Últimas

Domingo, 13 de Abril de 2008, 16h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

MEIO AMBIENTE

Em eleição de núcleos, deputado recebe repúdio


Agropecuarista e deputado Ademir Brunetto pediu queda da ministra Marina e é repudiado por colegas do próprio PT
Foto: Ronaldo Mazza

  Em reunião neste domingo na UFMT, em Cuiabá, petistas elegeram 5 secretários para conduzir conselhos setoriais e, de quebra, aprovaram uma Moção de Repúdio ao deputado estadual Ademir Brunetto, do próprio PT. Os filiados se mostraram revoltados com a posição do parlamentar em se aliar ao governador Blairo Maggi e a madeireiros nos ataques à gestão ambiental do governo federal.

   Agropecuarista em Alta Floresta, Brunetto chegou a encaminhar uma carta ao presidente Lula em defesa da queda da ministra Marina Silva e do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, por causa das medidas que restringiram ação de municípios de Mato Grosso na lista de "desmatadores" da Amazônia Legal - leia mais aqui.

   No encontro, os militantes aprovaram, por outro lado, uma Moção de Apoio à ministra Marina. Entendem que ela está fechando o cerco contra os crimes ambientais. Quem puxou essa discussão foi Zito Portela, da corrente Utopia e Vida, liderada pelo ex-deputado Gilney Viana, que foi secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Portela se elegeu secretário do Meio Ambiente da Executiva do partido e terá direito de indicar delegado para o encontro nacional do PT. Cada representante de núcleo tem assento na Executiva Estadual com direito a voz, mas não de voto.

   No núcleo Agrário foi eleito Salvador Sotero, ligado ao deputado licenciado e secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes. A secretaria de Mulheres ficou com Jusci Rondon. Ela pertence à Articulação de Esquerda, corrente que congrega o ex-presidente do PT de Cuiabá e o atual dirigente, respectivamente, Jairo Rocha e Vilson Aguiar. Na Educação, as discussões serão conduzidas agora pela sindicalista Cida Cortêz, da Subsede do Sintep de Várzea Grande. Cida pertence à Unidade na Luta, facção dos deputados Carlos Abicalil, Ságuas e Alexandre Cesar. A secretaria que cuida de questões raciais não elegeu delegado, mas  definiu um grupo com 5 petistas, sob a liderança de Ângela Maria.

   Pela programação, o encontro deste domingo encerraria à noite com uma conferência sobre comunicação. Estavam na pauta temas como comunicação do PT, diagnóstico do atual modelo partidário no país, novos desafios tecnológicos com ênfases aos sites e, por fim, como construir um sistema de comunicação do partido.

(Às 17h30) - Brunetto contesta repúdio do seu partido

   Ademir Brunetto contestou, em nota, a moção de repúdio emitida por seus colegas de partido que se mostraram revoltados com a posição do parlamentar em solicitar ao presidente Lula, por meio de carta, a demissão da ministra do Meio Ambiente Marina Silva e do diretor do Inpe, Gilberto Câmara. Segundo o deputado, a ministra e o diretor tomaram medidas radicais contra o setor produtivo do Estado de MT, baseado em números inverídicos e que foram contestados pelo governador do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e posteriormente acatados pelo Inpe.

   Brunetto diz não concordar com a defesa cega e partidária pois acredita que quem erra tem que assumir a responsabilidade e pagar por seus erros e, numa referência ao presidente Lula, emendou: “temos que fazer o correto, mesmo que cortando na própria carne”. Observa que "os dados falaciosos provocaram grande desgaste da imagem dos municípios atingidos pelo Decreto 6321/07 e do Estado como um todo, e por isso a punição mínima seria a demissão dos responsáveis".

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Sergio Garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    UMA VERDADEIRA PIADA.O Blairo eu sempe foi garoto de recado do Bezerra vir com uma conversa dessa......Vamos voltar no tempo: blairo produtor e bezerra senador...alguma coisa a acrecentar govenador?
    ALGUMA COISA DA SUDAM????

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já era hora de impor um limite às ações de alguns produtores e madeireiros que sempre abusaram da floreta, sabendo que estavam contra a lei.
    A ministra nada mais fez do que colocar um basta. E desse momento em diante provocar essa atual discussão, que é saudável e necessária. Sabemos que as coisas ainda vão demorar para ficar estaveis, mas pelo menos sabemos que hoje muitos estão compromissados com essa questão, não estão fazendo discurso apenas.

  • Campos Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUERO ME SOLIDARIZAR COM O DEPUTADO BRUNETTO, QUE AGIU DENTRO DOS PARÂMETROS DA LÓGICA E COM ARGUMENTOS SÓLIDOS AO CRITICAR A GESTÃO DA MINISTRA MARINA SILVA. HOUVE ERROS NA QUESTÃO DOS DADOS DO INPE E DO DECRETO BAIXADO PELO GOVERNO FEDERAL E O SETOR PRODUTIVO DE MATO GROSSO ESTÁ SE INVIABILIZANDO. COM TODO O RESPEITO AO PT, O DEPUTADO ESTÁ CORRETO.

    CAMPOS NETO, DEPUTADO ESTADUAL LICENCIADO

  • celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse deputadozinho e fraco e deputado catapora so da uma veiz..

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

MAIS LIDAS