEM !!!

  • luiz do cpa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não sei porque o secretario vai viajar pra ver o transito na europa e a na africa, se aqui eles não conseguem fazer uma rotatoria.... imaginem mudar o transito todo. a prefeitura não tem dinheiro nem pra tapar buracos, na verdade o secretario quer fazer um tour com o nosso dinheiro. esse pessoal da prefeitura fazem projetos mas não tem dinheiro pra executar, esse peinoquio é o pior prefeito que cuiabá ja teve!!!! ele consegue ser pior do que o coronel meireles que nunca foi politico, e pegou a bomba da mão do sr dante de oliveira. esse povo do PSDB é só conversa fiada!!!!!

  • Edson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nao sei qual a formação do secretário Edivá, porem se o mesmo for fazer visitas a outros centros e nao levar uma equipe técnica, ai realmente estara fazendo somente turismo.. mas a idéia é boa, melhor aprender com o que deu certo que fazer besteiras, como a rotatoria da miguel sutil.

  • AUGUSTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos reclamoes de plantao,como vamos aprender sem visitar in loco,quem tem know??

    menos,menos....

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o leitor Luiz. Qual é a necessidade de viajar o mundo para conhecer os demais sistemas se aqui mesmo no Brasil existem soluções?

    O problema nunca são os projetos e sim a execução deles. Aposto como a própria equipe técnica da prefeitura possui boas idéias para serem postas em práticas e que só precisam de um bom gestor.



2 da AL em chapas distintas à AMM

nininho 400   Dois deputados estaduais estão divididos em chapas de honra da eleição da AMM, que acontece no próximo dia 15. O curioso é que Ondanir Bortolini, o Nininho (foto), filiado ao PSD e hoje presidente de honra da entidade comandada pelo segundo mandato consecutivo por Neurilan Fraga (PL), caiu fora da...

Trentini perde de novo para Pitucha

roland trentini 400 curtinha   Na queda-de-braço nos bastidores, o ex-prefeito por três mandatos de Alto Garças, Roland Trentini (foto), perdeu de novo para o rival político histórico, o também ex-prefeito Júnior Pitucha. Ambos, que já protagonizaram disputas acirradas, tensas e...

2 maiores líderes sob crise partidária

mauro mendes 400 curtinha   Os dois maiores chefes de Executivos em MT hoje enfrentam problemas partidários internamente. O governador Mauro Mendes (foto), mesmo sendo a principal estrela do DEM no Estado, não está confortável dentro do partido por causa de conflitos com os irmãos Júlio e Jayme Campos....

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...