Últimas

Domingo, 11 de Fevereiro de 2007, 09h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Embaixador cuiabano

   Em artigo no Diário de Cuiabá deste domingo (11), o jornalista e publicitário Paulo Leite destaca a atuação do também jornalista Jorge Moreno, colunista do jornal O Globo. Para Leite, Moreno é um profissional que conquistou o Brasil e faz questão de manter hábitos e modos dos cuiabanos. Confira abaixo.

   Um homem que cultiva suas origens produz sentimentos no deserto de emoções em que se transformou a vida contemporânea. Torna-se gigante diante de sua geração, não por feitos homéricos, mas sim pela sutileza de resgatar paixões adormecidas, reaquecendo-as no fogo ardente da saudade.
   Poucos são aqueles que se atrevem a desafiar a globalização, evocando doces sensações perdidas nos labirintos da lembrança. São militantes dos velhos princípios da generosidade e da gratidão. Olhar para o passado com ternura exige mais que um mero exercício de contemplação; requer elegância e satisfação pessoal. 
   Quem cultiva suas raízes não é saudosista; é sim, um guardião de sua cultura. Jorge Bastos Moreno é assim, um profissional que conquistou o Brasil, porém jamais renunciou suas origens. Ultrapassou planícies e planaltos, sem nunca perder a simplicidade comovente dos cuiabanos.
   Hoje, colunista e diretor de O Globo em Brasília, e um dos mais celebrados jornalistas do país, Moreno faz questão de manter hábitos e modos da gente cuiabana, que fazem a alegria e o regozijo de seus colegas e amigos. Sua mesa é farta de pacu, pintado, peraputanga e farofa de banana. E a volta dela, já se reuniram personagens como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique, Tancredo Neves e tantos outros. Todos extasiados com as delícias da nossa culinária.
    Mas não é apenas no fogão que Jorge Moreno tempera nossa cultura. Sua atitude corajosa e pioneira, permeada pelo linguajar característico dos papa-peixes, ganhou prestígio e relevância nos círculos mais herméticos da política nacional. A autenticidade, oriunda das pelejas infantis, também se converteu na convicção com que defende seu postulado.
    O gosto pelo jornalismo remonta aos tempos de outrora. Ele não se cansa de contar que, ainda menino, ouvia emocionado pelo rádio: Alves de Oliveira, Eduardo Saraiva, Ivo de Almeida, Adelino Praeiro e Fauzer Santos. Todos mestres da época de ouro da radiodifusão, que eletrizavam os espectadores com a eloqüência, a criatividade e a ousadia.
   Agora, Moreno se reencontra com a nova geração de jornalistas mato-grossenses, abrindo coração e oportunidade para jovens talentosas como Adriana Mendes e Cristina Delamônica. Jorge Moreno consagra-se, cada vez mais, como um embaixador informal da “cuiabania” no Brasil. Poucos cidadãos elevam tão alto a cultura de sua terra. Para ele, cada gesto é um monumento e cada palavra uma oração em louvor à Cidade Verde. 
  Filho de Juca Moreno e dona Alzira, o jornalista escreve com seu exemplo de arraigado apego aos costumes nativos, uma bela poesia de amor a Cuiabá. Um poema sem rima, ou métrica, mas de tocante paixão. Jorge Moreno é um cuiabano de tchapa e cruz! 

Paulo Leite é jornalista e publicitário

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Máquinas para reciclar garrafas pets

maquina 400 curtinha   Sob iniciativa da secretaria de Inovação e Comunicação da Capital, dentro dos projetos que buscam a sustentabilidade, a prefeitura vai colocar máquinas de reciclagem de garrafas pets em 15 pontos da cidade e com possibilidade de ampliar os locais de recolhimento. Em troca, o cidadão...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.