Últimas
Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008, 15h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Em carta, presidente do PSB devolve o Detran
Documento entregue ao governador traz nome, sem assinatura, do próprio dirigente do órgão; Valtenir quer, em troca, a pasta de Ciência e Tecnologia
O presidente estadual do PSB, deputado Valtenir Pereira, resolveu radicalizar. Em carta assinada nesta segunda e endereçada ao governador Blairo Maggi, ele oficializou a entrega da direção do Departamento Estadual de Trânsito, em caráter definitivo. O órgão é conduzido pelo próprio vice-presidente do partido, Teodoro Lopes, o Dóia. A decisão é polêmica. O nome de Dóia aparece no documento sem, contudo, este tê-lo assinado.
A intenção de Valtenir é motivar o governador a nomear filiado de outro partido para a presidência do Detran e, por outro lado, compensar o PSB com a pasta de Ciência e Tecnologia, hoje sob Chico Daltro (PP). A estratégia é verticalizar, já que no governo Lula o PSB também comanda o Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2003.
Na carta, o dirigente socialista destaca: "(o PSB) se coloca à disposição para contribuir com as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para Mato Grosso, ficando à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, com vista a promover a inclusão social, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida, estimulem a geração de emprego e renda e promovam o desenvolvimento sustentável, difundindo o conhecimento".
Após elencar várias ações e projetos do PSB à frente do Ministério da Ciênica e Tecnologia, o deputado afirma que "é com o propósito de colaborar programaticamente com o governo Blairo Maggi que o PSB se coloca à disposição para gerir a Secretaria (...), verticalizando as ações do governo federal no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Mato Grosso, a exemplo do que ocorre com a Secretaria de Educação e com o Ministério de Educação, ambos ocupados pelo PT".
Por fim, Valtenir Pereira avisa: "(...) a partir desta data a direção do Detran fica fora da cota de participação do PSB no primeiro escalão do governo, retornando a uma posição de destaque dentro da administração estadual, caso seja contemplado com a Secitec".
- Clique aqui e confira a íntegra da carta do PSB ao governador Maggi.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
tenhe que acaba com essa palhaçada cada partido querendo comprar uma secretaria esta paracendo a feira do verdão - olha sec.de turismo vai p/o PMDB. Olha sec. de tecnologia vai p/ o PSB. Olha o chico daltro vai p/ a SEDER. E o DEM vai pegar oque????????????
-
Carvalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ow, Valtenir, que vergonha. Está agindo feito um menino mimado. E outra, quem falou que op Detran é seu? Pq não fica quieto em Brasília fazendo o seu trabalho, que aliás, até agora não apareceu? Se não quer ajudar a administração, pelo menos, vê se não atrapalha, né?
-
VALDENIR LUIZ PEREIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Debate responsável, com críticas construtivas, é bom para DEMOCRACIA.
RELEMBRAR É BOM
Segue abaixo notícia veiculado no JORNAL A GAZETA em abril de 2007, disponível em:
MUDANÇA
Maggi define Dóia para Detran
Em meio à queda-de-braço entre Savi e Pagot, governador escolhe diretor de Habilitação para dirigir órgão; Sachetti deixa cargo na 2ª
Teodoro Lopes, o Dóia, será novo presidente do Detran
Auro Ida
Da Redação
O governador Blairo Maggi definiu pela indicação do diretor de Habilitação do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia, para assumir a presidência do órgão. Ele irá tomar posse na próxima semana, antes do chefe do executivo estadual viajar para os Estados Unidos, já que o atual presidente, Moisés Sachetti, irá deixar a função na próxima segunda-feira.
A decisão de Maggi prestigia o deputado Mauro Savi (PR), líder do governo na Assembléia, e coloca fim a disputa pelo cargo como estava acontecendo nesta semana e ameaçava dividir a base de sustentação do seu governo. O presidente do MTGás, Helny de Paula, era um dos cotados para assumir o Detran e tinha apoio do secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot.
Já o diretor Financeiro, Valmir Moraes, buscou apoio no DEM (ex-PFL) e, principalmente, do senador Jonas Pinheiro (DEM) para tentar suceder Sachetti na presidência. Ele também tinha a simpatia de Moisés Sachetti. No entanto, prevaleceu o entendimento feito entre Maggi e Savi, logo após as eleições de 2006, de que Teodoro Lopes assumiria o Detran.
Na época, Sachetti era cotado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mas como o ministro da Agricultura, Reinold Stephannes preferiu escolher outro nome, Blairo Maggi acomodou ele na sua assessoria particular, dando a missão de manter o diálogo político com outros poderes.
A indicação de Teodoro Lopes ficou ameaçada quando o deputado federal Valtenir Pereira vetou a ida de Mauro Savi para o PSB e não referendou a sua escolha. Pagot, que é uma espécie de porta voz do governo, chegou a anunciar que Lopes não iria mais assumir o Detran. Diante disso, Mauro Savi, segundo informações, fez várias gestões junto ao governador e conseguiu, nesta semana, que o acordo prevalecesse. Na última quarta, Blairo Maggi disse que não havia definido o substituto de Sachetti e afirmou que a sua opção iria ser técnica, porque o órgão "é complicado". Teodoro, que já teria sido comunicado que irá assumir a presidência do Detran, encaixa no perfil desejado pelo chefe do executivo estadual. Além disso, tem militância política e simpatia da maioria dos deputados estaduais.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga