Últimas
Segunda-Feira, 01 de Janeiro de 2007, 11h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Em discurso, Lutero fala em ética e transparência
Com uma hora de atraso, o vereador Lutero Ponce (sem partido) tomou posse nesta segunda na presidência da Câmara de Cuiabá, numa sessão solene com cerca de 300 convidados. Começou às 10 horas. Ele discursou por 25 minutos. Falou de sua trajetória e entrou em detalhes da vida pessoal. Revelou que foi um filho peralta e acabou, inclusive, sendo mandado pelos pais para um internato em Lins (SP), onde permaneceu por 4 anos. Foi garimpeiro, pecuarista e 'quebrou' financeiramente quando adotou a agricultura como profissão. Depois falou da experiência de montar uma mineradora na Libéria, país da África Ocidental. "Trabalhei lá mais por um ano para recuperar o que a lavoura me tomou. Mas a África me ensinou", conta o novo presidente do legislativo cuiabano, que passa a controlar um orçamento mensal de R$ 1,2 milhão.
Lutero lamentou a morte da mãe Suely e destacou, após fazer confusão com datas, que resolveu permanecer em definitivo em Cuiabá, a partir de março de 98, quando o então governador Dante de Oliveira o convidou para ser o diretor-administrativo e financeiro do Instituto de Metrologia do Estado (Imetro-Imeq). No governo Rogério Salles (2002) passou ao cargo de superintendente do Imetro. "Espero repetir na Câmara o que fiz no Imetro, que fiscaliza tudo. O mandato de vereador é difícil, mas vamos agir com ética e transparência", prometeu Lutero Ponce, eleito em 2004 com 3.520 votos pelo PP.
Em nenhum momento do discurso Lutero, que deixa o cargo de primeiro-secretário da Mesa para assumir a presidência, fez referência às acusações sobre atos de improbidade na Câmara. Apesar disso, pronunciou, por duas vezes, as expressões "transparência" e 'lealdade" e "ética".
O parlamentar defendeu fortalecimento do legislativo e pediu apoio do prefeito Wilson Santos, que estava presente à sessão, no respaldo aos pleitos dos vereadores. "São os vereadores que estão próximos do povo. Esperamos ter um espaço maior na imprensa para divulgarmos as ações, as indicações e com muita responsabilidade". Lutero afirma que passa a comandar a Câmara até 31 de dezembro de 2008 com um único objetivo: "melhorar a qualidade de vida da população".
Disse que a Câmara tem sido atuante. Citou, como espécie de prova dos trabalhos o fato de quatro vereadores terem sido eleitos nas urnas de 2006 a outros cargos eletivos (Walter Rabello, Chica Nunes e Guilherme Maluf como deputados estaduais e Valtenir Pereira como deputado federal). Lutero elogiou a antecessora Chica Nunes, para quem foi fundamental para a conquista do espaço da Câmara, que antes era ocupado pela Assembléia Legislativa, e enfatizou que o governador Blairo Maggi agiu com inteligência ao recuar e ceder o prédio para o funcionamento do legislativo cuiabano.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga