Últimas

Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009, 14h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

Rumo a 2010

Educação, pelo amos de Deus!

   Como professor desde 1981, quando me licenciei em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso, tendo ministrado aulas por mais de 20 anos nas redes pública e privada de ensino e hoje na condição de prefeito de Cuiabá, não poderia deixar de me manifestar na passagem do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, pois se trata de uma das mais nobres e essenciais atividades humanas - embora nem sempre valorizada na devida proporção em nosso país.

   Educação é a base de tudo. Com ela se conquista a boa formação ética e moral, se adquire conhecimento - cada vez mais essencial num mundo globalizado, dominado pelas tecnologias de informação -, condições dignas de vida. Enfim, só a formação escolar proporciona às pessoas a cidadania plena.

   A partir desses pressupostos é que concebemos nossa política educacional, que se sustenta em alguns pilares: valorização e qualificação do profissional, melhoria das condições de trabalho, busca incessante da qualidade do ensino e promoção de uma Educação Inclusiva e na Diversidade, buscando atender todo o universo de crianças, sem quaisquer formas de discriminação.

   Um dos primeiros passos foi melhorar a remuneração dos profissionais da área. Quando assumimos a Prefeitura, o piso salarial era de R$ 530,40 para 20 horas/aula. Hoje o piso é de R$ 1.152,86, que ainda não é o ideal, mas está entre os melhores do país. Para melhorar as condições de trabalho, reformamos e/ou ampliamos 90% das escolas e creches e lançamos um programa de inclusão digital financiando dois terços do custo de computadores para os professores.

   Também estamos implantando na rede municipal de ensino a Escola em Tempo Integral, que foi considerada pelo MEC uma das três melhores experiências do país em educação integral. A criança passa o dia na escola, desenvolvendo atividades extrassala de aula, o que melhora o desempenho escolar, reduz a repetência e a evasão e afasta nossas crianças da violência e das drogas. Até o momento 40 escolas já funcionam em tempo integral e a meta é chegar a 100% das unidades de ensino em 2012.

   Com esses investimentos, somados aos programas de qualificação dos profissionais da educação, incluindo professores e os chamados Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs), conseguimos melhorar a qualidade do ensino. Cuiabá superou todas as metas do Ideb estabelecidas pelo MEC para 2009.

   Há, ainda, três projetos que muito me tocam. O primeiro é o da Educação Inclusiva, voltado para crianças portadoras de necessidades especiais. Antes discriminadas e isoladas, hoje elas estudam nas mesmas salas dos demais colegas, têm um desempenho escolar melhor e são mais sociáveis. A rede municipal de ensino, que quando assumimos atendia apenas 70 crianças portadoras de necessidades especiais, hoje atende mais de 500.

   Os outros dois são o Cuiabá Vest, um cursinho pré-vestibular para jovens carentes, e o Bolsa Universitária, que financia cursos superiores particulares para quem não pode pagar. São iniciativas pioneiras da Prefeitura de Cuiabá que democratizam o acesso à universidade. Mais de 2.000 jovens chegaram à universidade nos últimos quatro anos com apoio da Prefeitura e mudaram radicalmente para melhor suas perspectivas de futuro.

   Já fizemos muito, mas há um longo caminho a percorrer. Não há outro meio de fazer do Brasil um país mais justo e desenvolvido. Do alto da sua sabedoria e experiência, o grande empresário Antônio Ermírio de Moraes desabafou certa vez, ao condenar o descaso com o ensino público: "Educação, pelo amor de Deus!"

   Wilson Santos é prefeito de Cuiabá e professor

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.