Últimas

Terça-Feira, 11 de Agosto de 2009, 16h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

OPERAÇÃO PLUMA

Engenheira e técnico davam suporte a grileiros, diz MPF

   Um grupo formado por quatro pessoas dava suporte técnico aos responsáveis pela grilagem de terras indígenas na região do Vale do Araguaia. É o que aponta a denúncia do Ministério Público Federal e as investigações da PF, que culminaram na prisão de 18 pessoas, entre fazendeiros, policiais militares, engenheiros e uma escriturária, na Operação Pluma, deflagrada pela PF em 3 de julho.

   Na ocasião, a escrevente do Cartório de Registro de Imóveis de São Félix do Araguaia, Maria Elisabeth G. Carvalho, foi presa. Ela é apontada como uma das responsáveis pelo suporte técnico do grupo. Segundo a denúncia do MPF, a escrevente confeccionou matrículas e registros de lotes da Terra Indígena Marãwaitsede. Também é acusada de agir em conluio com os irmãos Admilson e Gilberto Luiz Rezende, o Gilbertão, apontado como chefe do grupo que grilava terras na região. A escrevente alega, por sua vez, que cumpriu uma determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª).

   Segundo o coordenador da Terra Indígena, Denivaldo Roberto da Rocha, mais de 60% da área já foi desmatada. “Admilson e Gilberto afirmam ser proprietários de toda a reserva Marãwaitsede e, com a cumplicidade do cartório de São Félix do Araguaia, vem emitindo registros e escrituras de terras da União (...)”.  Na denúncia, o nome da engenheira agrônoma Maristela Maranhão Fonseca, aparece como encarregada da planta e memorial descritivos da Fazenda Suiá Missú. Segundo a procuradoria, os limites da área foram demarcados dentro da Terra Indígena. A delimitação da área, incluindo parte da reserva, teria sido feita por Antônio César Rocha Felipe.

   O técnico agrimensor Josemar Pereira dos Santos é citado pelo MPF como responsável pelos mapas e memoriais descritivos usados nos desmembramentos das fazendas Suiá Missú e Bridão Brasileiro mediante deslocamento de títulos. “Nota-se que Josemar Pereira dos Santos foi o engenheiro agrônomo responsável pela indicação dos limites da Fazenda Bridão Brasileiro, conforme consta das matrículas 73 a 88 do 1º Serviço Registral da Comarca de porto Alegre do Norte, informadas no laudo do Incra. A adulteração foi efetivada mediante concurso da cartorária Maria Elisabeth G. Carvalho”, apontou a procuradoria.

   Em depoimento, um antigo proprietário de terras da região de Confresa, Abraão Alves Sobrinho, disse que a página 305 da perícia realizada pelo Incra, durante o processo de desapropriação da fazenda Bridão, revela que os documentos apresentados ao órgão eram de outra gleba. Segundo ele, Josemar fez o deslocamento da área para a Fazenda Bridão “para fins de gerar direito de posse ao então proprietário que receberia o dinheiro da desapropriação da terra”. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Nao podemos esquecer do nosso nobre de sangue real o Coronel ELIERSON METELLO o intocavel, so tomar cuidado com o julier a caneta dele é pessada e justa, acho que o sem moral vai rodar dessa vez.

  • MARCELO EPAMINONDAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • MARCELO EPAMINONDAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem provas???

    A prova esta nos processos, eu não sou policia nem investigador pra pegar esse processos.

    BASTA SEGUIR OS PROCESSOS, VAI NA SEMA E NO INCRA, TA TUDO LÁ, É BRINCADEIRA MESMO...

    PROVAS????
    TAI AS PROVAS:
    FAZENDA LAGO DOS BOIS - PORCESSO DE GEO NO INCRA E PROCESSO DE COMPENSAÇÃO DE RESERVA LEGAL NA SEMA...VAI LA EPEGA OS PROCESSOS SÃO PUBLICOS....TODO CIDADÃO TEM ACESSO AOS MESMOS....

    FAZ SEU PAPEL DE REPORTER ...INVESTIGA!!!!

  • Maria das Graças | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aqui em juina acontece a mesma coisa desde 2003 até hoje.

    De 2005 a 2007 que a coisa ficou pior, tinha coronel, deputado, fazendeiro, grileiros, e não deu em nada, até AGORA.

    Aguarde Vald. sua hora chegará, pode esperar.

  • Cascaiera | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eita nois.
    Josemar, Nego Xinai, Sub Adalberto e Darin.
    Tudo farinha do mesmo saco. ops! Farinha não que farinha lembra os cearenses e cearenses lembra Diá, daí vão falar que o Diá tem culpa nisso.
    Eita nois, eu teria vergonha de sair na rua depois dessa acusações, mas no meu caso eu sou pessoa de bem. Desculpe não serve para vcs.
    O Negão, tem a coragem de colocar no carro que é desespero, em alusão ao pessoal do Diá. Negão, desespero foi o seu na hora que a Policia Federal pegou vc e levou para Cuiabá. ka ka ka ka.
    Agora o resto da turma esta quietinha, só o Peão Xinai que fica desfilando, vai peitar outra eleição para vereador?
    Ou Darim, será que vc tem coragem de sair candidato a Prefeito novamente, será que a sua turma da grilagem vai de apoiar?
    Ah! Dizem que o Alessandro que receber o dinheiro dele, viu Darim, ele tem que pagar os Adevogados.

  • AMANSIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISSO NÃO VAI DA EM NADA. SÓ BARULHO.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.