Últimas

Quinta-Feira, 04 de Setembro de 2008, 11h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

SEGURANÇA PÚBLICA

Efeito Comodoro provoca ira em outras regiões

 O terrorismo imposto nesta quarta (3) por assaltantes em Comodoro, ao ponto de motivar a senadora Serys Marly (PT), que fazia campanha no município, a se isolar numa residência, temendo ser alvo dos bandidos, eclodiu uma onda de protesto também em outros municípios acerca do estado de insegurança - saiba mais aqui sobre o episódio em Comodoro.

   De Campos de Júlio, o leitor Mário Lúcio Teixeira, alertou que a onda de violência atinge toda a fronteira Oeste do Estado. "Aqui na fronteira Oeste de MT estamos a mercê de todo tipo de bandido. Isso que aconteceu (em Comodoro) não é nada. Nessa fronteira, sem polícia, o narcotráfico já tá deitando e rolando", escreve Teixeira, em comentário encaminhado ao RDNews. Ele defende a reativação do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-174 e acha importante abrir também outra unidade na BR-364, além do aumento dos efetivos das polícias Civil e Militar.

  Já Faustino da Silva Coimbra, de Cáceres, também expõe a sua indignação sobre o que chama de apagão na segurança. "A região Sudoeste ou todo Estado está sofrendo com a omissão de reestruturação, reaparelhamento e investimento na Segurança Pública, especificamente em Cáceres e região". Ele denuncia que na Grande Cáceres, fronteira com a Bolivia, o tráfico de drogas é constante, e há muitos casos de veículos roubados e assaltos a bancos.

   "O setor prisional é falido, caótico, nada humano para quem está preso e muito menos para os servidores. A insegurança reina no setor. De dentro do sistema prisional, presos controlam o tráfico de drogas, sequestros e assassinatos e assalto a bancos como este em Comodoro", denuncia Faustino Coimbra.

   As estatísticas revelam dados preocupantes em Mato Grosso quanto ao índice de violência. Os índices de homicídios em algumas regiões do Estado são tão ou mais altos se comparados às grandes metrópoles brasileiras. Estudo divulgado pelo Ministério da Justiça, mapeando a violência pelo Brasil neste ano, mostra três cidades mato-grossenses entre as 10 mais violentas. São elas: Colniza, Itanhangá e Juruena, todas no Nortão. Cuiabá e região também não fogem desse quadro. Em agosto, o número de mortes por assassinato correspondeu a um homicídio por dia.

   MT figura entre os Estados preferidos para rota do tráfico de drogas. Uma das regiões mais afetadas é Cáceres devido aos 750 km  de extensão de fronteira seca com a Bolívia. O tráfico não é a única pedra no sapato da polícia nessa localidade. O contrabando de veículos roubados também possui índices altíssimos.

   Arrastão

   A repercussão do assalto e sequestro em Comodoro, envolvendo a senadora Serys Marly (PT), é apenas a ponta do iceberg, já que a violência é velha conhecida da população, que convive todos os dias com a guerra urbana. Por falar em arrastão, estamos em época de campanha política, momento em que o foco das problemáticas, como da segurança, não pode ser desviado. Esse é o momento dos candidatos apresentar propostas para diminuir, por exemplo, o índice de violência. Os arrastões também são deles. (Andressa Boa Sorte)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pessoal vcs nãotem a noção do que foi esse assalto aqui em comodoro,o povo ficou em panico, estamos sem segurança nenhuma... eo pior numa região de fronteira......SOCOROOO

  • marcelo cristian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai trabalhar MAGGI o incompetente e inoperante/
    vai trabalhar governador sem prestigio nacional nem estadual/secretariado mais parece a turma da monica

  • Marcelo Assis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse é o fruto da gestão EFICENTE, MODERNA do Sr. Gov Blairo Maggi, o salário dos investigadores da Polícia Civil no MT é o 2º PIOR de todo o Brasil, Estados como a paraíba e Alagoas pagam melhor seus policiais, isso é só um exemplo. De moderna e eficente essa gestão não tem nada, tem sim as velhas práticas de troca de favores, compra de aliados.... e por aí vai.

  • coronel Sales | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tristeza, indignação, medo, frustração, revolta, eu não sei qual desses sentimentos sinto quando vejo que a fronteira foi devolvida aos bandidos.

  • Stefanni Brandino Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens pela matéria RD!

    Mas seria interessante mostrar a realidade de Cáceres com as estatística que possui a Policia Militar e a Policia Civil!

    Ai sim, vocês vão ter noção da OMISSÃO DO GOVERNO DO ESTADO!

    O que o rapaz disse sobre o APAGÃO DA SEGURANÇA é CORRETISSIMO!

    Vejo na imprensa, como um o 4º Poder nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciario, e vocês da IMPRENSA VERDADEIRA É NOSSO PORTA VOZ!

    SOCORROOOOOOOOOOO!

