Últimas

Sábado, 05 de Abril de 2008, 08h:48 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

VARIEDADES

Em ato, Euclides abre os sigilos bancário e fiscal

Euclides Santos, ex-secretário de Infra-Estrutura de Cuiabá  Euclides Santos (PMDB), um professor que virou político desde a década de 1990 e agora sonha em voltar a ser prefeito de Poconé, tomou uma decisão inédita e surpreendente na vida pública. Ele apresentou nesta sexta (4) ao prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), durante solenidade de despedida do comando da secretaria municipal de Infra-Estrutura, cópia do processo 940002527/0 junto à Justiça Federal, que trata da renúncia dos seus sigilos bancário e fiscal.

   A decisão de Euclides dá a todo cidadão o direito, independente de ordem judicial, de ter acesso livre ao extrato de suas contas abertas em instituições financeiras. Ele comenta que desde 1994 fez esse pedido à Justiça Federal e ao Banco Central, com data retroativa desde quando foi vereador por Poconé, "numa demonstração de transparência e de zelo para com o dinheiro público". Segundo o ex-secretário, foi necessário contratar um advogado particular para ingressar com ação na Justiça Federal, no BC e na Secretaria Nacional da Fazenda para ser aprovada a renúncia dos seus direitos garantidos na Constituição. Euclides Santos afirma que sua atitude não é demagógica.

   No ato em que foi substituído por Quidauguro Fonseca, o peemedebista recebeu rasgados elogios do prefeito, que até anunciou apoio à candidatura do ex-secretário à sucessão municipal em Poconé, mesmo o PSDB, do qual Wilson Santos é presidente estadual, ensaiar candidatura própria. Euclides foi vereador e prefeito poconeano por dois mandatos. Compôs a diretoria da Associação Mato-Grossense dos Municípíos (AMM) como secretário-geral e presidiu a Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur). Em 2004 concorreu à reeleição. Perdeu para o atual gestor Clovis Martins (PP) por menos de 100 votos. Agora, ambos tendem a se reencontrar nas urnas de 5 de outubro deste ano.

   Euclides Santos, que ficou à frente da pasta de Infra-Estrutura da Capital por 11 meses e 11 dias, conta que encaminhou cópia do processo, com renúncia do seus sigilos, para entidades, meios de comunicação e instituições, como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Real, que detém a conta oficial da Prefeitura de Cuiabá, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • isac alves de lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    que esse exemplo do euclides santos seja seguido pelo os demais secretarios do municipio para que aja mais tr ansparencia com o dinheiro publico. so assim teremos uma cuiaba melhor. parabens euclides.

  • Marcos Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta atitude do ex-secretário é excelente, não tive o prazer de o conhecer pessoamente mais é uma pessoa muita esforçada pelas suas ações no município de Cuiabá já presenciei vários trabalhos. Ele esta de parabéns, espero que consiga a sua vontade de ser prefeito de Poconé o cara é uma fera.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é que é transparência. Não fez nada em onze meses de gestão, aliás somente mapeou a cidade, mas ao menos não colocou uns trocados do dinheiro público nas suas contas.
    Não venham os defensores de plantão dizer que esse secretario fez alguma coisa por Cuiabá porque não fez. Operações tapa-buracos, cuidar do jardim do Roberto França, pintar meio-fio, prá isso não precisamos de secretarios ganhando mais (em torno de R$ 10 a 14.000,00) do que os investimentos que faz na cidade.

    Muito bem Senhor Euclides. Exemplos como esses reforçam a tese de que quem não declara, não abre as contas é porque tem algo para esconder e o pior é que tem. Inexplicavelmente há pessoas que em quatro anos no poder conseguem multiplicar o seu patrimônio em 10 vezes mais o que conseguiu em 40 anos. Quem ? ...

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUE O ELCLIDES É GENTE BOA, ISSO EU JA DISSE AQUI, E QUE VAI GANHAR DO CLÓVIS EM POCONÉ, EU NÃO TENHO DUVIDA, MAS FICO IMAGINANDO O TAMANHO DO ABACAXI QUE ELE VAI TER QUE DESCASCAR ASSIM DE TOMAR POSSE

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para min essa atitude do ex-Prefeito, ex-Secretário Euclides não é surpresa nuenhuma, a seriedade sempre foi uma constante em sua vida. Aliás é marca registrada da Família, as suas duas irmãs Dra. Flor e Fátima, tambem são exemplos de integridade.

    Parabens Euclides, que Você seja novamente Prefeito de Poconé.

    O Povo de Poconé, precisa de Você.

  • Jeovaldo Rosa Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tai um exemplo de pessoa que deveria ser seguido por todos os nossos politicos, assim não teria tanta corrupção no nosso imenso Brasil. Sempre adimirei o Serviço do sr Euclides Santos, foi uma pasta que mais trabalhou no governo do Prefeito, só não teve mais trabalho por falta de condições do proprio Prefeito. Tenha uma boa campanha em Poconé, e que o povo delá reconheça o seu valoroso trabalho. São os meus votos, e que o Quidauguro siga o mesmo caminho com muita transparencia e competencia, e tenha um bom trabalho nessa pasta dificio de comandar. Estão de Parabens, Fkem com Deus. Fui...

  • Otacílio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTE SENHOR DEVERIA SOLICITAR UMA CERTIDÃO QUE DEMONSTRE QUANTOS PROCESSOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ELE JÁ RESPONDEU E RESPONDE NA JUSTIÇA DE MATO GROSSO.

  • Sebastião Antônio S. Queiroz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns! Euclides, Que Deus lhe abençõe, tenho certeza que as perseguições não te esmorecerá. A sua história serve de exemplo para o país. continue sempre preparado. Não se esqueça que os malandros e corruptos sempre tentam de todas as formas iliminar os homens honestos da política. Euclides! O povo conhece a sua história...a sua luta e a sua vida. Cuiabá jamais lhe esquecerá !Um abraço.

  • Roberto Damasceno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tinha que comentar esta.Se não fosse demagogia porque divulgar na imprensa.Cuidado eleitor de Poconé,este Euclides ficou o tempo todo fora daí,e só agora volta.

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A impressão é a 1ª que fica, voces não conhecem esse cabra. Se tivesse um concurso pra demagogo esse Euclides, estaria nas primeiras colocações.
    É do tipo de chorar em velório, abrir panela da casa do pobre,...
    Não é bobo não, é do naipe do Wilson Santos. Se mora de aluguel(aliás, costuma não pagar) é um pretexto, pra enrolar o povão. Posa de coitado, mas é esperto.
    Povo de Poconé, meus pesâmes se esse lacaio voltar.

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...