Últimas

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2008, 13h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

DOM AQUINO

Empresário e vereador polarizam briga a prefeito

 O empresário Eduardo Zeferino (PR) e o vereador progressista Josair Lopes aparecem empatados tecnicamente na disputa pelo comando da Prefeitura de Dom Aquino (a 172 km da Capital), conforme revela a pesquisa feita pelo instituto Mark no último dia 4. Zeferino é lembrado por 33,7%, seguido de Josair, citado por 29,3%. Foram realizadas 205 entrevistados. Nesse cenário, a disputa se polariza entre Zeferino e Josair. Os demais pré-candidatos possuem menos de 6% das intenções de voto, como o democrata Ronaldo Azambuja, que vem em terceiro, com 5,9%.

   A margem de erro da amostragem é de 5% para mais ou para menos. A pessuisa sob número 516/2008 foi registrada junto à 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde, que também integra a região do Vale do São Lourenço. A atual prefeita Maria José Borges (PMDB), que teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na eleição de 2004, mas depois reformou a decisão, teria dificuldades para se reeleger hoje. Ela aparece com apenas 4,4% de preferência dos dom-aquinenses, assim como José Campos (4,4%).

  Já o ex-prefeito Juarez Santos (PR) é lembrado por 3,9%. Na lanterna aparece o empresário Luiz Castro (PSDB), com 1%. Nesse cenário estimulado, 14,1% não souberam ou não quiseram responder. 

    Trabalho de campo

   A Mark realizou o trabalho de campo em 11 bairros de Dom Aquino, que conta com cerca de 8 mil habitantes. Visitou 4 áreas rurais no último dia 4. Dos 205 entrevistados, 52,2% são do sexo masculino e, 47,8%, do feminino. Quanto à renda familiar, 21% ganham até um salário mínimo, 77,1% de um a cinco salários mínimos e 2% acumulam rendimentos de 5 a 10 salários mínimos.

   Sobre o nível escolar, 21,5% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 40% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 27,8% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 8,3% têm o médio ou o superior incompleto. Concluíram o terceiro grau 2,4% dos entrevistados.

  Em relação à idade, 3,4% têm entre 16 e 17 anos; 16,1% de 18 a 24; enquanto 28,3% variam de 25 a 34 anos e 18,5% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 22% e, com mais de 60 anos, 11,7% dos entrevistados. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Mara Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dale Eduardo Zeferino!!!!!!!!!!!!!!

  • Luiz Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pq vcs não publicaramas outras estimuladas realizada em Dom Aquino eu vi essa Pesquisa, com varias combinações para prefeito de Dom Aquino, tambem teria que ser publicada.

  • Lara Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero parabenizar o RDNews por valorizar o interior do estado e, mais especialmente ainda, as cidades pequenas a exemplo de Dom Aquino.

    O processo eletorial naquele município promete ser QUENTE, já que a comunidade clama por novos tempos com o fim da estagnação e uma administração jovem e arrojada!

  • Jhanne | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até hoje eu não sei de que o candidato Eduardo é empresário! Qual é a atividade empresarial dele no município? Será que tá pretendendo ser prefeito de fachada como se auto intitula empresário? Certamente ainda não vai ser desta Vez! O povo precisa se informar sobre o passado deste moço, diga de passagem não confiável. Abre o olho e vote 11, esse vc pode confiar.

  • marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLA QUERIA PAREBENIZAR RDNEWS PELA COMPETENCIA DO SAITE E SERIEDADE DE VC UM ABRAÇO. DE SAPEZAL MT

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.