Últimas
Domingo, 08 de Junho de 2008, 07h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Em Cuiabá, mais 2 vereadores vão ser cassados
Parecer do MPE pede cassação de Lutero Ponce e de Eden Capistrano e a absolvição do suplente Dilemário Alencar
Dos 478 processos por infidelidade partidária protocolados no TRE, 61 foram julgados e 110 extintos, restando até agora 309, dentre eles os que devem resultar na perda dos mandatos dos vereadores cuiabanos Lutero Ponce (PMDB), presidente da Câmara, d Éden Capistrano (PSDB), além do suplente Dilemário Alencar (PTB). O TRE já cassou 35 parlamentares, sendo 34 vereadores e o deputado Walter Rabello, que conseguiu uma liminar junto ao TSE para se manter no cargo até a publicação do acórdão que acontece nesta segunda (9).
Lutero Ponce foi eleito pelo PP com 3.520 votos, mas em setembro de 2007 migrou para o PMDB. Pela regra pró-fidelidade a data permitida para troca de partido era até 27 de março. O TRE não te maliviado os infiéis. Até agora somente 21 foram absolvidos, entre eles os vereadores por Cuiabá, Chico 2000 (PR) e Helny de Paula (PR), que está licenciado para ocupar o cargo de presidente da MTGás. Ambos trocaram o PPS pelo PR, mas antes de março do ano passado. Já Deucimar Silva, que saiu do DEM e foi para o PP, acabou cassado. A suplente Márcia Campos (DEM) já ocupa sua cadeira desde esta sexta (6).
O parecer do Ministério Público é pela cassação de Lutero e de Capistrano. No caso do peemedebista, curiosamente a vaga ficaria com o quinto suplente Ali Veggi (PP), porque foi o único da fila que não trocou de sigla. Aliás, foi o próprio Veggi quem pediu no TRE a perda do mandato de Lutero.
Éden Capistrano (PSDB) também está na berlinda. Ele se desfiliou do PSB em 02 de outubro de 2007 e está no PSDB. Ex-secretário de Meio Ambiente da Capital, ele acabou entrando na lista dos infiéis. Caso Capistrano seja cassado, como deseja o MPE, a cadeira ficaria com Dilemário, desde que este seja absolvido, conforme propõe a Procuradoria Regional Eleitoral, já que o suplente deixou o partido de origem (PSB) antes da entrada em vigor da regra do TSE. (Alline Marques)
Parlamentares que perderam mandato por infidelidade
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Dilemario quer voltar pra que ? Não fez nada na oportunidade que teve quando assumiu ... um zero a esquerda !!! Tô fora ...
-
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
TINHA QUE CASSAR TODOS.
-
valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Segundo comentários de bastidores,,o vereador Lutero foi para o lado do partido do Governador na tentativa ou promessa de que este,com sua influÊncia,conseguiria mantê-lo no cargo.Será?
-
Cida galvão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu Cida quero esperar sentada, ´duvido que esses dois serão cassados. Esse Lutero já fechou acordo com a turma da botina p. não ser cassado nós pobres mortais sabemos como funciona esse TRE, só p. a ralé cabe o rigor da lei, aos demais as benécias da lei.É uma vergonha se esses dois não forem cassados, e os mesmos estão esperando entrar o período eleitoral, pois segdo a imprensa qdo começar ñão serão mais apreciados os pedidos de cassação dos infiéis. É ver p. crer.
-
Marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mas a vaga não é do partido??? Então, em caso de cassação do mandato do Eden, o Dilermário não poderia assumir, pois o mesmo está no PTB.
ABRA O OLHO PSB!!! -
Ana Maria Petrusquini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E ai TRE qdo sairá a cassação do Lutero e do Éden? o povo tá ansioso por justiça. Ou vcs irão ficar desmoralizados?
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga