Últimas

Domingo, 11 de Fevereiro de 2007, 09h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Embaixador cuiabano

   Em artigo no Diário de Cuiabá deste domingo (11), o jornalista e publicitário Paulo Leite destaca a atuação do também jornalista Jorge Moreno, colunista do jornal O Globo. Para Leite, Moreno é um profissional que conquistou o Brasil e faz questão de manter hábitos e modos dos cuiabanos. Confira abaixo.

   Um homem que cultiva suas origens produz sentimentos no deserto de emoções em que se transformou a vida contemporânea. Torna-se gigante diante de sua geração, não por feitos homéricos, mas sim pela sutileza de resgatar paixões adormecidas, reaquecendo-as no fogo ardente da saudade.
   Poucos são aqueles que se atrevem a desafiar a globalização, evocando doces sensações perdidas nos labirintos da lembrança. São militantes dos velhos princípios da generosidade e da gratidão. Olhar para o passado com ternura exige mais que um mero exercício de contemplação; requer elegância e satisfação pessoal. 
   Quem cultiva suas raízes não é saudosista; é sim, um guardião de sua cultura. Jorge Bastos Moreno é assim, um profissional que conquistou o Brasil, porém jamais renunciou suas origens. Ultrapassou planícies e planaltos, sem nunca perder a simplicidade comovente dos cuiabanos.
   Hoje, colunista e diretor de O Globo em Brasília, e um dos mais celebrados jornalistas do país, Moreno faz questão de manter hábitos e modos da gente cuiabana, que fazem a alegria e o regozijo de seus colegas e amigos. Sua mesa é farta de pacu, pintado, peraputanga e farofa de banana. E a volta dela, já se reuniram personagens como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique, Tancredo Neves e tantos outros. Todos extasiados com as delícias da nossa culinária.
    Mas não é apenas no fogão que Jorge Moreno tempera nossa cultura. Sua atitude corajosa e pioneira, permeada pelo linguajar característico dos papa-peixes, ganhou prestígio e relevância nos círculos mais herméticos da política nacional. A autenticidade, oriunda das pelejas infantis, também se converteu na convicção com que defende seu postulado.
    O gosto pelo jornalismo remonta aos tempos de outrora. Ele não se cansa de contar que, ainda menino, ouvia emocionado pelo rádio: Alves de Oliveira, Eduardo Saraiva, Ivo de Almeida, Adelino Praeiro e Fauzer Santos. Todos mestres da época de ouro da radiodifusão, que eletrizavam os espectadores com a eloqüência, a criatividade e a ousadia.
   Agora, Moreno se reencontra com a nova geração de jornalistas mato-grossenses, abrindo coração e oportunidade para jovens talentosas como Adriana Mendes e Cristina Delamônica. Jorge Moreno consagra-se, cada vez mais, como um embaixador informal da “cuiabania” no Brasil. Poucos cidadãos elevam tão alto a cultura de sua terra. Para ele, cada gesto é um monumento e cada palavra uma oração em louvor à Cidade Verde. 
  Filho de Juca Moreno e dona Alzira, o jornalista escreve com seu exemplo de arraigado apego aos costumes nativos, uma bela poesia de amor a Cuiabá. Um poema sem rima, ou métrica, mas de tocante paixão. Jorge Moreno é um cuiabano de tchapa e cruz! 

Paulo Leite é jornalista e publicitário

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Uma petista das causas bolsonaristas

edna sampaio 400   A emblemática vereadora petista Edna Sampaio (foto) se mostra a cada dia defensora das pautas bolsonaristas. Na Câmara de Cuiabá se aliou e vota combinado com os direitistas e conservadores tenente Paccola (Cidadania) e Michelly (DEM). No episódio em que a colega parlamentar fez uma "sarrada"...

Esperança do Procon por candidatura

gisela simona 400   Quem pensa que Gisela Simona (foto), aquela que perdeu para prefeita de Cuiabá e se queimou politicamente ao se aliar a Abílio no segundo turno, não se movimenta politicamente com interesse nas eleições de 2022 está redondamente enganado. Ela tenta, por tudo, reassumir a...

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...