Últimas

Domingo, 02 de Dezembro de 2007, 07h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Eleição do PT em Cuiabá pode ir para 2º turno

    A eleição para a presidência do PT de Cuiabá pode ser decidida em segundo turno. Essa sinalização concreta veio com o fechar das urnas, às 17h deste domingo. Votaram na Capital 1.116 petistas. Foi um número menor se comparado ao último Processo de Eleições Direta (PED), realizado em 2005, quando 1.520 filiados cuiabanos votaram. Essa menor participação de votantes leva a comissão de apuração a prevê segundo turno, já que para garantir vitória no primeiro o candidato precisa alcançar 50% dos votos, mais um.

   Benedito Santana acabou desistindo e apoiou Vilson Aguiar, do grupo do atual presidente Jairo Rocha e da senadora Serys Marly, outra que concorreu à reeleição para o comando regional do PT.

    Quatro disputaram a presidência da Capital: Vilson Aguiar, Alexandre Cândido, Robson Ciréia e Aparecido Mendonça. O resultado deve sair até às 23h deste domingo. A apuração é manual.

   Um grupo de petistas está concentrado na sede do partido. Quem ganhar, comandará o PT pelos próximos dois anos, com trunfo que conduzir a política de alianças e definição de candidaturas tanto para as eleições municipais quanto para o pleito de 2010.

(Atualização às 19h05) - Serys vence em VG

  A senadora Serys bateu Abicalil em Várzea Grande. A atual presidente regional do PT obteve 265 votos. O deputado teve 56 votos. Já em relação a disputa pela direção nacional, o mato-grossense Gilney Viana foi o mais votado em VG: 160 votos. Em segundo lugar ficou Valter Pomar (132) e, em terceiro, o atual presidente Ricardo Berzoini (23).

(Às 20h05)Serys aparece com 100 votos de frente

A apuração manual dos votos da eleição do PT para as presidências municipais, estadual e nacional só deve ser concluída após as 23h deste domingo. Por enquanto, nos 30 primeiros municípios onde a apuração já foi contablizada, Serys aparece com 100 votos de frente de Carlos Abicalil. Nesses cálculos não estão incluídos cidades-pólos como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Ao todo, cerca de 16 mil petistas em Mato Grosso estavam aptos a votar em 116 municípios.

(Às 21h30) - Vilson deve ganhar em Cuiabá

  O professor Vilson Aguiar, da corrente Articulação de Esquerda, mesmo grupo do atual presidente Jairo Rocha, deve ser o novo dirigente do PT da Capital. De 6 urnas, 4 já tiveram os votos contabilizados. Ao todo, votaram 1.116 petistas. Até agora, o resultado parcial com 410 traz o seguinte resultado:
Vilson Aguiar - 186 votos
Cido Mendonça - 96
Alexandre Cândido - 69
Robson Ciréia - 15
Branco e nulos - 43

    Faltam apurar as urnas dos bairros Santa Izabel, Jardim Industriário, Coxipó, Jardim Vitória, CPA IV e Pedregal. A tendência é que Vilson Aguiar amplie a vantagem e ganhe no primeiro turno. No Santa Izabel e Industriário, por exemplo, ele deve "abocanhar" mais de 50% dos votos.

(às 21h50) - Abicalil pode surpreender com o interior

   A candidata à reeleição Serys Marly impõe uma liderança pequena em relação a Abicalil em Cuiabá. De 4 urnas apuradas na Capital de um total de 6, o resultado é o seguinte:
Serys - 193
Abicalil - 159
Domingos Garcia - 16
Brancos e nulos - 41

   A tendência é Serys ganhar nos três maiores municípios (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis). Já Abicalil tende a conquistar a maioria dos votos dos demais municípios. Os aliados de Serys temem a derrota. Para garantir a eleição, ela teria que estar com uma diferença maior em Cuiabá, como aconteceu em 2005, quando venceu Ságuas Moraes, da mesma tendência de Abicalil.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou um fã deste site, mas tem horas que notícias importantes são esquecidas.
    Aí, somos smpre salvos por Catarine Piccioni do Olhar Direto:
    Notícias - Política MT
    TJ decide notificar Bosaipo em ação penal que Arcanjo aparece como réu

    01/12/2007 às 13:45

    Arquivo/ AL

    O desembargador Munir Feguri, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, decidiu nesta semana notificar o deputado estadual Humberto Bosaipo (foto), do DEM, – pretenso conselheiro do Tribunal de Contas do Estado --, para que ele apresente defesa prévia em uma ação penal, que tramita desde 2005, referente ao suposto esquema de desvio e apropriação de recursos públicos do poder Legislativo por meio de emissão e pagamento com cheques para empresas inexistentes ou irregulares.

    "...Assim, com o fito de se evitar futura arguição de nulidade, uma vez que o caso envolve prerrogativas constitucionais (direito ao contraditório e à ampla defesa), bem como em respeito ao disposto no §1º do artigo 4º da lei 8.038/90, determino que se proceda a notificação do denunciado Humberto Melo Bosaipo, entregando-lhe cópia da denúncia e do despacho, a fim de que apresente defesa preliminar no prazo legal (15 dias)", escreveu Feguri, em despacho do último dia 27.

    No total, a ação movida pelo Ministério Público Estadual possui nove réus, além de Bosaipo. São eles: Guilherme da Costa Garcia, Luiz Eugenio de Godoy, Nivaldo Araújo, Geraldo Lauro, -- que atuavam nos setores de finanças, licitação e patrimônio da Assembléia à época dos fatos relacionados à "Operação Arca de Noé", deflagrada em 2002, -- José Quirino Pereira (contador), Joel Quirino Pereira (técnico contábil), João Arcanjo Ribeiro (ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso), Nilson Teixeira (ex-gerente de factoring) e José Riva (deputado estadual e atual primeiro-secretário da Casa).

    O esquema teria sido articulado por meio de factoring pertencente a Arcanjo. De acordo com a defesa dos parlamentares, "empresas que comercializavam com a Assembléia descontavam cheques nas factorings", sem nenhuma participação irregular deles. "Já respondemos a centenas de questionamentos formulados pelo Ministério Público Estadual. Tanto o Riva quanto o Bosaipo sempre estiveram à disposição", disse o advogado Paulo Taques.

    Reportagem do Olhar Direto informou nesta semana que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade, provimento a um agravo regimental impetrado pelos deputados estaduais contra uma decisão -- obtida pelo Ministério Público -- que evita a suspensão de ações penais nas quais os parlamentares aparecem como réus. Riva e Bosaipo respondem a uma série de ações por supostos crimes de improbidade administrativa (cíveis) e peculato (criminais).

    Reputação ilibada – O deputado Humberto Bosaipo pretende deixar a Assembléia Legislativa para assumir uma vaga vitalícia de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em substituição a Ubiratan Spinelli. O subsídio pago a cada um dos sete conselheiros é de R$ 22 mil.

    Para ser conselheiro, a pessoa – indicada pelo governador ou pela Assembléia -- precisa ter entre 30 e 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notório conhecimento e experiência jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública. Na avaliação do advogado, o fato de responder a processos judiciais não desqualifica Bosaipo, considerando "o princípio da presunção de inocência".

    A reportagem tentou, sem êxito, contatar o democrata por telefone. Reeleito com 25.287 votos em 2006, ele está disposto "a peitar", segundo as palavras de ao menos dois parlamentares ouvidos pelo Olhar Direto, o Ministério Público e a Justiça para conseguir o emprego vitalício.

    Da Redação/ CP

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com apulbicação do comentário e da notícia, fico ainda mais aprecidador deste site. Parabens.

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...