Últimas

Terça-Feira, 06 de Janeiro de 2009, 08h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

PROJETO

"Efeito PAC" acirra a briga entre Santos e Maggi

Fernando Ordakowski
clique na imagem para ampliá-la

  O aviso do governador Blairo Maggi de que o Estado poderá assumir para si a execução dos R$ 238 milhões das obras do PAC deixou o Palácio Alencastro em alerta. De um lado, o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) busca meios para dar celeridade aos projetos e, assim, não dar motivos para o Palácio Paiaguás classificar sua gestão de incompetente, mas, de outro, esbarra em falhas técnicas que impedem a liberação de recursos.

   Para complicar a situação, o Palácio do Planalto acendeu a luz vermelha para os municípios que estão com as obras emperradas. Esses projetos podem ser transferidos para outras cidades. Como garantiu a contrapartida para que Cuiabá fosse inserida no pacote de recursos do PAC nas áreas de saneamento, o governador entende ter o direito de interferir. O projeto mais emblemático está na ETA do Tijucal, mesmo quase totalmente concluído. Detalhe: a empreiteira, sob orientação do prefeito, acelerou as obras sem acompanhamento do seu cronograma e medição técnica da Caixa Econômica Federal e agora não consegue liberação do dinheiro. Acabou empacando.

   Wilson Santos prefere o discurso de que as obras estão em bom ritmo e que, portanto, o Paiaguás está atropelando o processo. Maggi, por meio das secretarias de Infra-Estrutura e Casa Civil, garante que os projetos estão empacados. No fundo, de ambos lados entram questões político-partidárias. De velhos amigos, Santos e Maggi viraram adversários políticos e, pelo visto, a troca de farpas que começou no pleito de 2004 e atravessou as eleições de 2008 vai continuar rumo ao pleito de 2010.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Alex Vargas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado Prefeito e Governador:

    Como eleitor, morador de um dos bairros que serão agraciados da ETA tijucal (altos da serra), pergunto aos senhores que medidas vocês estão fazendo para resolver o serio problema de agua aqui no bairro.. pois apesar de pagar os impostos, taxas e tudo mais, ainda compro agua de caminhão pipa para poder SOBREVIVER.
    Sendo só... espero alguma decisão!

  • Elenelson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Santos é um mitômano !
    Sem mais pelo momento.

    Ps.: Bem feito aos bobos que votaram nele, padeçam nas filas de hospitais, torrem nos ponto de ônibus, se amedrontem nas ruas durante a noite, emburreçam nas escolas públicas, passem sede e necessidades sem água em casa, porque é isso que voces merecem por colocarem tal mentiroso onde está !!!

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se cidade tem doença, Cuiabá tem um câncer malígno chamado Wilson Santos. Eta prefeitinho ruim de serviço !

    Assumiu a Prefeitura sabendo no seu íntimo que não tem competência para administar sequer o condomínio do prédio do seu luxuoso apartamento e agora não sai da mídia tentando acobertar as suas deficiências.

    Lamentavelmente teremos que conviver com essa doença no poder.

    Enquanto pessoas como o Wilson Santos estiver no poder, jamais, jamais teremos uma política sadia, voltada de fato para o povo. E esse povo Cuiabano coitados morrerão acreditando que o Wilson é honesto, que o Wilson é apaixonado por Cuiabá, enquanto isso os recursos da cidade, dos nossos impostos são gastos para pagar folha de pagamento lotada de amigos que tem em comum: MUITA INCOMPETÊNCIA.

  • elizeu Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É bom que se diga para esse governador de M, que deixa Wilson trabalhar e que se preocupe sim, em voltar a cuidar do seu agro-negócio, já que sua vida política como gestor estadual está com os dias contados e que leve o restante da turma da botina. Hââââ...não esqueça de arrastar também o Pagot que jamais chegará ao palácio paiaguáis.

