Últimas

Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2009, 16h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

SINOP

Estado registra mais uma morte por dengue hemorrágica

  O professor Claudecir Bergamo, o Tito, de Sinop, faleceu neste domingo (6) após adquirir dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença. Ele chegou a ser internado no Hospital Santo Antônio, mas não resistiu e faleceu. Esta seria a oitava vítima fatal da doença na cidade pólo do Nortão. Com a volta das chuvas e as altas temperaturas registradas no Estado, o número de pessoas que contraíram a doença voltou a aumentar. Na semana passada um bebê recém-nascido faleceu em Cuiabá. Segundo último boletim divulgado pela secretaria estadual de Saúde, quase 45 mil pessoas já adquiriram dengue em Mato Grosso em 2009. Deste total, 48 morreram.

    Para combater a disseminação da doença e uma nova epidemia, as secretarias municipais e estadual de Saúde iniciaram uma grande campanha de conscientização, com arrastões, visitas e fumacês. Apesar disso, o número de vítimas é cada vez maior. Para evitar que novas pessoas contraiam a doença, a população deve ajudar. Medidas simples devem ser adotadas como, por exemplo, a limpeza de quintais. além disso, é necessário deixar água parada em locais que possam servir de criadouro para o mosquito. Como Cuiabá já sofreu com uma epidemia no ano passado e no início deste ano, teme-se que o número de casos de dengue hemorrágica seja maior, aumentando o risco de mortalidade. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Salvador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acho que somente duas medidas podera acabar com a dengue em nosso estado

    PRISÃO E MULTA, PRISÃO E MULTA

    Por questões politicas por medo de perder voto nossos politicos não adotam essa postura.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ao longo desse ano, tenho utilizado esse espaço para chamar a atenção de nossas autoridades para essa questão, que talvez seja uma das mais graves dos ultimos anos.
    Tenho ressaltado sempre que tem que have por parte dos orgãos competentes; estado e munícípios; uma ação conjunta, um multirão, mas com a participação da sociedade através das igrejas, presidencia de bairros e outros, onde terá assim um apredizado e que tais apredizados pode levar a uma rotina das pessoas em cuidar dos seus quintais.
    É triste quando vemos um prefeito da capital mandar prender equipamentos do governo que está servindo o município no combate a esse famigerado mosquito, atitude politiqueira e que esquece do objetivo maior que é o bem estar social.
    Fica aqui um alerta a todos os matogrosesses, vamos cuidar dos nossos quintais, vamos limpar os terrenos baldios usados para especularem, vamos cuidar das nossas caixas dáguas, vamos a cada chuva circular pelos quintais e verificar se tem água parada, vamos chamar atenção de nossos vizinhos consientizando-os de suas obrigações, vomos nos proteger, não podemos ficar sempre achando que as mortes não vai acontecer com nossos familiares e amigos, e se já aconteceu no seu circulo de relacionamento pense que as chances de voltar a acontecer são as mesmas. Não podemos serem ingenuos de achar que podemos confiar nesses famigerados políticos que só pensam nas eleições do ano que vém.
    Temos que dar um tiro de misericórdia no mosquito da dengue, façam como eu....

  • maicoy dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    põe o major Héctor na luta contra o mosquito da dengue que vocês verão que acabará o problema.

  • Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O maior de todos os problemas, que é o principal responsável pela proliferação dessa doença, é a falta de consciência da população que não colabora com a limpeza e higiene da suas casas e da cidade.

    Observe a quantidade de lixo de todo tipo jogado em qualquer lugar, quintais sujos e terrenos abandonados virando matagal, caixas d´água sem tampas, etc. Se a população não colaborar nunca ficaremos livre desse problema e muitas pessoas ainda vão morrer.

    Todos os anos se faz campanhas para alertar a população sobre os perigos das doenças provenientes da falta de higiene, mas parece que a população nunca vai aprender a ter respeito pelo próximo e mais amor até a própria vida.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sugiro ao governador que, pelo amor de Deus, disponibilize agentes de saúde, através de contratos temporários e a participação da polícia militar com seu helicóptero, mapeando as pisinas abandonadas, principalmente agora nessa temporada de férias, onde existe uma tendencia natural das pessoas viajarem.
    A saúde tem que ter acesso a essas residências, não adianta atácar só a periferia achando que é apenas lá o problema. Gostaria de ver por parte dos políticos o empenho em combater esse mal, disponibilizar infraestrutura e com certeza estaria lá ajudando, só assim vamos ficar livres desse mosquito.
    Tenho ido ao interior e vej o descaso da sociedade com esse problema, são garrafas, panelas velhas, caixas daguas, pneus velhos e todo tipo de aterial jogados ao relento, propriciando procriação do mosquito.
    Não podemos cruzar os braços, não podemos fazer de conta que estamos tomando providências, as ações tem que ser efetiva, todos, todos, todos em uma operação de guerra de maneira intensa.
    Vamos mostrar ao brasil que somos capazes de se mobilizar contra algo tão maléfico com esse tal de msquito.

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...