Últimas

Domingo, 11 de Fevereiro de 2007, 09h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Embaixador cuiabano

   Em artigo no Diário de Cuiabá deste domingo (11), o jornalista e publicitário Paulo Leite destaca a atuação do também jornalista Jorge Moreno, colunista do jornal O Globo. Para Leite, Moreno é um profissional que conquistou o Brasil e faz questão de manter hábitos e modos dos cuiabanos. Confira abaixo.

   Um homem que cultiva suas origens produz sentimentos no deserto de emoções em que se transformou a vida contemporânea. Torna-se gigante diante de sua geração, não por feitos homéricos, mas sim pela sutileza de resgatar paixões adormecidas, reaquecendo-as no fogo ardente da saudade.
   Poucos são aqueles que se atrevem a desafiar a globalização, evocando doces sensações perdidas nos labirintos da lembrança. São militantes dos velhos princípios da generosidade e da gratidão. Olhar para o passado com ternura exige mais que um mero exercício de contemplação; requer elegância e satisfação pessoal. 
   Quem cultiva suas raízes não é saudosista; é sim, um guardião de sua cultura. Jorge Bastos Moreno é assim, um profissional que conquistou o Brasil, porém jamais renunciou suas origens. Ultrapassou planícies e planaltos, sem nunca perder a simplicidade comovente dos cuiabanos.
   Hoje, colunista e diretor de O Globo em Brasília, e um dos mais celebrados jornalistas do país, Moreno faz questão de manter hábitos e modos da gente cuiabana, que fazem a alegria e o regozijo de seus colegas e amigos. Sua mesa é farta de pacu, pintado, peraputanga e farofa de banana. E a volta dela, já se reuniram personagens como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique, Tancredo Neves e tantos outros. Todos extasiados com as delícias da nossa culinária.
    Mas não é apenas no fogão que Jorge Moreno tempera nossa cultura. Sua atitude corajosa e pioneira, permeada pelo linguajar característico dos papa-peixes, ganhou prestígio e relevância nos círculos mais herméticos da política nacional. A autenticidade, oriunda das pelejas infantis, também se converteu na convicção com que defende seu postulado.
    O gosto pelo jornalismo remonta aos tempos de outrora. Ele não se cansa de contar que, ainda menino, ouvia emocionado pelo rádio: Alves de Oliveira, Eduardo Saraiva, Ivo de Almeida, Adelino Praeiro e Fauzer Santos. Todos mestres da época de ouro da radiodifusão, que eletrizavam os espectadores com a eloqüência, a criatividade e a ousadia.
   Agora, Moreno se reencontra com a nova geração de jornalistas mato-grossenses, abrindo coração e oportunidade para jovens talentosas como Adriana Mendes e Cristina Delamônica. Jorge Moreno consagra-se, cada vez mais, como um embaixador informal da “cuiabania” no Brasil. Poucos cidadãos elevam tão alto a cultura de sua terra. Para ele, cada gesto é um monumento e cada palavra uma oração em louvor à Cidade Verde. 
  Filho de Juca Moreno e dona Alzira, o jornalista escreve com seu exemplo de arraigado apego aos costumes nativos, uma bela poesia de amor a Cuiabá. Um poema sem rima, ou métrica, mas de tocante paixão. Jorge Moreno é um cuiabano de tchapa e cruz! 

Paulo Leite é jornalista e publicitário

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

O pulo de Elias do PSDB para o DEM

elias santos 400 curtinha   Elias Santos (foto), irmão do deputado Wilson, agiu como estrategista na construção de sua pré-candidatura a vereador por Cuiabá. Concluiu que teria mais dificuldades de obter êxito nas urnas no PSDB porque os dois vereadores tucanos que vão à...

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.