Últimas

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008, 15h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Em carta, presidente do PSB devolve o Detran

  Documento entregue ao governador traz nome, sem assinatura, do próprio dirigente do órgão; Valtenir quer, em troca, a pasta de Ciência e Tecnologia

 O presidente estadual do PSB, deputado Valtenir Pereira, resolveu radicalizar. Em carta assinada nesta segunda e endereçada ao governador Blairo Maggi, ele oficializou a entrega da direção do Departamento Estadual de Trânsito, em caráter definitivo. O órgão é conduzido pelo próprio vice-presidente do partido, Teodoro Lopes, o Dóia. A decisão é polêmica. O nome de Dóia aparece no documento sem, contudo, este tê-lo assinado.

  A intenção de Valtenir é motivar o governador a nomear filiado de outro partido para a presidência do Detran e, por outro lado, compensar o PSB com a pasta de Ciência e Tecnologia, hoje sob Chico Daltro (PP). A estratégia é verticalizar, já que no governo Lula o PSB também comanda o Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2003.

  Na carta, o dirigente socialista destaca: "(o PSB) se coloca à disposição para contribuir com as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para Mato Grosso, ficando à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, com vista a promover a inclusão social, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida, estimulem a geração de emprego e renda e promovam o desenvolvimento sustentável, difundindo o conhecimento".

   Após elencar várias ações e projetos do PSB à frente do Ministério da Ciênica e Tecnologia, o deputado afirma que "é com o propósito de colaborar programaticamente com o governo Blairo Maggi que o PSB se coloca à disposição para gerir a Secretaria (...), verticalizando as ações do governo federal no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Mato Grosso, a exemplo do que ocorre com a Secretaria de Educação e com o Ministério de Educação, ambos ocupados pelo PT".

   Por fim, Valtenir Pereira avisa: "(...) a partir desta data a direção do Detran  fica fora da cota de participação do PSB no primeiro escalão do governo, retornando a uma posição de destaque dentro da administração estadual, caso seja contemplado com a Secitec".

  • Clique aqui e confira a íntegra da carta do PSB ao governador Maggi.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tenhe que acaba com essa palhaçada cada partido querendo comprar uma secretaria esta paracendo a feira do verdão - olha sec.de turismo vai p/o PMDB. Olha sec. de tecnologia vai p/ o PSB. Olha o chico daltro vai p/ a SEDER. E o DEM vai pegar oque????????????

  • Carvalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ow, Valtenir, que vergonha. Está agindo feito um menino mimado. E outra, quem falou que op Detran é seu? Pq não fica quieto em Brasília fazendo o seu trabalho, que aliás, até agora não apareceu? Se não quer ajudar a administração, pelo menos, vê se não atrapalha, né?

  • VALDENIR LUIZ PEREIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Debate responsável, com críticas construtivas, é bom para DEMOCRACIA.

    RELEMBRAR É BOM

    Segue abaixo notícia veiculado no JORNAL A GAZETA em abril de 2007, disponível em:
    MUDANÇA
    Maggi define Dóia para Detran

    Em meio à queda-de-braço entre Savi e Pagot, governador escolhe diretor de Habilitação para dirigir órgão; Sachetti deixa cargo na 2ª

    Teodoro Lopes, o Dóia, será novo presidente do Detran

    Auro Ida
    Da Redação

    O governador Blairo Maggi definiu pela indicação do diretor de Habilitação do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia, para assumir a presidência do órgão. Ele irá tomar posse na próxima semana, antes do chefe do executivo estadual viajar para os Estados Unidos, já que o atual presidente, Moisés Sachetti, irá deixar a função na próxima segunda-feira.

    A decisão de Maggi prestigia o deputado Mauro Savi (PR), líder do governo na Assembléia, e coloca fim a disputa pelo cargo como estava acontecendo nesta semana e ameaçava dividir a base de sustentação do seu governo. O presidente do MTGás, Helny de Paula, era um dos cotados para assumir o Detran e tinha apoio do secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot.

    Já o diretor Financeiro, Valmir Moraes, buscou apoio no DEM (ex-PFL) e, principalmente, do senador Jonas Pinheiro (DEM) para tentar suceder Sachetti na presidência. Ele também tinha a simpatia de Moisés Sachetti. No entanto, prevaleceu o entendimento feito entre Maggi e Savi, logo após as eleições de 2006, de que Teodoro Lopes assumiria o Detran.

    Na época, Sachetti era cotado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mas como o ministro da Agricultura, Reinold Stephannes preferiu escolher outro nome, Blairo Maggi acomodou ele na sua assessoria particular, dando a missão de manter o diálogo político com outros poderes.

    A indicação de Teodoro Lopes ficou ameaçada quando o deputado federal Valtenir Pereira vetou a ida de Mauro Savi para o PSB e não referendou a sua escolha. Pagot, que é uma espécie de porta voz do governo, chegou a anunciar que Lopes não iria mais assumir o Detran. Diante disso, Mauro Savi, segundo informações, fez várias gestões junto ao governador e conseguiu, nesta semana, que o acordo prevalecesse. Na última quarta, Blairo Maggi disse que não havia definido o substituto de Sachetti e afirmou que a sua opção iria ser técnica, porque o órgão "é complicado". Teodoro, que já teria sido comunicado que irá assumir a presidência do Detran, encaixa no perfil desejado pelo chefe do executivo estadual. Além disso, tem militância política e simpatia da maioria dos deputados estaduais.

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.