Últimas

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2008, 13h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

DOM AQUINO

Empresário e vereador polarizam briga a prefeito

 O empresário Eduardo Zeferino (PR) e o vereador progressista Josair Lopes aparecem empatados tecnicamente na disputa pelo comando da Prefeitura de Dom Aquino (a 172 km da Capital), conforme revela a pesquisa feita pelo instituto Mark no último dia 4. Zeferino é lembrado por 33,7%, seguido de Josair, citado por 29,3%. Foram realizadas 205 entrevistados. Nesse cenário, a disputa se polariza entre Zeferino e Josair. Os demais pré-candidatos possuem menos de 6% das intenções de voto, como o democrata Ronaldo Azambuja, que vem em terceiro, com 5,9%.

   A margem de erro da amostragem é de 5% para mais ou para menos. A pessuisa sob número 516/2008 foi registrada junto à 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde, que também integra a região do Vale do São Lourenço. A atual prefeita Maria José Borges (PMDB), que teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na eleição de 2004, mas depois reformou a decisão, teria dificuldades para se reeleger hoje. Ela aparece com apenas 4,4% de preferência dos dom-aquinenses, assim como José Campos (4,4%).

  Já o ex-prefeito Juarez Santos (PR) é lembrado por 3,9%. Na lanterna aparece o empresário Luiz Castro (PSDB), com 1%. Nesse cenário estimulado, 14,1% não souberam ou não quiseram responder. 

    Trabalho de campo

   A Mark realizou o trabalho de campo em 11 bairros de Dom Aquino, que conta com cerca de 8 mil habitantes. Visitou 4 áreas rurais no último dia 4. Dos 205 entrevistados, 52,2% são do sexo masculino e, 47,8%, do feminino. Quanto à renda familiar, 21% ganham até um salário mínimo, 77,1% de um a cinco salários mínimos e 2% acumulam rendimentos de 5 a 10 salários mínimos.

   Sobre o nível escolar, 21,5% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 40% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 27,8% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 8,3% têm o médio ou o superior incompleto. Concluíram o terceiro grau 2,4% dos entrevistados.

  Em relação à idade, 3,4% têm entre 16 e 17 anos; 16,1% de 18 a 24; enquanto 28,3% variam de 25 a 34 anos e 18,5% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 22% e, com mais de 60 anos, 11,7% dos entrevistados. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Mara Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dale Eduardo Zeferino!!!!!!!!!!!!!!

  • Luiz Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pq vcs não publicaramas outras estimuladas realizada em Dom Aquino eu vi essa Pesquisa, com varias combinações para prefeito de Dom Aquino, tambem teria que ser publicada.

  • Lara Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero parabenizar o RDNews por valorizar o interior do estado e, mais especialmente ainda, as cidades pequenas a exemplo de Dom Aquino.

    O processo eletorial naquele município promete ser QUENTE, já que a comunidade clama por novos tempos com o fim da estagnação e uma administração jovem e arrojada!

  • Jhanne | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até hoje eu não sei de que o candidato Eduardo é empresário! Qual é a atividade empresarial dele no município? Será que tá pretendendo ser prefeito de fachada como se auto intitula empresário? Certamente ainda não vai ser desta Vez! O povo precisa se informar sobre o passado deste moço, diga de passagem não confiável. Abre o olho e vote 11, esse vc pode confiar.

  • marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLA QUERIA PAREBENIZAR RDNEWS PELA COMPETENCIA DO SAITE E SERIEDADE DE VC UM ABRAÇO. DE SAPEZAL MT

Extremista vai ter que se explicar na PF

Marcelo Stachin 400   O barulhento militante de extrema-direita Marcelo Stachin (foto) tem perdido o palco desde que teve um pífio desempenho nas urnas e acabou com apenas 0,8% dos votos para prefeito de Sinop. Em sua busca incessante por aparecer, o bolsonarista, que é investigado pelo STF por espalhar fake news, decidiu ironizar e...

Prefeitos, MPE e afastamento do cargo

jose antonio borges 400 Prefeitos de MT que descumprirem as diretrizes do decreto estadual que impôs o toque de recolher em todo o território podem até mesmo ser afastados do cargo. O alerta é do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira (foto), e reforçada pelo procurador Domingos...

Prefeito se rebela e é enquadrado

vander masson 400 curtinha O prefeito de Tangará da Serra Vander Masson (foto), do PSDB, bem que quis ser rebelde, mas acabou enquadrado pelo MPE. Vander fez um decreto mais ameno que o do governo do Estado, impondo toque de recolher a partir das 23h, mas teve de recuar após ser notificado pelo MPE. Nas redes sociais, para evitar desgaste com...

AL realiza lockdown de faz de contas

Funcionários da AL se mostram revoltados com o lockdown de “faz de contas” promovido por deputados. Isso porque, apesar de estar com as portas fechadas, funcionários estariam sendo obrigados a ir trabalhar e entrando por outras portas. Atendem parlamentares que preferem trabalhar presencialmente. Pelo menos 36 funcionários estariam infectados e os servidores temem que mais pessoas sejam contaminadas pelo coronavírus. O pânico ficou ainda maior...

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...