Últimas

Domingo, 11 de Fevereiro de 2007, 09h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Embaixador cuiabano

   Em artigo no Diário de Cuiabá deste domingo (11), o jornalista e publicitário Paulo Leite destaca a atuação do também jornalista Jorge Moreno, colunista do jornal O Globo. Para Leite, Moreno é um profissional que conquistou o Brasil e faz questão de manter hábitos e modos dos cuiabanos. Confira abaixo.

   Um homem que cultiva suas origens produz sentimentos no deserto de emoções em que se transformou a vida contemporânea. Torna-se gigante diante de sua geração, não por feitos homéricos, mas sim pela sutileza de resgatar paixões adormecidas, reaquecendo-as no fogo ardente da saudade.
   Poucos são aqueles que se atrevem a desafiar a globalização, evocando doces sensações perdidas nos labirintos da lembrança. São militantes dos velhos princípios da generosidade e da gratidão. Olhar para o passado com ternura exige mais que um mero exercício de contemplação; requer elegância e satisfação pessoal. 
   Quem cultiva suas raízes não é saudosista; é sim, um guardião de sua cultura. Jorge Bastos Moreno é assim, um profissional que conquistou o Brasil, porém jamais renunciou suas origens. Ultrapassou planícies e planaltos, sem nunca perder a simplicidade comovente dos cuiabanos.
   Hoje, colunista e diretor de O Globo em Brasília, e um dos mais celebrados jornalistas do país, Moreno faz questão de manter hábitos e modos da gente cuiabana, que fazem a alegria e o regozijo de seus colegas e amigos. Sua mesa é farta de pacu, pintado, peraputanga e farofa de banana. E a volta dela, já se reuniram personagens como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique, Tancredo Neves e tantos outros. Todos extasiados com as delícias da nossa culinária.
    Mas não é apenas no fogão que Jorge Moreno tempera nossa cultura. Sua atitude corajosa e pioneira, permeada pelo linguajar característico dos papa-peixes, ganhou prestígio e relevância nos círculos mais herméticos da política nacional. A autenticidade, oriunda das pelejas infantis, também se converteu na convicção com que defende seu postulado.
    O gosto pelo jornalismo remonta aos tempos de outrora. Ele não se cansa de contar que, ainda menino, ouvia emocionado pelo rádio: Alves de Oliveira, Eduardo Saraiva, Ivo de Almeida, Adelino Praeiro e Fauzer Santos. Todos mestres da época de ouro da radiodifusão, que eletrizavam os espectadores com a eloqüência, a criatividade e a ousadia.
   Agora, Moreno se reencontra com a nova geração de jornalistas mato-grossenses, abrindo coração e oportunidade para jovens talentosas como Adriana Mendes e Cristina Delamônica. Jorge Moreno consagra-se, cada vez mais, como um embaixador informal da “cuiabania” no Brasil. Poucos cidadãos elevam tão alto a cultura de sua terra. Para ele, cada gesto é um monumento e cada palavra uma oração em louvor à Cidade Verde. 
  Filho de Juca Moreno e dona Alzira, o jornalista escreve com seu exemplo de arraigado apego aos costumes nativos, uma bela poesia de amor a Cuiabá. Um poema sem rima, ou métrica, mas de tocante paixão. Jorge Moreno é um cuiabano de tchapa e cruz! 

Paulo Leite é jornalista e publicitário

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.