    - Ops, um assalto!
    - Epa... epa... epa... roubaram a minha moto!
    - Ai... ai... ai... quebraram o vidro do meu carro e roubaram tudo que estava dentro!
    - Poxa, meu filho virou usuário de drogas, esta roubando para manter o vicio, aquele traficante filho de um pts... ninguem prende ele, só anda de carrão, e o ponto de droga dele ninguem derruba!
    - Senhor Delegado, roubaram o meu carro aqui em Cuiabá, devem estar levando para Cáceres, ok, vamos fazer um BO, com certeza teu carro vai virar droga a base de troca! Mas não tenho seguro, lascou!
    - Alo meu filho, ta tudo bem ai, ta mãe, só ta super lotado, mas aqui tem o baseado, tem celular, tem prostituta que o Diretor permite, gatinha de menor, ta bom, só ta super lotado essa joça! Aguenta meu filho, vou falar com o diretor, vamos arrumar uma regalia pra vc, que tal ser cela livre, assim vc anda pra la e pra ca, fica solto na cadeia, é uma boa idéia mãe, acerta com o diretor, mas cuidado que a fama dele aqui dentro é de careiro. sabe, malandro conhece malandro! É verdade meu filho, deixa que eu converso com ele!
    - E ai bil, o negocio é o seguinte, nós tamos aqui precisando de jumbo, junta a galera ai e faz uns assaltos ai, posto de gasolina, padaria, até banco manda ver, sequestro relampago, e compra ai uns nissin, um vento, e paga umas mina para vir aqui nos visitar, quero coisa boa! falou mano, a policia não da conta mesmo, tem pouco na ruas, nem ve eles.

    Assim vai o dia a dia na segurança no Estado de Mato Grosso!

    UMA VERGONHA, SOCORRO RD... SOCORRO!

  • Jardes Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aqui na nossa cidade, bandido esta em cada esquina, e a policia não pode fazer nada, enquanto tem 100 bandido, tem 3 policiais trabalhando no dia.

    Ta perigoso virar moda, tomar armas dos policiais e a viatura.

    Se não for um desastre, vira comigo uma hora meu comercio ser assaltados por bandidos usando a viatura da policia como o carro de fuga!

    ESSE GOVERNADOR AI NÃO TEM COMPROMISSO COM A SEGURANÇA! E AINDA CRIA LEI PARA ELE TER 6 ANOS DE SEGURANÇA PAGA POR MIM E PELOS MUNICIPES DE TODO O ESTADO DE MATO GROSSO!

  • Franciele A. Santina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o governador não ta nem ai com a segurança, que aqui perto da minha casa em Cáceres, tem o cadeia feminina, e não tem policia, os agentes prisionais trabalham com medo. Vários resgates já foram feitos e ninguem faz nada para evitar. Parce que ta até combinado com a diretora do predisio. Mês passado, os bandidos foram resgatar uma presa, entraram pela porta da frente, e quando ia saindo, topou com uma viatura da pm que chegou la para fazer uma escolta de uma presa, na supresa os bandidos e os policiais trocaram tiros e um pm morreu baleado, ai depois da desgraça, juntou de policia militar, policia civil, investigar, policia federal, até a rodoviaria teve la, os agentes prisionais sofreram todos os tipos de tortura. O mais incrivel, que até hoje, continua como estava no dia do resgate, sem policia!

    as autoridade estão trabalhando para nós ou para os bandidos?

    A piada, a cadeia feminina, fica entre o batalhão da policia militar e uma delegacia da policia civil, imaginou a ousadia!

    ou será que com o pouco efetivo, policia sempre erra o caminho da ocorrencia e chega atrasado, e ai tudo já aconteceu? ladrões fugiram!

  • Paulina Pimental da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estou recebendo através de amigos do orkut anuncio sobre a matéria da segurança que fala sobre Cáceres e região e o que estão dizendo ai é pura verdade. Quero aqui acrescentar que quase a um ano atras, morreu um menor na delegacia aqui no bairro jardim padre paulo em Cáceres, onde não tinha segurança nenhuma para os proprios menores infratores, até o Juiz responsavel, Dr. Saboia, que fez entrevista na imprensa, disse que a cadeia dos menores estava desativada e que a desgraça esta anunciada desde 2005. Mas mesmo assim, colocavam menores la. La trabalhava 1 agente prisional apenas, um policia civil, precario o predio, sem uliminação, sem viatura, as crianças penava la. Depois da tragedia, iniciaram uma reforma, que vai fazer anos e não tem lugar para colocar os menores infratores de Cáceres ou mesmo tratar deles para devolver a sociedade de uma forma digna. A Omissão do Estado, financia o crime, pois esses menores serão os bandidos adultos que continuaram aterrorizar de uma forma mas inteligente com o amadurecimento da idade. Ninguem faz nada, que Cidade é esta, que Estado é esse, que País é esse?

  • Dircineu Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou servidor da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e ta dificil mesmo conviver com toda essa situação! É revoltante! O que podemos fazer como servidor é feito na medida do possivel e alem ainda de expor nossas vidas. É lamentavel tudo isso!

  • Fortunado Simão Viera Cunha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    cade o Pedro Henry que é bom!
    para arrumar os recurso!
    cade o Deputado Portugues!
    cade o governador!
    cade a policia?

    pois a segurança se tornou um problema a muito tempo do governo federal já que o estado é incompetente.

    ai, recebi e-mail e nunca tinha acessado esse site, mas voces ai estão de parabens por colocar assuntos imporante do estado em evidencia.

    Sou comerciante a 20 anos em Cáceres, e é vergonhoso Cáceres esta do jeito que esta. Hoje voce não sabe quem é a pessoa de bem ou quem é o traficante, pois todos andam bem vestido e de carrões.

    a policia é humilhada com sua estrutura perto dessa organização ilicita.

    mete bronca ai, pois aqui a imprensa tem dono que é o Pedro Henry e ele não mexe com os bandidos não! E que sei, nunca arrumou recurso federal para esta região, aqui nós precisa de um helicoptero pois a fronteira é grande.

    até um tanque de guerra seria bom arrumar.



Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...