Últimas
Quinta-Feira, 05 de Julho de 2007, 18h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Emenda pelas Diretas-Já consagra Dante
O ano era 1985. O bairro Parque Cuiabá recebia um arrastão. Era Dante de Oliveira que fazia campanha para a Prefeitura de Cuiabá. Dois anos antes, ele já se tornava conhecido nacionalmente por ter apresentado, enquanto deputado federal, a proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5, que previa votação direta para escolha do presidente da República. Em abril de 1984, iniciava a maior mobilização popular já vista no Brasil. Já em Cuiabá, nem mesmo os adversários políticos duvidavam da vitória.
Logo no primeiro mandato de prefeito veio o prestígio. José Sarney precisava de alguém marcante no Ministério da Reforma Agrária. O mito continuava, mas o ministério estava longe de dar certo. Dante assumiu a pasta. Assentou 23 mil famílias da meta de 450 mil.
Ao assumir a Prefeitura de Cuiabá novamente realizou uma grandiosa festa popular. Pessoas ilustres estiveram presentes: Mario Covas e Fernando Henrique, então senadores.
Em 1990, foi o mais votado para deputado federal. Apesar de recordista (49.889 votos), sua coligação não alcançou o quociente eleitoral (90 mil votos). Voltou à prefeitura em 1992. Dois anos depois deixou o cargo para assumir o Estado. Os ideais neoliberais superavam as críticas que o chamavam de comunista. Na tentativa de reeleição, amargou a derrota. Concorreu ao Senado e novamente foi derrotado. A vasta história política ficou na lembrança. Confira no vídeo.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga