Últimas
Domingo, 09 de Setembro de 2007, 07h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Em sessão secreta, 3 senadores são pró-Renan
Serys, Jaime e Jonas devem votar pela absolvição de Calheiros
Os três senadores mato-grossenses - a petista Serys Marly e os democratas Jaime Campos e Jonas Pinheiro -, devem votar pela manutenção no cargo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A sessão secreta que definirá o destino do parlamentar está marcada para quarta (12), às 10h. Os senadores por Mato Grosso têm sido aos assessores que são partidários e, por isso, vão seguir orientação de suas legendas. Do total de 81 senadores, qualquer seja a tese vencedora (manter ou não Renan na presidência)), são necessários 41 votos.
De acordo com o site do Senado, Democratas, PSDB e Psol detêm apenas 31 cadeiras na Casa, isso se não houver deserções. As maiores bancadas aliadas (PT, PMDB), sozinhas, somam outros 31. No meio do caminho estão PR, PC do B, PDT, PP, PSB e PTB: todos integrantes, em maior ou menor escala, do primeiro escalão da gestão Lula.
Renan é acusado de pagar contas pessoais por meio de um lobista da construtora Mendes Júnior. Os pagamentos teriam sido feitos para a jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha de 3 anos. Pesam também contra ele suspeitas de ter utilizado laranjas na compra de empresas de comunicação em Alagoas e de ter negociado vantagens em transação com a cervejaria Schincariol.
Apesar do PT não ter fechado questão para votar, Serys tem sinalizado no sentido de absolver o presidente do Senado. Quando o Conselho de Ética aprovou o relatório contra Renan, integrantes da bancada petista foram favoráveis à cassação, sendo eles Eduardo Suplicy (SP), Augusto Botelho (RR) e João Pedro (AP). Entretando, o próprio Suplicy já dava declarações em tom mais brando sobre o caso na última semana, depois que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) decidiu encaminhar o processo à Mesa Diretora.
A sessão deve ser fechada devido ao artigo 197 do Regimento Interno da Casa. O documento determina sessões sigilosas obrigatoriamente, quando o Senado tiver de se manifestar sobre os seguintes casos: declaração de guerra, acordo sobre a paz, perda de mandato ou suspensão de imunidade de senador durante o estado de sítio e escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente.
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Maria do Carmo Silva de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pelo nível dos comentários feitos neste site fica claro que o povo não é mais o mesmo.
O POVO ESTÁ DE PARABÉNS!!!
Acompanhando e enentendo as armações da política e dos políticos.
OS POLÍTICOS QUE SE CUIDEM...tratem de entender o povo, porque tjá está entendendo as artimanhas dos políticos. As mascaras estão caindo. -
caroço da pracinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
EU NÃO ACREDITO QUE ISSO É NOVIDADE PRA ALGUEM. NÃO PRECISA DE NENHUMA BOLA DE CRISTAL PARA ADIVINHAR QUE A POSIÇÃO DA BANCADA DE MT SERIA ESSA. É CADA UM DEFENDENDO O SEU INTERESSE, E O PIOR DE TUDO, É QUE TEM O NOSSO AVAL, QUE FOI DADO NAS URNAS. AGORA SÓ RESTA CHORAR, E LEMBRAR QUANDO ESTIVER DIANTE DA URNA PARA VOTAR.
-
Juscelino Ribeiro da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Seria muito vergonhoso para o nosso estado de Mato Grosso, principalmente para nós, os eleitores da Baixada Cuiabana, saber que os Senadores citados estariam a favor da roubalheira que o Sr. Renan Calheiros tem aprontado.Fora Renan.
-
Walter .. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vou pesquisar, se for verdade e se confirmar voto senador Jaime Campos, em desvavor ao povo que lá o colocou, é o fim dos votos aqui em casa para ele Jaime.
Já deixamos de votor no Jonas e sua esposa, por não corresponder nossa espectativas.
Esperamos que a vontade do povo esteja sobre a suas pessoais.
Samos rádicais aqui em casa, não esquecemos em quem nos votamos, e não votamos em politicos que preiteam disputar outro mandato sem completar o atual.
Estamos de OLHO.
Walter tijucal -
marcus mediato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Será porque a Seandora Serys que sempre postou como supra-sumo da ética e da moralidade decidiu votar contra a cassação do Senador Renan Calheiros? Talvez essa mudança "repentina" de posição não é porque ele estaria "pagando a fatura" com o pessoal do PMDB que lhe inocêntou no caso dos SANGUESSUGAS?
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga