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Segunda-Feira, 06 de Julho de 2009, 11h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRANSPORTE COLETIVO

"Efeito Copa" projeta 8 terminais e até ônibus sanfonados

   O transporte de “massa” é uma das principais exigências da Fifa e, por isso, a Prefeitura de Cuiabá, dentro dos preparativos para sediar a subsede da Copa do Mundo de 2014, já decidiu retomar o projeto sobre novos terminais do transporte coletivo. “Antigamente tínhamos vários terminais espalhados indiscriminadamente por Cuiabá. Agora, haverá planejamento. Serão construídos em pontos estratégicos”, explica o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, vereador licenciado Edivá Alves. O projeto preliminar, elaborado pela SMTU, prevê um circuito de “corredores para os troncos”. A prefeitura se comprometeu com a Fifa e CBF a reformular todo o transporte coletivo. A intenção é fazer com que o tempo de um itinerário a outro seja reduzido drasticamente.

    Em alguns pontos de ônibus passageiros esperam hoje quase 2 horas pelo transporte. O trajeto, por sua vez, também é demorado. Do bairro Pedra 90 ao Sucuri, por exemplo, são percorridos 42 km. "Tudo isso dificulta o transporte dentro da Capital. E é com esse argumento que as empresas pedem o reajuste da tarifa", afirma Edivá. Os empresários do setor querem que o preço da passagem salte de R$ 2,05 para R$ 2,30. Até agora não houve solução para o empasse - veja mais aqui.

Serão implantados 8 terminais nos
troncos coletores e, nessa rede,
vão transitar ônibus sanfonados

   Os chamados troncos coletores serão alimentados por linhas de toda à Capital e, é exatamente nessa rede que vão ser implantados 8 terminais para ônibus. Edivá promete ampliar o número de horários para atender a demanda para haver fluxo e celeridade. Garante que o preço da tarifa será acessível à população. Nesses troncos coletores, circularão ônibus sanfonados. No terminal do Parque Cuiabá, por exemplo, que será instalado na rodovia Palmiro Paes de Barros, trecho que compreende da rotatória do bairro ao do São Gonçalo, estão previstas 7 linhas alimentadoras. A frota disponível será de 15 ônibus. Hoje são 28 ônibus que cumprem itinerário na região. A média de espera é de 1h40. Com o novo modelo de transporte, o intervalo de um ônibus para outro, em toda área abrangida pelo tronco e as linhas alimentadoras, cairá para menos de 4 minutos, dependendo do ponto que o passageiro estiver. “Tudo o que precisamos é nos organizar”. 

"Nosso maior desafio será preparar
Cuiabá para jogos da Copa de 2014"

   Três empresas exploram o transporte municipal. Segundo levantamento feito pela Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (MTU), cerca de 137 mil cuiabanos utilizam diariamente o serviço, algo em torno de 4 milhões de pessoas por mês. As empresas Pantanal, Norte-Sul e Sol mantêm a concessão, além de microônibus. O maior problema, segundo a SMTU, é a questão da densidade demográfica de 20,74 para uma capital com 526 mil habitantes e uma área de 25,4 mil hectares. “O ideal seria 50. Do jeito que está, a cada km rodado, o ônibus-circular pega dois passageiros. É muito pouco”, avalia Edivá.

  Além disso, pelo menos 40% das ruas da capital, o equivalente a 750 km, não são asfaltados. “Nosso maior desafio é preparar Cuiabá para os jogos da Copa de 2014. E, para que o transporte seja bom precisamos resolver questões viárias e dar mais fluidez às estradas”, diz o secretário. A SMTU elaborou o Plano Setorial de Mobilidade Urbana. O projeto prevê a execução de 72 obras. Neste ano, a prefeitura deve abrir novo processo licitatório. No edital devem constar todas as exigências necessárias para que as empresas operem na Capital, entre elas de adaptar todos os ônibus para atender pessoas com necessidades especiais. “Foi estabelecido prazo de quatro anos para que todos os pontos de ônibus e as circulares sejam adaptados", explica o secretáiro. (Patrícia Sanches)


Secretário da SMTU, Edivá Alves, explica como funcionará o novo sistema de transporte coletivo de Cuiabá
Fotos: Raiane Soares

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Comentários (18)

  • nardez | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    antes disso secretario, ve se a sec de infraestrutura arruma aqueles desniveis nas ruas tipo, em frente ao pronto socorro municipal, a da esquina da coronel escolastico com a ten coronel duarte...só calombo onde passa onibus.......cade o pessoal da infra estrutura municipal....?

  • DINOVAM AUGUSTO FILHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    O secretário da SMTU é um ex professor, atualmente eleito para vereador na capital. O que o secretário tem que ver é a quantidade de carros novos que entram por mês no trânsito de Cuiabá, são milhares, é necessário a construção de novas vias pra desafogar as vias existentes que já são comparadas ao engarrafamento de grandes cidades do Brasil. Edivá, procure no IPDU sobre a AV. PARQUE BARBADO, que interligará a região leste ao coxipó...e veja a sua necessária construção, aliviando o trânsito na av do CPA que está intrafegável.................................

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    o Edivá está no lugar errado. Se o planejamento do trânsito de Cuiabá ficar nas mãos dele e do prefeito Wilson Santos, podemos dar adeus a sede da copa.

    Setores como Saúde, Trânsito, Educação, tem que ser ocupados com perfil, pessoas com histórico de serviços prestados. Qual o serviço prestado pelo Sr. Edivá no trânsito de Cuiabá? Lembro apenas de um: são SETE MULTAS divulgadas na mídia.

    Cuiabá não tem mais espaço para discursos, blá, blá, blá... precisamos de efetividade. Ou instala-se uma agência com pessoas competentes para cuidar dos compromissos assumidos perante a FIFA ou Mato Grosso do Sul pode começar a comemorar.

  • marta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    la na sede a smtu ,naquela rua que corta a 13 de junho tem uma faixa amarela proibindo o estacionamento de veiculos, onde ninguem respeita, pelo menos esses dias que passei por la.... e se brincar são funcionarios que trabalham na smtu que estacionam...

  • maykom | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    campo grande tem onibus anfonado á mais de 6 anos e só agora se pensa em traze esse modelo para cuiabá ....

  • Franscisco de Assis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • maykom milas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    cuiabá ainda esta muito atrasada em relação a logistica de transito na vizinha campo grande são varios terminais e onibus sanfonado já existe 6 anos na quela cidade

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    é muito facil mostrar imagem na tela do computador, o dificil é fazer a obra!!! esse pessoal do pinoquio só vive de projetos, mas obras que bom nada. primeiro secretario ediva os senhores tem que arrumar os buracos da cidade, depois terminar a eta tijucal e ai pensar em outra coisa. a prefeitura começa uma obra e nem termina ja ta pensando em fazer outra e nunca termina a que começou. falar até papagaio fala!!!

  • augusto neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    sr. secretario ,,,vc foi eleito para ser vereador,,,de transito vc deixa a desejar,,,pense nisso

  • Leocádio Mello | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Vê só como são as coisas! Em Campo Grande o tal do ônibus sanfonado já existe em Campo Grande (MS) há mais de uma década.

    Para sediar a Copa de 2014, Cuiabá vai precisar, na verdade, ser reconstruída. Quero ver da onde vão tirar dinheiro para isso!

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