Últimas

Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2009, 08h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

RUMO À COPA DO MUNDO

"Efeito Copa" reaproxima governador e prefeito

Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Maggi e Santos disfarçam união em MT, enquanto o governador Puccinelli e o prefeito Nelson, da mesma sigla, se unem em MS

  A rivalidade entre Mato Grosso e o vizinho Mato Grosso do Sul na disputa por uma das 12 vagas de subsedes da Copa do Mundo de 2014 tem motivado aproximação do governador Blairo Maggi (PR) do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Por causa das divergências políticas ou por incompetência e desorganização, a Prefeitura de Cuiabá nem aparece como espécie de patrocinadora de material publicitário acerca da campanha pela Copa. Apenas o governo do Estado e algumas empresas impõem a marca nas propagandas que surgiram até agora.

   Já em MS, o governador André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad não enfrentam problemas políticos. Ambos são do mesmo PMDB. As brigas na esfera político-partidária entre Maggi e Santos são exploradas por Puccinelli como um dos pontos negativos para MT na corrida pela Copa.

   Maggi e Santos se dizem amigos desde a década de 1980, mas nas últimas quatro eleições ambos vêm se distanciando cada vez mais. Em época de campanha eleitoral, ficam em campos opostos. Em 2002, Santos, que venceu para deputado federal, apoiou Antero de Barros (PSDB), derrotado a governador por Maggi. Dois anos depois, o tucano conquistou a Prefeitura de Cuiabá, sem apoio de Maggi.

   Em 2006, Santos perde novamente com Antero para governador, enquanto Maggi impõe mais uma vitória sobre o tucanato. No ano passado, o prefeito reconquista o mandato no segundo turno contra Mauro Mendes (PR), candidato do governador. Durante o processo eleitoral, Wilson Santos "detonou" o governo Maggi. Agora, três meses depois, os dois tentam apagar as rusgas do passado recente para construir a unidade política em nome da Copa em Cuiabá.

   A reaproximação é um disfarce. As brigas vão continuar dentro ou fora de campo. Santos é pré-candidato no próximo ano. Maggi busca um outro nome para apoiar. Assim, novos confrontos virão. Quanto à Copa na capital mato-grossense tudo agora é uma incógnita porque MS se antecipou e mergulhou "pesado" na campanha pela vaga, inclusive de forma agressiva contra MT.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • vilson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • OSVALDINO FARIA ENORÉ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PORQUE FOI ANTECIPADO A ELEIÇÃO DA FEDERAÇÃO MATOGROSSENSE?? TODOS OS PRESIDENTE DAS FEDERAÇÃO, JA TEM COMPROMISSO DE PERMANECER RICARDO TEXEIRA NO PODER .

    ESPERAMOS, QUE AMIZADE, ENTRE, CARLOS ORIONE, E RICARDO TEXEIRA HÁ MAS DE 30 ANOS ,POSSA TER INFLUENCIA NESTA ESCOLHA .

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O grande inimigo do Mato Grosso não é o Estado vizinho, são as vaidades de nossos próprios políticos caipiras. É absurdo ver a falta de preocupação com os interesses da população, ver a falta de entendimento civilizado entre os poderes executivos eternamente atrás de prioridades politiqueiras. - A Avenida das Torres, obra eleitoreira sem primazia no Plano Diretor e melhor exemplo, é do Prefeito ou é do Governador???- O transporte coletivo da Capital é municipal, intermunicipal ou metropolitano???- O VLT, projeto da população através da Associação dos Usuários de Transporte e que dorme nas gavetas do IPDU de Cuiabá desde o século passado vai ser recuperado por qual politiqueiro???- A Copa do mundo é do Governador, do Prefeito ou é da população que, apesar das diretrizes da Lei 10.257/01, para nada foi consultada e só agora, numa total falta de consideração, foi chamada para fazer figuração na rua???- e muito mais ... mais ... mais ... não acabe mais ... ! ! ! O Estatuto da Cidade e a Lei Estadual Complementar n° 83/01 são muito claras sobre a exigência de entendimento político ao nível do Aglomerado Urbano ou da futura Região Metropolitana, em fase de implantação e, no caso do PAC Saneamento, é mais que preocupante precisar do Secretário Executivo do Ministério das Cidades para impor um pouco de respeito mútua, entre os “supostos” parceiros no desenvolvimento sustentável do Aglomerado Cuiabano. É urgente a “Sociedade Civil desOrganizada” acordar para exigir dos políticos o respeito ás leis vigentes neste país e combater qualquer politiqueiro se colocando acima da Lei. Neste sentido a mídia, na sua maioria comprada, não está fazendo a sua parte. Felizmente, um excelente trabalho está sendo elaborado na SEPLAN-MT e no Consórcio Pró Cuiabá 300 Anos e a iniciativa dos vereadores Francisco Vuolo em Cuiabá e Charles Caetano em Várzea Grande, na tentativa de constituir a Câmara Metropolitana, são fatos básicos abrindo o caminho de acesso ao primeiro mundo.

    Jean M. Van Den Haute
    Consultor Internacional da Logística Automatizada
    Autor do Programa Águas & Magia (UNESCO / IBAMA)
    Coordenador Técnico da ASSUT-MT,
    do Pacto por Mato Grosso e da Rede Amazônia,
    Redator do GDT-3 Consórcio Pró Cuiabá 300 Anos.
    Membro Titular do Conselho da Cidade de Várzea Grande

  • Augusto Cury | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhores:

    Urubú(WS) não voa com beija-flor(BM)!

  • Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Desde o dia em que o Governador colocou em evidencia Cuiabá para a Copa que eu acredito que aqui seria escolhido, o MS só entro agora na briga, porque e oportunista, pois ficarão metendo o pau em nosso estado que o Blairo não ia conseguir, agora que virão a realidade, querem ganhar no grito. Eles que vão para a ponte que caiu com tudo dentro...e Viva Cuiabá e os Oitos Bilhões que virão para cá. Povo cuiabano vamos vestir a camisa Amarelinha, compensa e muito. E esses Internaltas que ficam falando mal, não ama nosso Estado então chispa daqui, que aqui não e o seu quadrado. Vai lá para o MS e se exploda de inveja. Isso ai Governador esta de Parabens, voto no Senhor para Senador com certeza. Isso é um feito para muitas gerações. Governador Blairo o Homem da Copa Matogrossence. IIIIPPPPPIII HUUUUURRRRAAAAA, IIIIIIPPPPPIIIII HUUUURRRRAAAA VIIIIIIVAAAAA O BRASIIIILLLLLSIIIILLLSILLLLL.

  • Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mato Grosso, principalmente Cuiabá somente tem a ganhar com a realizaçao da Copa em Cuiabá. A Quantidade de Investimentos e melhorias a serem realizados na Capital, ficaram como herança deste maravilhoso evento. Vai ser dificil Cuiabá ter outra oportunidade de receber tantos investimentos em curto prazo como esta previsto para a realizaçao da Copa.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOU APAIXONADO POR CUIABÁ, MÁS TEMOS QUE SER REALISTAS, SÓ SIMPATIA NÂO VAI SER SUFICIENTE PARA GANHAR ESSA PARADA.
    CAMPOGRANDE NÃO TEM UM SISTEMA VIÁRIO MELHOR QUE CUIABÁ, TEM UM SISTEMA HOTELEIRO MUITO RUIM E QUE CUIABÁ ESBANJA DE HOTÉIS, A CIDADE DE BONITO E SEU AQUÍFERO É EXTREMAMENTE DESORGANIZADO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL RUIM E JÁ IMPREGUINADA NA SOCIEDADE, POIS SABEM ELES QUE TURISMO NÃO É IMPORTAMTE.
    MATO GROSSO NÓS TEMOS UM GOVERNADOR QUE SE PREUCUPA COM O MEIO AMBIENTE, UM HOMEM QUE NUNCA DESMATOU, QUE PROIBE VEEMENTE O DESMATAMENTO, TEMOS UM DOS NIVEIS MAIS BAIXO DE DESMATAMENTO DO MUNDO, MATO GROSSO TEM A CHAPADA DOS GUIMARÃES COMO UM ATRATIVO TURISTICO, COM HOTÉIS, UMA RODOVIA QUE QUASE NÃO TEM ACIDENTE, CACHEIRAS COM ÁGUAS LIMPAS, UM POVO EXTREMAMENTE BEM INFORMADO A NÃO DEGRADAR, EM TODOS OS LUGARES QUE VC VAI PAGA, MÁS TEM RETORNO, EMFIM, A CAHPADA É UMA BELEZA, TEMOS VÁRIAS E VÁRIAS MANSÕES DENTRO DO PARQUE COM O AVAL DA SEMA E PORTANTO PODE SERVIR DE ABRIGO PARA NOSSOS FUTUROS VISITANTES.
    CUIABÁ TEM UM PREFEITO QUE SE ESPECIALIZOU EM PINTAR MEIO FIO, ENTÃO OS VIZITANTES TERÃO UMA VISÃO LINDA DOS MEIO FIO DE CUIABÁ.
    NOBRES POSSUI UMA RODOVIA QUE TAMBÉM QUASE NÃO MORRE NINGUÉM E SE FOR PELO MANSO TEMOS UM ASFALTO DA PONTE PRA LÁ QUE O GOVERNADOR VAI CONCLUIR ESSE ANO, ESTÁ FALTANDO POUCO POIS ELE JÁ ESTAQUEOU A ESTRADA DO MANSO ATÉ O BOM JARDIM.
    O PANTANAL NOSSO É UMA BELEZA PARA OS TURISTAS, TÉM TUDO, É SÓ IR AO SESC PANTANAL, O PROBLEMA É QUE JÁ DEVE ESTAR RESERVADO ATÉ 2030.
    RESUMINDO, ESSA COPÁ VAI VIR PARA CUIABÁ, PORQUE AQUI NOSSOS GOVERNANTES SEMPRE FIZERÃO O DEVER DE CASA, NÃO ESTÁ FALTANDO ABSOLUTAMENTE NADA, SERÁ UMA TREMENDA INJUSTIÇA, SE CASO ELA NÃO VIER, COM DIREITO ATÉ PROTESTO DO RIVA, NÃO IMPORTA SE ELE NO PROTESTO LEVAR MAIS UM PROCESSO, JÁ SÃO MAIS DE 100. AGORA SE O RIVA JÁ FOSSE O GOVERNADOR ESTARIMOS LIVRES DE PERDER, POIS ESSA É UMA PALAVRA QUE ELE NÃO CONHECE. ESSA E NOSSA, NÃO NOS FALTAM NADA, UMA CIDADE QUE CRESCE CERCA DE 10% AO ANO COMO É CUIABÁ NÃO PODE FICAR DE FORA, AQUI NÓS TEMOS OS MELHORES POLÍTICOS DO BRASIL E É ISSO QUE IMPORTA.

  • Maria Isabel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que enfim o Wilson deu as caras, pena que foi só pra as colunas sociais, ele é o típico que espera todo mundo lavar, limpar, preparar as comidas ,arrumar as mesas e depois de todo o trabalho feito apareçe apenas pra festa com a pele lisinha e descançada.
    Faça que fizer prefeito, mas até ontem o senhor não se empenhou em nada pra copa vir pra cá sabendo que sua cidade será a maior beneficiada

  • FLAVIO DE ALMEIDA MATOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Temos que analizar o quanto de infra estrutura que nosso estado irá receber caso sejamos escolhidos, sem contar que as nossas riquezas naturais serão divulgadas por todo mundo, são tantas maravilhas que nosso estado tem, mais infelizmente o mundo não conhece, daí, a importância do evento, portanto aprovo toda iniciativa do governo e da população, fico na torcida para que nosso estado seja escolhido, imagina, o mundo todo vendo as imagens do nosso PANTANAL, CHAPADA DOS GUIMARAES, e tantas outras, só a ganhar...

  • luiz roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estado campeão de desmatamento.
    Proporcionalmente, 2º mais violento do País.
    Proporcionalmente também, maior nº de politicos envolvidos em escandalos nacionais.
    Governador que declara publicamente que segurança não é prioridade.
    Tem fé?
    Haja oração.

    PS: Estes são só alguns exemplos, porque se for relacionar problemas locais sem comprometimento com solução por parte de politicos, haverá necessidade de lançar um livro.

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.