Últimas
Terça-Feira, 11 de Agosto de 2009, 16h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Engenheira e técnico davam suporte a grileiros, diz MPF
Um grupo formado por quatro pessoas dava suporte técnico aos responsáveis pela grilagem de terras indígenas na região do Vale do Araguaia. É o que aponta a denúncia do Ministério Público Federal e as investigações da PF, que culminaram na prisão de 18 pessoas, entre fazendeiros, policiais militares, engenheiros e uma escriturária, na Operação Pluma, deflagrada pela PF em 3 de julho.
Na ocasião, a escrevente do Cartório de Registro de Imóveis de São Félix do Araguaia, Maria Elisabeth G. Carvalho, foi presa. Ela é apontada como uma das responsáveis pelo suporte técnico do grupo. Segundo a denúncia do MPF, a escrevente confeccionou matrículas e registros de lotes da Terra Indígena Marãwaitsede. Também é acusada de agir em conluio com os irmãos Admilson e Gilberto Luiz Rezende, o Gilbertão, apontado como chefe do grupo que grilava terras na região. A escrevente alega, por sua vez, que cumpriu uma determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª).
Segundo o coordenador da Terra Indígena, Denivaldo Roberto da Rocha, mais de 60% da área já foi desmatada. “Admilson e Gilberto afirmam ser proprietários de toda a reserva Marãwaitsede e, com a cumplicidade do cartório de São Félix do Araguaia, vem emitindo registros e escrituras de terras da União (...)”. Na denúncia, o nome da engenheira agrônoma Maristela Maranhão Fonseca, aparece como encarregada da planta e memorial descritivos da Fazenda Suiá Missú. Segundo a procuradoria, os limites da área foram demarcados dentro da Terra Indígena. A delimitação da área, incluindo parte da reserva, teria sido feita por Antônio César Rocha Felipe.
O técnico agrimensor Josemar Pereira dos Santos é citado pelo MPF como responsável pelos mapas e memoriais descritivos usados nos desmembramentos das fazendas Suiá Missú e Bridão Brasileiro mediante deslocamento de títulos. “Nota-se que Josemar Pereira dos Santos foi o engenheiro agrônomo responsável pela indicação dos limites da Fazenda Bridão Brasileiro, conforme consta das matrículas 73 a 88 do 1º Serviço Registral da Comarca de porto Alegre do Norte, informadas no laudo do Incra. A adulteração foi efetivada mediante concurso da cartorária Maria Elisabeth G. Carvalho”, apontou a procuradoria.
Em depoimento, um antigo proprietário de terras da região de Confresa, Abraão Alves Sobrinho, disse que a página 305 da perícia realizada pelo Incra, durante o processo de desapropriação da fazenda Bridão, revela que os documentos apresentados ao órgão eram de outra gleba. Segundo ele, Josemar fez o deslocamento da área para a Fazenda Bridão “para fins de gerar direito de posse ao então proprietário que receberia o dinheiro da desapropriação da terra”. (Andréa Haddad)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nao podemos esquecer do nosso nobre de sangue real o Coronel ELIERSON METELLO o intocavel, so tomar cuidado com o julier a caneta dele é pessada e justa, acho que o sem moral vai rodar dessa vez. -
MARCELO EPAMINONDAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
MARCELO EPAMINONDAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sem provas???
A prova esta nos processos, eu não sou policia nem investigador pra pegar esse processos.
BASTA SEGUIR OS PROCESSOS, VAI NA SEMA E NO INCRA, TA TUDO LÁ, É BRINCADEIRA MESMO...
PROVAS????
TAI AS PROVAS:
FAZENDA LAGO DOS BOIS - PORCESSO DE GEO NO INCRA E PROCESSO DE COMPENSAÇÃO DE RESERVA LEGAL NA SEMA...VAI LA EPEGA OS PROCESSOS SÃO PUBLICOS....TODO CIDADÃO TEM ACESSO AOS MESMOS....
FAZ SEU PAPEL DE REPORTER ...INVESTIGA!!!! -
Maria das Graças | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Aqui em juina acontece a mesma coisa desde 2003 até hoje.
De 2005 a 2007 que a coisa ficou pior, tinha coronel, deputado, fazendeiro, grileiros, e não deu em nada, até AGORA.
Aguarde Vald. sua hora chegará, pode esperar. -
Cascaiera | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eita nois.
Josemar, Nego Xinai, Sub Adalberto e Darin.
Tudo farinha do mesmo saco. ops! Farinha não que farinha lembra os cearenses e cearenses lembra Diá, daí vão falar que o Diá tem culpa nisso.
Eita nois, eu teria vergonha de sair na rua depois dessa acusações, mas no meu caso eu sou pessoa de bem. Desculpe não serve para vcs.
O Negão, tem a coragem de colocar no carro que é desespero, em alusão ao pessoal do Diá. Negão, desespero foi o seu na hora que a Policia Federal pegou vc e levou para Cuiabá. ka ka ka ka.
Agora o resto da turma esta quietinha, só o Peão Xinai que fica desfilando, vai peitar outra eleição para vereador?
Ou Darim, será que vc tem coragem de sair candidato a Prefeito novamente, será que a sua turma da grilagem vai de apoiar?
Ah! Dizem que o Alessandro que receber o dinheiro dele, viu Darim, ele tem que pagar os Adevogados. -
AMANSIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ISSO NÃO VAI DA EM NADA. SÓ BARULHO.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga