Últimas

Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2009, 09h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

PESAR

Em Cáceres, grávida de 8 meses morre vítima de dengue

   Uma professora universitária de Cáceres é a quinta vítima fatal da dengue em Mato Grosso desde que o período de chuva voltou. A morte de Greice Aparecida dos Santos causou revolta no município-pólo do Oeste mato-grossense. Ela estava grávida de 8 meses e veio a falecer em consequência de dengue hemorrágica. A morte da professora ocorreu neste domingo (15) e a criança que estava no ventre da mãe também faleceu, comenta, consternado e com indignação, o professor universitário Otávio Chaves. Ele é amigo da família.

   Os moradores reclamam da falta de conscientização da população que, em sua maioria, não se preocupa com a limpar dos terrenos, mas apontam também omissão da prefeitura, sob Túlio Fontes (DEM). Vêem falta de ações preventivas para combater o Aedes Aegypti, vetor da doença. Apesar das chuvas fortes e das altas temperaturas que favorecem a proliferação do mosquito, a administração não realiza, por exemplo, mutirões e/ou campanhas publicitárias e muito menos fiscaliza as áreas abandonadas e tomadas pelo matagal e sujeira em geral.

   Segundo último balanço divulgado no último dia 11 pela secretaria estadual de Saúde, foram notificados 40.659 casos de dengue no Estado. Desde o início do ano, 35 pessoas morreram após adiquirir a doença. Três casos estão sob investigação. Desde que a primavera começou e as chuvas voltaram a cair em solo mato-grossense, cinco pessoas morreram por causa da dengue. O governo iniciou uma campanha publicitária, mas o número de casos novos já é alto. Somente em Cuiabá foram feitas 11.235 notificados neste ano. Oito pessoas vieram a óbito. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • Marina Lopes Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parábens Romilson e muito obrigada por divulgar essas notícias aqui de Cáceres...são notícias ruins mas que não só o povo que aqui mora anda triste com a situação vivenciada de descaso e abandono que se encontra a nossa cidade em todas as àreas. Em outras administrações a preocupação com o período que antecedia as chuvas era visível, com a realização de trabalhos de limpezas de bocas de lobo, terrenos, grandes mutirões com envolvimento da sociedade, etc. Hoje não temos mais isso, é um descaso total. Também só temos notícias de viagens do tal prefeito e um discurso enfadonho sobre endividamento do município, onde todos nós Já estamos cansados de saber, que isso não é de hoje e sim desde a época inclusive do pai dele que também foi prefeito, as coisas por aqui sempre foram difíceis, arrecadação financeira a desejar, mas desafiadora para um gestor competente. Mas isso não pode ser de forma alguma justificativa para não cuidar da cidade..se não tem competência, ele deveria e voltar para Cuiabá e levar junto alguns dos seus secretários importados como o Cezar Azevedo, Hamilton Lobo, etc...e que vão viver a vida...deixa o lugar para quem quer trabalhar.

  • Arci Gallo da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom dia Romilson

    Obrigado por falar a verdade sobre Cáceres, minha querida Terra de São Luiz

    Romilson nunca se viu tamanho descaso com a cidade, esse Cesar Azevedo fez o dever de todo assecla defender o patrão assim também é Hamilton Lobo que somente aparece em Cáceres quando Tulio está no poder são os sercretarios importados.
    O povo continua morrendo na cidade, pior uma educadora gravida, um advogado, um reporter quase foi pro beleléu com dengue teve recorrer a hospital particular do contrário Adeus viola.
    Isso sem contar centenas de crianças, adultos que recorrem a Cuiabá.
    Quase todos os dias topo com Tulio em Cuiabá, já que deixei Cáceres e hj resido no Coxipó, Tulio vive nas rodas politicas em Cuiabá tramando para 2010, e povo sofrendo, até quando. Fora Tulio, Fora mesmo fora Tulio, Cezar Azevedo.
    me entristece sobremaneira ver o combativo PT cacerense dando aval a essa administração.
    Me entretisce ver a Camara Municipal sem enhum compromisso com a sua verdadeira missão, graças a Deus ainda temos este canal para externar nosso repudio. Por isso povo Cácerense faça seu repudio a Tulio envie mensagens para imprensa de Cuiabá denuncie o caos, denuncie os desmandos administartivos denuncie as viagens de Tulio para o Exterior, para as praias brasileiras como de Santos, de Rio de Janeiro etc...

  • MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A tal da vigilancia sanitária, não funciona. Prova é que já tentei ligar nos telefones: 3617-1481 / 1482 não existe.
    3617-1609 diz que não é com eles.
    A reclamação é sobre uma piscina jogada no fundo da residencia de quadra 10. casa-11, residencial altos do são gonçalo, parque atalaia e, outra no fundo da casa 13. Foi enviado até fotos da tal da piscina pra vária emisssoras de tv e jornais. Isso já foi há mais de 02 meses e até agora as piscinas ainda estão lá acumulando água e proliferando as larvas do mosquito da dengue.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTOU FALANDO SOBRE ESSE ASSUNTO HÁ MUITO TEMPO. MAIS UMA VEZ VOLTO A REPETIR, A CULPA NÃO É DA POPULAÇÃO E SIM DAS AUTORIDADES. NÃO VEMOS NENHUMA AÇÃO CONCRETA DOS PREFEITOS, DOS VEREADORES E GOVERNO NO COMBATE A ESSE MAU.
    QUANTOS VEREADORES NÓS TEMOS EM TODO ESTADO RECEBENDO SALÁRIO PAGOS PELA SOCIEDADE? NÃO VEMOS NENHUM VEREADOR IR AS ESCOLAS, IGREJAS, VISITANDO AS CASAS FAZENDO UM TRABALHO DE CONCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE NO COMBATE A DENGUE. ESSA CLASSE NÃO FAZ NADA, NEM MESMO FORÇA O PREFEITO A TOMAR ATITUDE. VARZEA GRANDE POR EXEMPLO NÃO ERA PARA TER CASO DE DENGUE DIANTE DE TANTA GENTE QUE FOI CONTRATADA PARA LIMPEZA PÚBLICA E TODAS INDICAÇÃO DOS VEREADORES.
    VOLTO FALAR, PRECISA EMVOLVER AS COMUNIDADES DE CLASSE, CONTRATAR AGENTES DE SAÚDE E TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
    SE ASSIM FOR FEITO, COM CERTEZA TEREMOS UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAI ENTÃO DENGUE NUNCA MAIS.

  • Selma de Oliveira candido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Imploramos ao Ministério Pùblico Estadual, que entre nesta luta, acionando a Prefeitura, pq até agora nada esta snedo feito.

    Senhores Promotores, nos ajudem...

  • Ana Paula Faria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Romilson, nós aqui em Cáceres, estamos abandonados, a merce da sorte e proteção de Deus.
    Pois este surto de dengue que esta acontecendo foi uma tragedia anunciada, pois já estamos em novembro, e ainda não foi feito o mutirão de limpeza, que era realizado, duas vezes por ano.
    Em minha casa fazem 04 meses que não passa o agente comunitário de saúde e nem menos o ambiental.
    Aqui ainda esta na fase de panfletos e conversa fiada, as pessoas estão morrendo, hospitais cheios sem vagas pra UTI, PAM, lotado, total desespero, e ainda o secretário de saúde, diz que não é necessário o fumace.
    A vigilancia sanitária, esta uma inerça, essa chefe é uma descomprimissada, as familias que tiveram perda, tem que procurador o Ministério Púbico, para denuncia-los, por crime, pois estão sabendo que existem mais mortes, e estão escondendo.
    O prefeito, só vive em Cuiaba, passeando.
    Por favor senhores promotores, nos ajudem, entrem nesta luta, pq senão não vai funcionar.
    Peço que incrimem este |Prefeito, secretário de saúde, e a tal da Arlene, por neglicencia.

  • julio brandao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a culpa sao de todos! dos vereadores a governador e principalmente da população que nao tem conciencia que o mosquito causa.

  • João Carlos Santana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por mais que seja dramática a situação -em quase todo o Estado- e por mais que se entenda a revolta dos amigos e familiares da professora falecida, não é razoável politizar até essa desgraça e querer colocar a culpa no prefeito Túlio Fontes. A dengue é uma epidemia terrível que tem matado gente em todo o país, e seu controle só virá com o envolvimento da população nas campanhas preventivas. Devem ser cobradas ações da Prefeitura e do Governo do Estado, mas também a população tem que fazer a sua parte. Não dá para querer tirar proveito da desgraça alheia, fazer política com a vida das pessoas é o fim do mundo.

  • PEDRO DA SAÚDE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CÁCERES TEVE UM DOS MENORES ÍNDICES DE DENGUE E ATÉ FOI REFERÊNCIA ESTE ANO ATÉ O MÊS DE SETEMBRO QUANDO COMEÇOU A CHOVER. ISSO FOI PORQUE A SECRETARIA DE SAÚDE TOMOU PROVIDÊNCIAS NO MUNICÍPIO.
    CÁCERES É HOJE A SÉTIMA CIDADE EM NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM MT. ANTES ESTÃO A CAPITAL, VG, RO, SINOP....
    MAS A SITUAÇÃO VAI MELHORAR MESMO QUANDO TODOS SE UNIREM PARA ENFRENTAR O MOSQUITO DA DENGUE. SÓ A SECRETARIA DE SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO VÃO RESOLVER SOZINHOS. LIMPEM OS QUINTAIS PARA QUE A TRISTE SITUAÇÃO DA MORTE DA PROFESSORA NÃO ACONTEÇA MAIS.

  • Cássio Cunha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Romilson, abrigado, por noticias, sobre nossa situação aqui em Cáceres.
    A Prefeitura e Vigilancia Sanitaria, tem omitido, dados da nossa real situação.
    Aqui já é caso de calamidade pública, e ainda não partiram para as ações de combate, ficam só na conversa.
    e muito revoltante, já tivemos vários obitos, e ficam omitindo nos dados que são enviados pra Cuiaba, pra dizer que esta tudo bem.
    Pura mentira, cambada de mentirosos, o caso aqui é gravissimo.
    Mas, agora o povo esta pagando pelo governo que tem em Cáceres.
    Fora Landim, fora Túlio, fora Arlene, de lugar para o que querem trabalhar.

Apoiado por deputados bolsonaristas

jose medeiros 400 curtinha   Um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro na Câmara, o deputado José Medeiros (foto), do Podemos, vem recebendo apoio na disputa ao Senado de vários parlamentares bolsonaristas. O chamado núcleo duro do presidente no Congresso Nacional está com Medeiros, entre eles os deputados...

Justiça barra ficha suja em Poconé

clovis martins 400   A Justiça Eleitoral barrou em Poconé o ex-prefeito Clovis Damião Martins (foto), considerado ficha suja. Está inelegível por oito anos. Filiado ao PTB, ele foi condenado pelo TCU por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa. Enquanto...

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marino enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...

Kalil, ausência e críticas de educadores

gilmar ferreira 400 curtinha   O candidato a prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) não foi a um evento realizado pelo Sintep para apresentar suas propostas aos técnicos e professores da educação básica. A ausência e sem apresentar justificativa deixou professores na bronca. O sindicalista...