Últimas

Sexta-Feira, 10 de Abril de 2009, 22h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

SAÚDE PÚBLICA

Estado intervém; prefeitura pede ajuda no combate à dengue

Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Luiz Soares, secretário de Saúde de Cuiabá, admite a gravidade e implora socorro no combate ao mosquito

 O Estado começa a intervir a partir deste sábado (11) nas ações de combate ao Aedes Aegypty, mosquito vetor da dengue. Em reunião nesta sexta à noite, o prefeito Wilson Santos e o secretário-chefe da Casa Civil do governo estadual, major Eumar Novacki, decidiram que, a partir das 10h, um helicóptero vai sobrevoar a Capital para ajudar a identificar locais, sejam residências ou terrenos baldios ou outros ambientes que possam conter larvas do mosquito. Pelo ar, uma equipe vai monitorar agentes de saúde, que estarão atuando em regime de plantão e numa ação conjunta entre servidores do Estado e da prefeitura. O secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, que estava no interior, foi acionado para acompanhar todo o trabalho.

  Uma nova reunião entre representantes da prefeitura e do governo do Estado já está agendada para segunda (13), quando será apresentado um levantamento oficial sobre a real situação. Cuiabá vive epidemia de dengue. A secretaria municipal de Saúde, sob Luiz Soares, recebeu 1.011 notificações e 276 foram confirmados. Do total, há 31 registros da doença na forma hemorrágica e 29 de dengue com complicação. Três pessoas já morreram na Capital este ano de dengue hemorrágica e existe um caso ainda sob investigação.

   O secretário Soares, que escalou mais de 320 agentes para as visitas às casas, admite falhas do poder público, mas entende que a população precisa se conscientizar dos cuidados preventivos para evitar criação de depósitos de larvas do vetor da dengue. Concorda que a situação é grave e observa que, sozinha, a prefeitura não tem condições de vencer o mosquito Aedes Aegypty. Em Cuiabá, há 215 mil imóveis, dos quais 30 mil são terrenos baldios, 20 mil comerciais e 165 mil domicílios.

  Wilson Santos coordena o Comitê contra a Dengue. Ele anunciou que neste sábado a prefeitura entrega ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado material para a confecção de mais de 3 mil armadilhas para capturar o mosquito que transmite a doença.

    No Pronto-Socorro

   No Hospital e Pronto-Socorro Municipal da Capital faltam leitos, médicos e estoque de plaquetas para atender pessoas com suspeitas de ter contraído dengue, principalmente crianças. Foram reservados 31 leitos especialmente para esses casos, mas não são suficientes. Para amenizar o drama das pessoas que ficam várias horas à espera de atendimento, o HPSMC está tentando distribuir pacientes a outras unidades da rede pública. O estoque de plaquetas no Hemocentro está "zerado" e, numa ação de desespero, a secretaria de Saúde faz plantão neste feriado prolongado para receber doação de sangue. Nessa luta, esbarra em dificuldade de gestão. Faltam, por exemplo, funcionários para separar as plaquetas extraídas do sangue e que tem durabilidade de apenas 5 dias para uso útil.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Clique no play e veja a gravidade da situação no Pronto-Socorro de Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • JOSE MANE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    culpado de tudo nao e so o poder publico,logco, mas a ma gestao da prefeitura e em primeiro lugar, um prefeito que so preocupa em eleicoes, e em politicagem so ia dar nisso, uma administraçao que nao tem planejamento ao menos consegue administrar esta fadado a ser esta situacao de calamidade. Prefeito unilateral, prepotente e mentirosos, deixa-nos preocupado pelo fato de ter poucas liderancas despontanto, mas Deus sera justo nao vai dar asas para este malfadado ESTIORIADOR, mente que e HISTORIADOR, e conta anedotas, cuiadado com essa corja, estou orando todos os dias para este cidadao voltar para Dracena.

  • Sergio P Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NOSSA!!
    O LUIS SOARES PODE NÃO SER MUITO SIMPÁTICO, MAS ESSA CHARGE FANTASIADO DE MOSQUITO DA DENGUE FOI DE UM TREMENDO MAU GOSTO. HORRÍVEL!!!

    AS AUTORIDADES DEVEM MOBILIZAR, MAS A POPULAÇÃO PRECISA SE CONSCIENTIZAR DA GRAVIDADE QUE É ESSA EPIDEMIA DE DENGUE.
    QUE DEUS NOS PROTEJ!

  • sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARO ROMILSON!!!
    ESSSE REALMENTE EH UM PROBLEMA SERIO E A CULPA NAUM EH DO PREFEITO!!

    VOU SUGERIR AKI QUE DEVERIA SER CRIADO UM DISK-DENUNCIA!!!! O800

    TENHO UM VIZINHO QUE TEM UM CRIADOR DE MUSKITO AKI NO BAIRRO QUILOMBO

    JA FOI NOTIFICADO VARIAS VEZES
    MAS NADA FAZ

    O CRIADOR EH NUMA CALHA QUE FICA SEMPRE CHEIA DÁGUA

    SE TODOS PUDESSEM DENUNCIAR PODERIA DIMINUIR ESSE PROBLEMA


    ABRAÇOS!!!

  • Edson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Existe um Plano Nacional de Controle da Dengue, onde cada esfera do poder tem suas responsabilidades, ou a prefeitura atraves da secretaria de saude desconhece esse plano ou é um verdadeiro descaso com a população.
    e só nao esta pior porque nosso prefeito é pré-candidato e nao vai querer manchetes da oposiçao no horario politico.
    Pessoal estamos perdidos.. esse prefeito é muito previsivel, nunca nos surpreende com coisas boas.. so faz açoes eleitoreiras.
    Ja imaginaram como vai ser a pascoa desses cuiabanos com dengue?

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • WANDERLEY NASCIMENTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eh verdade? nao precisa esperar outra fonte pra saber se eh verdade?sei nao.

    grato

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É A PROVA DA INCOPETENCIA DO PREFEITO E DESSE SECRETARIO

  • gerson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    PENSA NUM PREFEITO DESENCONTRADO
    PENSA NUM SECRETARIO INCOMPETENTE

    PROVA DE INCOMPETENCIA ESTA AI, PRONTO SOCORRO EXTREMAMENTE LOTADO, PACIENTES SENDO MAL TRATADOS POR SERVIDORES MAL REMUNERADOS, SEM MOTIVAÇÃO PARA PIORAR OS SERVIDORES SÃO TRATADOS COMO LADROES DELINQUENTE POR ESSE SECRETARIO.

    CADE O PLANEJAMENTO!!! OS SENHORES NÃO SABEM QUE O 1 TRIMESTRE É CHUVOSO OU NÃO SABEM, TANTA INCOMPETENCIA QUE ME IRRITA.

  • Geraldo Tavares Paes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estado intervém? Como intervém, se na verdade o governo Maggi está de braços cruzados diante do aumento da dengue na capital e interior? Foi preciso o prefeito ir atrás do secretário Novacky e cobrar as responsabilidades do governo do Estado, que também tem suas atribuições no combate á dengue e não faz nada. O governador e seu secretariado não estão nem aí para Cuiabá, querem mais que a dengue exploda para implodir a candidatura de Wilson a governador, esta é a verdade. Não foram ao desfile de aniversário de Cuiabá, não fazem campanhas preventivas e não colaboram com nada. Intervenção? Devia haver mesmo, mas a federal pois o governo Maggi lava as mãos e o povo de cuiabá que se dane...

  • Oslwaldo Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será possível que Wilson Santos não viu que o culpado dessa tragédia é o seu queridinho Secretário de Saúde Luiz Soares? Prefeito nunca ocorreu um caso de epedimia de dengue tão grande como este estamos passando, pare de alisar a cabeça desse cabeção e coloque pessoas realmente competentes da área para gerir a coisa pública. Daqui a pouco acaba o período chuvoso e com ele se vai a dengue, ai por favor não venha me dizer que vcs conseguiram controlar a doença. Acorda galinho, bote esse Secretário no lugar dele (na casa dele) e escolha um profissional realmente comprometido com as coisas desta cidade.

Reconhecimento de um governo ruim

pedro taques 400   Pedro Taques (foto) recorreu a uma observação feita pela mãe, professora Eda Taques, de que fora melhor senador do que governador. No horário eleitoral, o candidato ao Senado, agora pelo SD, menciona a frase da mãe para, em seguida, dizer que reconhece que sua atuação em...

Apoiado por deputados bolsonaristas

jose medeiros 400 curtinha   Um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro na Câmara, o deputado José Medeiros (foto), do Podemos, vem recebendo apoio na disputa ao Senado de vários parlamentares bolsonaristas. O chamado núcleo duro do presidente no Congresso Nacional está com Medeiros, entre eles os deputados...

Justiça barra ficha suja em Poconé

clovis martins 400   A Justiça Eleitoral barrou em Poconé o ex-prefeito Clovis Damião Martins (foto), considerado ficha suja. Está inelegível por oito anos. Filiado ao PTB, ele foi condenado pelo TCU por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa. Enquanto...

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marino enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...