  • João Só | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não vejo que tem ingrediente político nessa história. Vamos aos fatos:
    1 - as obras do PAC estão emperradas mesmo, feitas pela metade, com problemas técnicos e administrativos.
    Culpa de quem? qUEM DESDE O MOMENTO QUIS ATROPELAR AS COISAS, não atentando para as regras licitatórias, querendo empurrar as obras para seus apaniguados? Quem esbanja discurso, retórica apenas, e na verdade vive (ou sobrevive) com obras (ainda que inacabadas) e dinheiro dos outros (governos estadual e federal)? Quem? De quem é a responsabilidade pelas obras? Quem?
    O SENHOR WILSON SANTOS!
    Se há cobrança do governo estadual isto ocorre porque ele deu o aval e também tem responsabilidade e não deve compactuar com os desmandos de Wilson.
    2 - O grande discuro de Wiulson Santos na campanha, com centenas de milhares (falam em 200 mil) pessoa padecendo com falta dágua, era de que a ETA Tijucal estaria pronta até o final de 2008. Falou na maior cara de pau. Agora, como não conseguiu, tenta colocar a culpa nos outros. Cara de pau é o que não falta a Wilson Santos. Sua incompetência e sua desonestidade é que fez atrsar tudo.
    3 - Avenida das Torres. Cadê o dinheiro para continuidade da obra. Mais uma vez, ele tenta colocar a culpa nos outros. A Sinfra garante que repassou o dinheiro e o próprio secretário Vilceu afirmou que suspeitaria que ele usaria o dinheiro para pagar funcionários. Alguém confirmou essa denúncia? O fato no entato é que as obras da avenida das Torres continuam paradas.
    Assim como as obras do PAC. Onde foi parar o dinheiro, Wilson Santos?
    Esta é a pergunta que não quer calar...
    Agora aguentem, todos vocês que votaram nesse mentiroso.

  • Marco Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perguntar não ofende.
    A eleição para prefeito não terminou ou não?

    Prefeito e Governador, o POVO quer e precisa das obras e não quer saber quem é o “PAI”. Criem vergonha na cara e parem de conversa fiada, afinal vocês receberam votos e recebem salários para trabalharem para o povo

  • fernando paes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e doentia essa tara que tomou conta do Grupo da botina pelo poder..o que o estado esta gastando com a midia
    para promover o Pagot e denegrir a imagem do Wilson Santos
    e uma vergonha????cade o MP
    tudo bem o governo municipal tem falha..porem essa guerra
    entre a maquina estadual contra a municipal e a luta de david e golias...(e o rei maggi se diz vitima)
    a Sefaz e um orgão independente do governo do estado
    olha os paineis onde diz governo, Sefaz e outros....ora
    e brincadeira com o povo

  • Marcelo Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ex.mo Senhor Blairo Borges Maggi
    Governador do Estado de Mato Grosso

    Assunto : Da Relevância do Conselho do Aglomerado Urbano
    e da criação da Região Metropolitana de Cuiabá.

    As publicações da mídia nestes dias, relativos aos problemas do PAC Saneamento em Cuiabá, como já aconteceu no caso da Avenida das Torres, revela uma briga digna de politiqueiros de uma república bananeira, totalmente contrária aos interesses da população.

    Se este tipo de comportamento é usual nas esferas politiqueiras brasileiras o que, há anos, relega o País na categoria dos países de terceiro mundo, não se explica por parte de Vossa Excelência que possui todas as prerrogativas do “Super-prefeito” do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande que confere a Lei Complementar Estadual n° 83 de 18 de Maio 2001 para o Presidente do Conselho Deliberativo desta entidade.

    No caso, se trata de Vossa Excelência, que pode perfeitamente superar quaisquer elucubrações politiqueiras a partir do apoio deste Conselho onde a Sociedade Civil Organizada tem uma representatividade expressiva.

    A citada “Lei do Aglomerado Urbano” constitua um instrumento de primeiro mundo permitindo a aplicação das diretrizes da Lei n° 10.257/01, o Estatuto da Cidade e a transformação do aglomerado cuiabano numa “Capital de Prestígio Internacional”.

    Portanto, através deste instrumento Vossa Excelência detêm o poder de reunir todos os envolvidos numa mesma mesa para trabalhar juntos com eficácia e independente de qualquer cor partidária, na realização de projetos que realmente atendem ás necessidades da população.

    Para maiores esclarecimentos Vossa Excelência não deve hesitar em me solicitar.

    Jean M. Van Den Haute
    Consultor Internacional da Logística Automatizada
    Autor do Programa Águas & Magia (UNESCO / IBAMA)
    Coordenador Técnico da ASSUT-MT,
    do Pacto por Mato Grosso e da Rede Amazônia,
    Redator do GDT-3 Consórcio Pró Cuiabá 300 Anos.
    Membro Titular do Conselho da Cidade de Várzea Grande

  • hugo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Enquanto Governo Estadual e Prefeito Municipal deveria estar trabalhando para o que realmente foram eleitos, prefere estar pensando no poder maior e um tentando minar as forças do outro e as obrigações deixadas de lado,assim a populaçao que deveria estar recebendo as bemfeitorias tem que ficar esperando o que vai sobrar disso tudo. Esta CERTO ISSO?
    Governador deixa o homem trabalhar, prefeito para de pensar no seu futuro e pensa na calorosa população que te reelegeu.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.