Últimas
Sexta-Feira, 13 de Novembro de 2009, 09h:06 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
Em visita a PS, Muniz vê cárcere privado contra médicos
Em visita nesta 5ª, o presidente da CPI da Saúde Sérgio Ricardo e o relator Wallace Guimarães sorriem, dentro do Pronto-Socorro de Várzea Grande, enquanto o prefeito Murilo Domingos observa os pacientes
A primeira inspeção feita nesta quinta (12) por membros da CPI da Saúde, assim como as primeiras reuniões do grupo, foi marcada por momentos tensos e de discussão entre os deputados. Dos cinco membros da Comissão, a única a não fazer visitas in loco no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e também de Várzea Grande foi Chica Nunes (DEM), que ocupa o posto de vice-presidente. Em Várzea Grande, o prefeito Murilo Domingos (PR), sua secretária de Saúde Jaqueline Guimarães e o diretor da Fusvag, Jorge Lafetá, acompanharam os deputados. Murilo detalhou as principais dificuldades. Ele reclamou, por exemplo, do fato de todos os pacientes do SUS de várias regiões do Estado estarem sendoo encaminhados para o PSVG. Reclamou ainda da demora na transferência daqueles que precisam de cirurgia para o Hospital Geral Universitário, na Capital.
Já no HPSMC, os deputados foram recepcionados pelo secretário municipal de Saúde Luiz Soares, que teve a missão de mostrar a reforma na unidade que vem sendo feita. Ele amenizou a situação de caos no setor, ao considerar que apenas o setor de cirurgia passa por problemas. Soares apresentou relatório com números de exames, prestação de serviços odontológicos e atendimento médico em outras especialidades.
Houve bate-boca entre o deputado Percival Muniz (PPS), uma funcionária do Pronto-Socorro, Soares e o relator da CPI Wallace Guimarães (PMDB). Os ânimos se exaltaram depois que a servidora confirmou que a administração manteve, por algumas vezes, cadeado no portão de entrada dos médicos, tudo para evitar abandono do plantão. “Então, as denúncias de que aqui existia cárcere privado são verídicas”, bradou Muniz, que logo foi contido por Wallace: “Não se deve prejulgar todas os casos, deputado! A porta de entrada do Pronto-Socorro estava aberta”, contrapôs Wallace. Em seguida, Soares entrou na discussão, junto com a servidora, tentando amenizar a situação. Por fim, a visita prosseguiu normalmente.
No final, o presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo (PR), declarou que a reforma no HPSMC não passa de mais um remendo e que é necessário construir um novo Pronto-Socorro em Cuiabá. Segundo ele, a construção ocorreu numa época em que a capital não apresentava tanta demanda na área da saúde pública. “É remendo em cima de remendo e essa reforma é só mais um remendo”. Nesta sexta (13), os parlamentares visitam as quatro policlínicas de Cuiabá. Ainda não se sabe quando os membros da CPI vão começar as oitivas, nem quais pessoas serão ouvidas. Eles têm a missão de descobrir porque as cidades de Cuiabá e Várzea Grande vivem um verdadeiro “caos” na saúde. (Patrícia Sanches)
Sérgio, Muniz, Wallace e Azambuja conversam com servidores do HPSMC, sob olhar do secretário Soares
Fotos: Jupirany Devillart
Postar um novo comentário
Comentários (19)
-
bocadamatilde | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Pereira. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fico feliz do Muniz estar nesta comissao. Sinceramente acredito no trabalho DELE. Espero que ele mantenha essa coragem que vem apresentando e nao se cale. Assim como o resto da caitituzada.
-
Mossueto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
CHORA, MATO GROSSO, CHORA! - Percival chora por que perdeu presidencia da CPI da Saúde. Só da Câmara Municipal de Cuiabá, foram bocado cerca de uns 20 milhões! Mas, quando a gente pensa que Assembléia Legislativa continua inerte diante do assalto aos cofres da própria Assembléia, quem chora somos nós! Lá se foram 400 milhões!!
-
luluca Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como Faz para investigar a saúde de um Município como de Vg que a Secretária é a esposa do Relator da CPI ????
Meio Complicado...não vai dar certo...credibilidade Zero.....
Abraços -
Paulo Ambrósio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O grande fracasso na Gestão da Saúde Pública não esta somente na escassez de recursos e sim na falta de Gestor competente e menos ditador. O secretario de saúde de cuiabá esta levando a população cuiabana a morte prematura.
-
silvio arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
bom dia:vejá esta acontecendo na saúde.agora que ois deputados que saõ campiaõ de albergues na capital,viram que a situaçaõ é gravissima.o que realmente nós contribuinte já esta calejado de saber.como que uma capital vai sediar uma copa do mundo.se falta uma estrutura de saúde para nóis matogrossence,pensi na copa cidadão do mundo inteiro que nossos médico tem esta preparado para altas coprexibilidade.como vai suporta éssa demanda,queremos saber dessa CPI.qual vai ser a solução de uma coisa que éra para onte.
-
joao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esta CPI também vem para Rondonópolis?
Já passou da hora de ver o que está acontecendo com a fabrica de remédios, com a hemodiálise, em fim com toda a saúde do município. -
pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eles não sebem porque a saúde de Cuiabá e Várzea Grande está um caos? Eu sei, é só o todo poderoso governedor Brairo Magggi construir um hospital Estadual em Cuiabá e outros nas cidades polos, que resolve o problema. Viu, nobres deputados, tão simples! Vocês não sabem porque vivem em outro mundo.
-
DRA. ELENICE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ACHO QUE ESSES DEPUTADOS FORAM IMATUROS AO VISITAR O PSMC E AVISANDO O SECRETÁRIO LUIS SOARES QUE ELES ESTARIAM LÁ. OLHA PESSOAL, É LÓGICO QUE TEM MAIS COISAS PARA SEREM REVELADAS, MAS, COMO FAZE-LO COM O SECRETÁRIO AO LADO O TEMPO TODO???ERA FALAR E DEPOIS SER PUNIDA... VOCES DEPUTADOS TEM QUE VISITAR E NÃO AVISAR. PORQUE AI SIM, VOCES VÃO DESCOBRIR TANTA COISA PARA ESSA CPI, COISAS QUE VÃO CHOCAR..DENUNCIAS COM O CHEFE TE OLHANDO NÃO TEM COMO FAZE-LO. VOLTEM LÁ, MAS POR FAVOR NÃO AVISEM. O SECRETÁRIO LUIS SOARES NUNCA VAI LÁ. NO PSMC VOCES SOMENTE ENCONTRAM A EMFERMEIRA IRACEMA PAULINO, QUE LEVA PORRADA TODOS OS DIAS. ENTÃO....
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga