Últimas
Sábado, 02 de Fevereiro de 2008, 22h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Embargos à carne - possibilidade de carne boa na nossa mesa!
Lamentavelmente, vivo um dilema a cada embargo à carne brasileira. Quero ver meu país e meu estado de vento em popa economicamente. Mas a cada embargo, especialmente, à carne mato-grossense fico otimista com a possibilidade de ir ao supermercado e ver na gôndola aquelas tão esperadas propagandas: PROMOÇÃO! Nós, brasileiros, moradores neste estado do Mato Grosso só temos à nossa disposição carne de primeira, a preço justo, nestas ocasiões.
Os frigoríficos brasileiros sempre dão prioridade à exportação. A carne de exportação é tão bem elaborada que chegou a ganhar uma titulação: “Carne de Boutique”! Nós, se quisermos usufruir deste maravilhoso pedaço, suculento, macio, sem pelancas, precisamos pagar o preço que o importador paga aos frigoríficos. Portanto, carne boa é inacessível ao trabalhador brasileiro. O comum é recebermos as sobras da excelente carne de exportação.
É inadmissível que ainda não tenha uma política que regule a questão de exportação de alimentos e abastecimento interno. Isso serve para todos os gêneros alimentícios, por exemplo, as frutas. Quem acompanha o processo de embalagens e acondicionamento de frutas exportadas escandaliza-se. O espanto é no sentido de que o brasileiro jamais tem à sua disposição nos supermercados exemplares de frutas tão bonitas e gostosas quanto aos que os gringos deliciam-se às nossas custas. Às vezes, ao ir às compras com minha esposa penso que as frutas e legumes expostos nas gôndolas parecem ter sido recolhidos de um caminhão que tombou na frente do estabelecimento.
Isso, sem falar que em geral a lesão ao consumidor tem acontecido sorrateiramente, como, por exemplo, a diminuição do peso enquanto a caixa, o invólucro, continua o mesmo quando possuía peso maior. Na hora da compra, desapercebido, o consumidor pensa estar levando o produto como sempre adquiriu. Nada. “Estelionato Consumerista”!
Portanto, neste momento de possibilidade de embargo à carne mato-grossense solicitamos às nossas autoridades que voltem os olhos e acompanhem o comportamento do mercado interno e constatem que o acima exposto é verdadeiro. Logo, que surja uma política que proteja o trabalhador brasileiro, povo aguerrido, de conseguir com preços justos colocar na sua abençoada mesa um belo, suculento e macio pedaço de carne juntamente com o tradicional e brasileiríssimo feijão com arroz!
José Luís Blaszak é advogado e professor da Universidade de Cuiabá (Unic)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga