Últimas

Sábado, 26 de Setembro de 2009, 11h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

SAÚDE PÚBLICA

Em meio ao caos, MP instaura inquérito contra Santos

   O Ministério Público instaurou inquérito civil contra a Prefeitura de Cuiabá para apurar se o município possui um plano de ação para prevenir interrupções nos serviços públicos de saúde caso o pedido de demissão em massa dos médicos se concretize. O inquérito foi aberto pela Promotoria de Justiça da Cidadania de Cuiabá depois que os mais de 70 médicos, que assinaram pedido de demissão, anunciaram que a partir desta semana não vão mais trabalhar.

   A lista foi entregue no início do mês. À época, o prefeito Wilson Santos (PSDB)  pediu um prazo de 15 dias para apresentar uma contra-proposta à classe, mas como as negociações não avançaram, os médicos decidiram cumprir as demissões. Assim, apenas os concursados vão continuar atendendo. Segundo levantamento do Sindmed, existe apenas um médico efetivo para cada plantão o que deve provocar um colapso do atendimento público municipal. 
 
   De acordo com o promotor de Justiça, Alexandre de Matos Guedes, a população de Cuiabá corre o risco de ficar sem atendimento nas unidades de saúde básica e no Pronto Socorro. “Os usuários do SUS já sofrem com as restrições ao acesso dos serviços. Se as demissões se confirmarem, o PS, que é a única porta de entrada aos serviços públicos de urgência e emergência da Capital, não prestará nenhum tipo de atendimento”, argumenta Guedes.
 
   Segundo o MP, além da paralisação da categoria médica, existe a anunciada reforma do Pontro Socorro que também pode colocar em risco o atendimento da população. Além da solicitação das informações sobre as providências que serão tomadas no caso da paralisação geral dos médicos, o promotor exigiu que a Secretaria de Saúde, sob Luis Soares, apresente o lotacionograma completo de todos os médicos que prestam serviços ao município. O documento deve detalhar qual serviço presta, tipo de vínculo e data de ingresso no serviço público.
 
   O MP solicitou também informações a respeito de como será o atendimento à população durante a reforma do PS. Soares terá que detalhar quais unidades ficarão responsáveis pelo tratamento e internação dos cuiabanos, como serão feitas as cirurgias e internações nas UTIs e quais serviços deverão ser contratados por meio de convênios com instituições particulares para atender a demanda. O inquérito foi encaminhado também à Procuradoria da República e ao Ministério Público de Contas do Estado tomem as devidas providências. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • VILSON EMANUEL CORREA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    POXA! ATÉ QUE ENFIM O MINISTERIO PÚBLICO COBROU DO PREFEITO ALGUMA COISA ... ESSSE CAOS NA SAUDE DE CUIABÁ É MÁ GESTÃO E DESVIO DE DINHEIRO. FALA SÉRIO! GASTAR 5 MILHÕES COM REFORMA DE PRONTO SOCORRO. QDO NÃO SE CONSEGUE ADMINISTRA-LO. O MP DEVE INVESTIGAR A LICITAÇÃO E SE A OBRA CUSTARA ESSE DINHEIRO TODO. OLHO VIVO CAVALO NÃO SOBE ESCADA ......A HISTORIA DO PAC NÃO DEU PRA DIGERIR NÃO.

  • joão alves e marina alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sou advogado e tenho uma filha médica. Pelo que ela me conta as coisas estão sendo bastante distorcidas na saúde em cuiabá.
    Mesmo não tendo procuração pra defender o prefeito wilson santos e nem é isso que pretendo, temos que compreender algumas verdades. a primeira delas é que todo prefeito, com raríssimas exceções, quer fazer o máximo e em todas as áreas da administração pública. no caos do prefeito WS ele quer continuar a sua vida pública e por isso é lógico que está se esforçando pra resolver o problema.
    mas o que poucos sabem é que a saúde pública, o SUS, é de competência dos três entes da federação (município, estado e união federal). Resta saber então se o município está fazendo a sua parte, aplicando os mínimos 15% que a lei determina, se o estado cumpre com os 12% (a folha de s.p. diz que MT não cumpre) e se a união faz mesmo a sua parte (aí é mais fácil saber, já que o brasil é campeão mundial de gripe suína, de dengue..., caiu pra n.70 no ranking dos países que investem na saúde da população, segundo a OMS. e isso o próprio ministro da saúde já admitiu).
    a verdade é que o problema é estrutural em todo o país e é necessário que cada ente da federação faça a sua parte.
    estamos torcendo pra que as coisa melhorem na saúde em cuiabá, mas sozinho nem W.S. e nenhum outro prefeito conseguirá. é hora de rever o chamado pacto federativo, os municípios terem mais recursos e a união federal fazer a sua parte que até hoje não está definida. A pec 29 pode ser de grande ajuda pra melhoria na saúde.

  • augusto da LX | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A saude vai mal é bem verdade mas cade a responsabilidade do Estado? Cuiaba não é resonsabilidade só da prefeitura não pense nisso povo

  • marilia de Dirceu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É lamentavel atitudes de governantes despreocupados com o minimo do ser humaa, que é viver, respirar que seja.
    Coloar vidas em riscos apenas por uma estrategia politica né Sr.Wilson Santos? . O prefeito quer fechar o pronto socorro pra um reforma (tardia) sabendo que mesmo pronto socorro atente Cbá e região, assim pode[a colocar culpa no governo estadual . Masuma das suas presepadas já caracteristica adquirida no seu plano de governo. ABRAM OS OLHOS

  • bete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Saúde do municipio esta nessa situação porque os butinudos do Governo do Estado não esta fazendo nada para a Saúde do Estado,sendo assim sobregarrega o HOSMC,esse Butinudo só soube entregar p/os Municipios Ambulância c/3 lugares e jogar a população do interior na casa de apoio e assim vão totos p/o Hospital pronto Socorro e a p/as Policlínicas,o Estado onde fica?tem pessoas que são cegas e não enxergam isso só fica Metendo pau na Prefeitura,esse Vereadorzinho de Lúdio Cabral envéz de Cobrar o Ente Federal não fica fazendo politicagem,não podemos aceitar isso população vamos cobrar esse Governo do Estado que está impune(butinudo faça a sua Parte)

  • leo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VIX NOSSA,
    ATÉ PARECE QUE O SECRETARIA VAI RESPONDER TODOS OS QUESITOS EXIGIDOS PELO MP, COITADO DO HOME, POIS NAO ENTENDEU ATÉ AGORA NEM O PEDIDO DE DEMISSAO, QUEM SERÁ QUE VAI INTERPRETAR ESTE TESTO PRA ELE? SERÁ O CHAPOLIM COLORADO? EHEHEHEHEEHEHEHEH

    É REALMENTE UMA PENA UMA SECRETARIA TÃO IMPORTANTE, NAS MAOS DE UM HOMEM TÃO INSIGNIFICANTE.

    ACORDA POVO CUIABANO, ALO O.....

  • leo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BETE,
    ACHO QUE UM CHICLETS MASTIGADO, TEM MAIS NEORONIOS QUE VOCE
    AFINAL SE O GOV. NAO FAZ NADA, E O TEU WILSOM FAZ TUDO,
    ENTÃO PORQUE ELE PAGA SÓ 800,00 DE SALARIO AOS MEDICOS, SENDO QUE O RESTANTE, É REPASSE DO GOVERNO
    VC SABIA DISSO?
    NAO DEFENDA PORCARIA, POIS ,,,DIGA COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ES.

  • jota ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARA LEITORA BETE , VC ASSASINOU O PORTUGUES, VC DEVE MORAR EM OUTRA CIDADE OU ESTA LEVANDO ALGUM DESSE PREFEITO , TO CANSADO DE ESCREVER DE : ESCÂNDALO DO PAC-PRONTO SOCORRO EM CAOS - ETA TIJUCAL PARADA -FALTA DE AGUA NOS BAIRROS - BURACOS POR TODA CIDADE - LIXO EM TODA A CIDADE E VC ACHA QUE O GOVERNADOR É O CULPADO , Á SÓ ´PRA LEMBRA ELE CONSTRUI ATÉ HOJE 40 MIL CASAS , NÃO ENUMERAR MAS ACHO QUE ELE PODERIA SIM TER FEITO MAIS POR CUIABÁ , MAIS TEM UM PEQUENO PROBLEMA DAR DINHEIRO PRA PREFEITURA NÃO É CERTEZA E BOM USO , NÃO SE SABE SE SERÁ APLICADO DEVIDAMENTE VEJA 238 MILHÕES DO PAC SE POLICIA FEDERAL NÃO PEGA QUANTO SERIA LEVADO NAMÃO GRANDE O PROBLEMA DA PREFEITURA HOJE SE CHAMA GESTÃO SÃO INCOMPETENTES PRA GERIR DINHEIRO PÚBLICO POR ISSO VIVEMOS NO CAOS PARA DE PROCURAR CULPADOS QUANDO WILSOM GANHOU AS ELEIÕES ELE JÁ SABIA QUE NÃO TIHHA HOSPITAL ,E MESMO ASSIM DIZIA QUE RESOLVERIA OS PROBLEMAS DA SAÚDE E DA CIDADE PAREMOS DE AGIR COM CORAÇÃO VAMOS AGIR COM A RAZÃO ESSA PREFEITURA EM 6 ANOS DE GESTÃO EMPLACOU INCOMPETENCIA DESCASO COM A POPULAÇÃO E BRINCADEIRA COM O BEM PÚBLICO .

  • JOTA RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Elton | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora vamos ver até que ponto vai a intransigência e teimosia dos nossos gestores. O prazo de 30 dias para a saída dos médicos está terminando, o que a lei exige foi cumprido, mas nenhuma ação foi tomada. Como pode um médico apenas no plantão do PS dar conta do recado? ou será que algum iluminado jurista da cidade vai conceder liminar obrigando um médico demissionário e com aviso prévio cumprido permanecwer trabalhando. À força? A escravidão foi abolida há mais de 100 anos. Agora não existe mais ninguém dando força ao Sr. Alcaide para ele submeter essa classe mercenária de médicos. onde estão as contratações que ele disse que faria? Cade a mão de obra fácil e barata que o Sr. Luis Soares cansou de se referir à classe médica? (médico é fácil, tem em todo lugar e é barato). E a população está aí, com duas epidemias batendo a sua porta e sem assistencia médica nenhuma. O que o povo não sabe é que para a administração municipal esse movimento é extremamente econômico, está se gastando menos com saúde, eles estão economizando às custas de vidas alheias. Estão torcendo para uma intervenção (financeira, lógico) do estado ou do governo federal, liberando mais recursos. Vamos abrir os olhos e cobrar dos verdadeiros responsáveis uma saúde pública decente....Com certeza a esta hora o Sr. Alcaide está em alguma cidade do interior fazendo sua campanha pra 2010, enganando mais alguns eleitores incautos....

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...