Últimas

Quinta-Feira, 01 de Janeiro de 2009, 18h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Eleição da Mesa é marcada pela desconfiança


Vereadores são empossados para legislar pelos próximos 4 anos

   Presidida pelo vereador por Cuiabá mais votado nas eleições de 5 de outubro, Éverton Pop (PP), a sessão que deu posse aos 19 parlamentares que comporão a 17ª Legislatura foi marcada por surpresas. Com cerca de 300 pessoas presentes, os representantes das bancadas falaram pela primeira vez este ano. Toninho de Souza (PDT), por exemplo, afirmou em seu primeiro discurso que a eleição para vereador é a mais difícil de ser alcançada. "Não é à-toa que Dante de Oliveira conseguiu se eleger governador de Mato Grosso, mas não obteve vitória na disputa para vereador", disse Toninho, que completou afirmando que a "Câmara precisa parar de produzir escândalos e passar a produzir trabalho".

   Já Paulo Borges (PSDB) aproveitou a oportunidade para agradecer os mais de 4 mil votos que obteve. Lúdio Cabral (PT) garantiu que fiscalizar os atos do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) foi o que lhe deu mais prazer para tentar a reeleição. "Em 1º de fevereiro iniciamos nossa peleja. Essa é a Câmara mais plural que vamos experimentar", assegurou o petista. Francisco Vuolo (PR) agradeceu a todos os candidatos que disputaram as 19 cadeiras da Câmara. "Não fomos eleitos somente com nossos votos. Quero agradecer a todos aqueles que tiveram a coragem de colocar seus nomes na disputa". Aliás, nenhum dos derrotados em outubro compareceu à solenidade de posse.

   Mesa Diretora
  
   A eleição para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara foi precedida de um clima tenso nos corredores da Casa. Tentando cooptar votos, os representantes das duas chapas inscritas para a disputa, Deucimar Silva (PP) e Lueci Ramos (PSDB), promoveram reuniões à portas trancadas. Deucimar se juntou aos 9 parlamentares com os quais já contava e e se reuniram no gabinete de Clovito (PTB). Já Lueci se trancou com outros vereadores no gabinete da presidência.


Ralf, Clovito, Deucimar, Adevair e Washington que compõem a nova Mesa Diretora da Câmara e posam para fotografia
Fotos: Lisânia Ghisi

   Deucimar saiu vitorioso. Obteve dez votos. Lueci ficou com oito. O progressista comandará a Câmara pelos próximos dois anos. Ele se auto-qualificou como "zebra" na disputa. "Quando me perguntaram se eu seria candidato à presidência eu disse: eu sou a zebra. Ninguém acreditou. Hoje estou aqui", diz o progressista, enquanto explicava que quando viu a briga entre Lueci Ramos e Edivá Alves, ambos do PSDB, percebeu que teria uma "boa oportunidade". Ele prometeu ainda que seu mandato não será presidencialista e sim pelo colegiado. "Não vou fazer nada sozinho. Faremos tudo conforme a vontade da maioria".

   Ele anunciou que uma auditoria será instaurada imediatamente, embora o TCE tenha assegurado que as contas da Câmara estão regulares. "Quem sou eu para duvidar do Tribunal de Contas, do conselheiro Humberto Bosaipo. Mas nossa auditoria será feita por um grupo de advogados indicados pelos vereadores", ironizou o parlamentar.

   Durante seu primeiro discurso como presidente da Câmara, Deucimar relembrou sua trajetória. "No ano passado perdi meu mandato por uma covardia tão grande. Fui o único vereador cuiabano a perder o mandato. Pensei em não disputar novamente, mas minha família me orientou a tentar. Depois, empatei nas urnas com meu amigo Marcus Fabrício. Consegui o mandato por ser mais velho. Hoje estou aqui, como presidente da Casa". (Flávia Borges e Lisânia Ghisi)

A nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá
Presidente - Deucimar Silva
1º vice-presidente - Adevair Cabral
2º vice-presidente - Ralf Leite
1º secretário - Clovito
2º secretário - Pastor Washington Barbosa

Clique no play e veja imagens da sessão, que marcou a eleição de Deucimar à presidência da Câmara Municipal

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Zé Da Varginha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nesta mesa diretora tem vereador que é analfabeto funcional(lê sem nunca entender aquilo que foi lido) e será um teleguiado por terceiros.

  • Fernando Poção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiramente, Parabéns ao Vereador Deucimar Silva pela Vitória da mesa diretora, espero que faça jus ao titulo de Presidente da Câmara, que a transparência seje a sua marca, e dizer que essa vitória tem um gostinho de vitória duas vezes, pelo fato de ter derrotado o sr. conselheiro Humberto Bosaipo e o sr. Prefeito WS, a vereadora Lueci em entrevista a TVCA culpou ao fato de ser mulher por não ter conseguido a vitória, cá entre nóis. pensamento machista da ilustrissima vereadora, pois não tem nada a ver com o fato de ela ser mulher e sim o grupo politico em que ela faz parte.

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A VEREADORA LUECI EM ENTREVISTA A TVCA-GLOBO,DECLAROU QUE 10 HOMENS SE UNIRAM PARA DERROTAR UMA MULHER,ESSA INGELIZ DECLARAÇÃO DEMONSTRA O SEU DESPREPARO PARA EXERCER UM CARGO PUBLICO.

    A SUA DERROTA SE DEVE A SUA LIGAÇÃO COM PESSOAS QUE FREQUENTAM ASSIDUAMENTE AS COLUNAS POLICIAIS QUE VERSAM SOBRE CORRUPÇÃO.

    A SUA CANDIDATURA AO CARGO DE PRESIDENTE DA CAMARA DE VERADORES DA NOSSA CAPITAL,ERA PATROCINADA PELO BOSAIPO,QUE TEM EM SEU CURRICULO MAIS DE 60 PROCESSOS CIBEIS E CRIMINAIS POR PECULATO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA,CHICA NUNES CASSADA POR CORRUPÇÃO NA SUA GESTÃO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES E DE LUTERO PONCE IGUALMENTE ACUSADO DE CORRUPÇÃO.

    ENTÃO DONA LUECI SEJA MULHER E RECONHEÇA QUE A SUA DERROTA SE DEVE AS SUA COMPANHIAS NADA RECOMENDAVEIS.

    E TENHO DITO!!!!!! NÃO META AS MULHERES EM SEU ROLO!!!

  • paulo roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ver. lueci vc é a propria oposição do PSDB.

  • Bispo Sérgio Aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens aos novos vereadores e a nova mesa diretora.
    Desejo sucesso a todos, ajudem a governar a cidade com equidade e todos ganharemos.

  • Marco Ladeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como são cara de pau estes Vereadores? Se fosse vocês teria feito igual a Luecy, nem aparecia na posse do Wilson, o Toninho de Souza também ficou com vergonha nem apareceu pois contávamos que seria um cara de luta e dignidade, não os é, fazer o que?

  • frank sabia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU JÁ SABIA.PRABENS PRESIDENTE.
    VALEU CLOVITO!

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.