Últimas
Segunda-Feira, 31 de Dezembro de 2007, 18h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Empresa procura contratar gari fora de Cuiabá
A Qualix, que há três anos explora a concessão da coleta de lixo em Cuiabá, começou a adotar uma estratégia curiosa e surpreendente. Está batendo a porta de municípios vizinhos à procura de pessoas que queiram trabalhar como gari. Há 20 dias, a empresa tenta preencher o número de vagas para atender a demanda nos três turnos do trabalho de coleta junto aos 181 bairros da Capital. Mesmo com a oferta de R$ 800 mensais, muitos trabalhadores, mesmo desempregos, se recusam a enfrentar o desafio. Uns alegam sentir-se envergonhados e, outros, fora de forma, argumentam que não conseguem cumprir os itinerários correndo atrás dos caminhões.
O secretário municipal de Infra-Estrutura, Euclides Santos, admite que, às vezes, a empresa alega que não consegue atender a demanda, que é coletar o lixo três vezes por semana em cada bairro, por falta de funcionários. Há casos também de funcionários que desviam a rota e deixam os moradores mais de uma semana com lixo na porta das casas.
A Qualix ganha conforme a quantidade de lixo coletado. Hoje, são cerca de 450 toneladas por dia (12,6 milhões de toneladas/mês), o que rende à empresa um faturamento mensal de R$ 1,1 milhão. Conta com 14 caminhões coletores e um quadro com aproximadamente 100 garis, que se dividem nos três turnos.
A concessão vence no próximo mês. Cerca de 20 empresas de todo o país estão participando da licitação. De acordo com Euclides Santos, a vencedora, conforme estipula o edital, terá de pavimentar o trecho de 6 km entre o Novo Paraíso até a usina de reciclagem, apresenta nova frota de caminhões coletores e construir um novo aterro sanitário.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Carla Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Qto a contratar pessoas de cidades vizinhas eu acho valido porque moro proximo ao Shopping Goiabeiras e por 2 vezes que retornei pra casa a noite e o caminhao estava recolhendo o lixo do predio onde moro, os garis que recolhiam o lixo comecaram a gritar comigo, por ser uma mulher no volante, dizendo pra eu ir dirigir tanque...e outras coisas mais!!!Eu pago impostos, fiz auto escola, pago imposto do meu carro e nao devo nada a eles, nunca me envolvi em nenhum acidente, nem como vitima, entao o que conclui, os garis q passam aqui, teem o turno deles aqui na AV LAVA PES, devem se educar e nao ficar gritando com mnotoristas sejam eles mulheres ou homens, pq pra cuidar dos motoristas ja temos muitos, e pagamos impostos demais, ou sera q os garis ja teem autoridade pra dizer quem deve ou nao dirigir???
-
lucia antunes de figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Cuiabá não têm uma politica de gestão de resíduos sólidos, apenas 20% do lixo coletado (em torno de 450 toneladas) é reciclado pela coopemar (cooperativa de catadores de lixo), o que permite a sobrevivência de 110 trabalhadores que lá trabalham. o prefeito wilson santos está preocupado em fazer com que o edital de licitação do lixo (que está sendo elaborado pela secretaria do euclides) favoreça a qualix, que financiou sua última campanha e vai financiar a de 2008. A gestão de resíduos sólidos em cuiabá é irresponsável do ponto de vista econômico, social e ambiental, e falta a atual gestão municipal ter a sensibilidade de que é possível transformar o lixo em mecanismo de inserção social e de geração de emprego e renda. Wilson santos, você é um decepção, não avançou, não cumpriu o plano de governo, e não têm sensibilidade para tratar a questão ambiental e de estruturar politicas sociais integradas. Wilson, você mentiu para o povo em 2004, e vai levar o troco em 2008, porque o povo não é bobo, você é enganador e não cumpre o que fala.
-
adalberto martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Todo mundo sabe, que esta empresa não cumpri contrato, tanto é, que a administração anterior cancelou o contrato que existia com esta empresa e de uma forma absurda e ilegal, a atual a administração revalidou-o, em virtude desta empresa ter ajudado financeiramente a campanha do prefeito num acordo com o PSDB de são paulo (Geraldo alkimim), lembram como o prefeito não saía de são paulo?
Ninguém fala da situação que se encontra o aterro sanitário, se aqui fosse um páis sério este prefeito e o dono desta empresa já estariam presos por improbidade, irresponsábilidade e um monte i iiiiiiiiiii
Uma empresa que não cumpri o contrato tanto no aspecto técnico de coleta, tanto no aspecto de investimento na melhora do aterro e até no número mínimo de funcionários, não pode nem participar da nova licitação, que na verdade já esta atrasada, pois o contrato venceu a 1 ano e de forma ilegal, foi aditivado 2 vezes, só para dar tempo de tentar fazer um edital que desse a Qualix como vencedora, mas este prefeito mais uma vez vai quebrar a cara, que nem no PAC, pois este tipo de jogada ,acerto e etc etc não prosperará mais.
O Ministério Público já está atento as movimentações neste sentido deste prefeito e seus assessores.
Portanto todos de olho, pois no dia 07/01/2008, a prefeitura vai tentar abrir a licitação que esta com as cartas marcadas, mas a justiça mais uma vez impedirá. -
lucas sebastião viegas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Aterro Sanitário de Cuiabá não está de acordo com as normas há anos. há 2 anos foi lavrado um termo de ajustamento de conduta que não está sendo cumprido e infelizmente, a sema, por conivência ou "algum acordo" envolvendo certo secretário adjunto da sema e a prefeitura de cuiabá, a sema acabou liberando a licença ambiental. Existe um termo de ajustamento de conduta assinado entre a prefeitura e a sema em 2005, e desde então não vêm sendo cumprido. Isso é um crime ambiental, um absurdo, e como ninguém toma providência (nem mesmo o MP) o prefeito wilson santos pensa que pode comprar todos, e com isso, não dá a minima para investir no melhoramento tecnológico na gestão do aterro sanitário de cuiabá que é um verdadeiro lixão. Não há dúvidas que essa licitação que está sendo aberto no próximo dia 7 de janeiro vai ser carta marcada em favor da qualix, pois há cumplicidade entre vários atores (prefeitura, sema e a qualix) para que o aterro não funcione. Verifique a "contribuição" que a qualix vai dar para certos candidatos a prefeito. Isso é um vergonha, o lixo em cuiabá é coisa de policia.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga