Últimas

Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2009, 14h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CÂMARA DE CUIABÁ

Em decisão inédita, vereadores cassam mandato de Ralf


Após sucessivos escândalos e de virar até motivo de piada, Ralf Leite (PRTB) perde o cargo de vereador

   Após quase seis horas de sessão e sob protestos, o vereador por Cuiabá, Ralf Leite (PRTB), enfim, perdeu o mandato. A votação, concluída às 14h47, apontou placar de 16 votos a dois. Com a perda do mandato de Ralf, assume Antonio Cesar da Silva (PRTB), o Totó Cesar, que teve 3.045 votos. Ralf é o primeiro vereador da história da Câmara de Cuiabá a ser cassado por quebra de decoro parlamentar. A Casa tem 282 anos.  

   Antes de perder o cargo, o vereador tentou inúmeras “manobras” jurídicas para arquivar e suspender as investigações da Comissão de Ética da Casa. Com uma liminar expedida pela desembargadora do TJ, Clarisse Claudino, por exemplo, conseguiu protelar a votação do relatório para o segundo semestre. Nesta segunda (3), ingressou com novo recurso no TJ, mas dessa vez o pedido foi negado.

   Com fama de brigão, Ralf foi eleito para exercer o primeiro mandato em outubro de 2008, após várias tentativas frustradas de conquistar uma cadeira no Legislativo e, inclusive, na Assembleia. O envolvimento em sucessivas confusões virou motivo de piada, com citações em peças teatrais, pichações de muro e protestos, principalmente de mulheres que se dizem indignadas com a denúncia de espancamento feita pela ex-namorada dele. 

   O inferno astral de Ralf começou em 6 de fevereiro, quando foi flagrado por dois policiais militares em ato sexual com um travesti menor de idade, na região do Posto Zero, em Várzea Grande. Na ocasião, o vereador teria usado da prerrogativa de exercer cargo público para intimidar os PMs, crime que lhe custou o cargo no Legislativo. No inquérito, foi indiciado por exploração sexual e atentado violento ao pudor. Além desses crimes, o MPE denunciou o vereador por falsificação de documento, desacato à autoridade e corrupção ativa por ter tentado subornar os policiais. Também pede indenização para a reparação dos danos morais sofridos pelo menor - saiba mais aqui.

   O segundo escândalo envolvendo Ralf foi protagonizado pela manicure Maria José Aparecida (33). Ela prestou queixa-crime contra o vereador Domingos Sávio (PMDB), relator do processo contra Ralf, por suposta omissão de socorro e exposição a risco de morte. O episódio ocorreu no Lago de Manso, em Chapada dos Guimarães, em 5 de janeiro deste ano. Ao final das investigações, os indícios demonstravam que Ralf “armou” para Sávio e a queixa foi arquivada. As amigas de Maria José, Mayara Nascimento Federici e Suelen Célia Figueiredo, que também participaram do passeio no lago, atestaram que a manicure embolsou R$ 600, oferecidos por Ralf, para fazer um Boletim de Ocorrência contra Sávio - veja mais aqui.

   Não bastasse, a ex-namorada de Ralf, Cristina Gentil, denunciou o vereador por espancamento. Nesse inquérito, ele foi indiciado, inclusive, por tentativa de homicídio - leia mais aqui. (Andréa Haddad e Patrícia Sanches)

Votaram pela cassação (16)...
Antônio Fernandes (PSDB)
Adevair Cabral (PDT)
Chico 2000 (PR)
Deucimar Silva (PP)
Domingos Sávio (PMDB)
Everton Pop (PP)
Francisco Vuolo (PR)
Ivan Evangelista (PPS)
Leve Levi (PP)
Lúdio Cabral (PT)
Lueci Ramos (PSDB)
Pastos Washington (PRB)
Paulo Borges (PSDB)
Professor Néviton (PRTB)
Roosivelt Coelho (PSDB)
Toninho de Souza (PDT)
...pela absolvição (2)...
Ralf Leite (PRTB)
Lutero Ponce (PMDB)
...e abstenção (1):
Júlio Pinheiro (PTB)

(16h) - Advogado promete recorrer da decisão de vereadores de cassar mandato de Ralf

Alfredo Gonzaga   O advogado Alfredo Gonzaga anunciou, nesta quinta (6) à tarde, que vai recorrer da decisão do plenário da Câmara de cassar o mandato de Ralf. “Não vamos acatar isso”, reagiu. Ao deixar o plenário, onde fez a defesa oral do cliente, Gonzaga reafirmou que a votação foi inconstitucional por ter sido aberta. Segundo ele, a Constituição determina que seja secreta. “Essa sessão vai ser anulada”, disse.

   Ele ainda não definiu, porém, a data e a instância em que vai ingressar com o recurso. “Preciso analisar o processo para ver quais serão os próximos procedimentos”. O advogado voltou a sustentar que houve falhas no processo instaurado pela Comissão de Ética. Também disse que a Justiça ainda não julgou todos os recursos de Ralf no processo em que o vereador foi indiciado por exploração sexual e atentado violento ao pudor. “Não sei qual exatamente será o remédio jurídico que vou utilizar, mas vamos contestar a condução do processo e acredito que o Ralf irá voltar”. 

   Em plenário, Gonzaga disse que não há como provar o crime de exploração sexual. "Nunca houve pedofilia. O adolescente nunca disse que teve felação com Ralf. Só estavam juntos, mas isso não é exploração sexual".

   Em resposta às críticas, o relator da Comissão Processante que investigou Ralf Leite, vereador Domingos Sávio (PMDB), disse não acreditar na possibilidade da decisão ser revertida na esfera judicial. “A Comissão de Ética cumpriu o seu dever e acredito que não há brecha para recurso”. Ele criticou Alfredo Gonzaga por não ter discutido, antes da sessão desta quinta, o envolvimento de Ralf com o travesti menor de idade. “Pela primeira vez o Alfredo decidiu discutir o assunto em si e afirmar que não houve ato sexual. Isso deveria ter sido discutido antes pela defesa”, avaliou. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (30)

  • jl | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LUTERO PONCE APRONTA, APRONTA E APRONTA, MAS NÃO DA NADA, ESSE AI COM UM ROLINHO DE NADA JÁ CASSARÃO ELE, E O LUTERO E FAMILIA QUE FEZ UM ROMBO E ATÉ AGORA NÃO DEU NADA, CADÊ A JUSTIÇA?

  • dado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É ISSO AI VEREADORES PARABÉNS PELA ATITUDE. AGORA VAMOS PARA O PROXIMO CAPITULO DA NOVELINHA DO MATO GROSSO CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA...RSRSRS VOU CONTINUA ASSISTINDO...

  • Marli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    ESSA FOTO, REFLETE O MOMENTO DE RALF, CRUCIFICADO - ATÉ PARECE O CRISTO REDENTOR.
    PARABÉNS AOS FOTOGRAFOS

  • Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este foi o efeito da votação em aberto, ninguém pôde ficar em cima do muro, com a população toda ali vendo. Parabéns ao povo cuiabano e aos manifestantes que não fizeram vistas grossas e fizeram pressão nos vereadores, para que estes fossem fiéis aos eleitores. Mesmo Leve Levi, que estava doidinho pra absorver Ralf. teve que mudar suas intenções. Que papelão, Professor! Um Homem não pode negociar sua honra e dignidade!

    Não sei se a cassação vai durar, já que tem alguma coisa sobre votações secretas na constituição, mas a população cuiabana já pode se considerar vencedora por mostrar que não aceita mais o desrespeito e molecagem por parte dos políticos. Que sirva de exemplo!!

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já vai tarde! agora só falta o Lutero.

  • sandra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    até que fim cassaram esse filhinho de papai ....
    parabéns aos vereadores que votaram a favor
    e uma pena que ele tem papi que banca ele , mas o certo era ele pegar na enchada e trabalhar para aprender dar valor nas pessoas

  • Messias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que venha Lutero.........

  • Fernanda Travassos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha o sujo do Lutero votou pela absolvição do mau lavado !!!

  • jose humberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Infelizmente isso tudo foi só balela, vou explicar:
    1. A Câmara cassa Ralf Leite por votação aberta, contrariando a Constituição Federal. Tá na cara que os nobres vereadores quiseram assim por 2 motivos: Um porque contentaria a sociedade, e outro porque sabem que devido a opção da votação que eles escolheram o RALF consegue uma liminar e continua no mandato (= caso de Chica Nunes).
    2. Os vereadores ficarão com o discurso de que fizeram a parte dele e a justiça derrubou a decisão.
    3. Isso acaba sendo uma pizza fechada, que se chama de Calzone.
    Por ai vai o brasil de samba e pandeiro, descendo a ladeira.........................
    Veremos os próximos capítulos...........

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A votação foi a que nós eleitores já esperávamos.

    LUTHERO prometeu para RALF votar contra a cassação para que no futuro, caso o RALF não fosse cassado, votaria a favor do mesmo, dançou, principalmente perante a opinião pública, que agora vai buscar a todo o custo a punição do ex-presidente por desvio de mais de 7 milhões de reais do nosso dinheiro.

    JÚLIO PINHEIRO tá comprometido e com medo de que os seus podres venham a tona, e o RALF deve saber de muitos, votou pela abstenção.

    Agora vamos esperar que o LUTHERO tenha o mesmo destino, cassação e devolução ao erário público de tudo o que foi desviado, e uns anos em cana pra aprender....

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.