Últimas

Terça-Feira, 17 de Março de 2009, 18h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÁCERES

Estudantes fazem protesto contra o reitor da Unemat

Clique na imagem para ampliá-la
Faixa estendida por estudantes da Unemat expõe nome do deputado federal Pedro Henry (PP) 

   Cerca de 100 estudantes da Universidade do Estado (Unemat) fizeram uma manifestação na última sexta (13), no campus de Cáceres, durante a  inauguração do novo auditório da instituição e do Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal (Celbe). O deputado federal Pedro Henry (PP) compareceu à solenidade e foi vaiado. Os estudantes levaram uma faixa com dizeres que vinculam Henry como espécie de padrinho da Unemat e lembra das acusações contra o parlamentar nos processos do mensalão e sanguessuga.

   Os estudantes reivindicam a convocação do Conselho Universitário (Consuni) e a constituição do Conselho Curador para homologar o novo estatuto que concede aos 11 campis da instituição autonomia pedagógica e orçamentária. Liderados pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre Paulo Freire, Mário Quidá, o grupo gritou palavras de protesto, por mais de duas horas, contra a política educacional do reitor Taisir Karim. A manifestação teve início às 9h e se estendeu por toda manhã. Os alunos também cobram a paridade na representação do Consuni. Atualmente, os docentes têm 70% de participação contra 20% e 10% de estudantes e técnicos, respectivamente. Com o novo estatuto, os três setores ficam com 33,3% de representação. Está prevista ainda a criação de uma Pró-reitoria de Assistência Estudantil, primeira medida para a posterior implantação de um Restaurante Universitário e da Casa do Estudante.

   No último dia 6 de março, a Promotoria de Cáceres expediu uma notificação recomendatória para que o reitor convoque o Consuni no prazo de 30 dias. Os professores engrossam o coro contra Taisir. Segundo a presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Maria Ivonete de Souza, desde que assumiu o cargo Taisir persegue professores que fazem críticas ao modelo de gestão da Unemat. "Ele não chama a comunidade acadêmica para a discussão. Há necessidade de descentralização, democratização e de mais transparência nas atividades desenvolvidas pela instituição. Não temos sequer audiência pública para prestação de contas, muito menos lotaciograma", reclama. (Andréa Haddad)

Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
Estudantes protestam no campus de Cáceres contra a gestão do reitor Taisir Karim

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Carlos Oliveira Júnior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Mossueto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    O cidadão quieto já está errado, com tantos desmandos cometidos ao longo de sua suja carreira politica, ainda acha que usando oleo de peroba na cara, vai conseguir aplausos de uma comunidade pollitizada, conhecedora de todos os fatos que abalaram a comunidade cacerense envergonhando-a pelos atos de seu representante, perdeu uma otima oportunidade de permanecer incognito, pois nessa ceara com certeza, votos e que o mesmo não vai conquistar, so podia receber vaias mesmo.
    Mossueto-6º sem/licenciaturacomputação/computação.

  • João da Morte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A realidade, é que Deputado Pedro Henry tem decepcionado todos os Cacerenses e os Acadêmicos da UNEMAT, pois suas atitudes com MENSALAÇÃO, SANGUESSUGA, e a forma de fazer politica, não engradece nenhum politico e o povo não admira mais!

    É fim de carreira! Pedro Henry faz a politica de quanto pior é melhor pra ele, mas ele tem memoria curta, que na ultima eleição que concorreu, ele perdeu 60 mil votos na urnas, já o teu irmão, perdeu a eleição por questão de burlar as regras eleitorais, e devido o abuso, teve 500 votos ao seu favor! Pedro Henry e teus puxa sacos devem compreender que Cáceres e Região não quer esse tipo de politica mesquinha! Quer desenvolvimento! Novos projetos! Geração de Emprego permanente! Uma UNEMAT forte! Um hospital Regional digno, e não a vergonha que existe sobre o comando de um apadrinhado dele!

    O POVO CLAMA POR UMA REPRESENTAÇÃO DIGNA!

  • ana claudia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    parabens estudantes, caça corruptos...cade as ongs corrupção?

  • Anderson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pera aí, Mario Quidá não é aquele canditado a Vereador cassado por propaganda irregular nas eleições passadas? Ligado a Coligação do ATUAL PREFEITO? Não me parece uma representação estudantil. Isso mais me parece coisa do Prefeito TAPETÃO. Mário Quidá deve ficar na dele, afinal, ele não é uma boa representação para a categoria estudantil. Não tem uma vida política das mais limpas. Quer falar o que dos HENRYS?

    Vocês acham mesmo que Cáceres elege um Deputado Federal? Não elege nem Estadual!

    Vai ficar sem representante, mendigando uma ajudinha de algum deputado de fora (Eles que não fazem nem por sua região, vão mesmo fazer pela Região da Grande Cáceres?)

    Tenho minhas Dúvidas. É esperar pra ver.

    Abraços a todos.

    Anderson

  • Ana Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Boa Noite,
    Pessoal da redação,preciso tirar algumas duvidas:
    1º Quem é o reitor da UNEMAT? Pedro Henry ou Taisir? A chamada da matéria fala de reitor mas o conteudo do deputado....

    2º Canditato a vereador fazendo movimento estudantil? Francamente....

    3º Por que esse povo não faz barulho para abrir a pesca? Tinha mais haver com o evento...

    Esse pova dai tem muito o que aprender...Alem de perder deputado vão perder a UNEMAT!!!!!

    UNEMAT,Rondonópolis te espera de braços abertos!!!!!!!!

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O pior é que o termo PEDRO HENRY PADRINHO DA UNEMAT é originário de um jornaleco editado pela própria reitoria da UNEMAT!! pasmem

    Não bastasse a reitoria usar uma instituição como a Unemat para fins eleitoreiros, abrindo cursos e turmas fora de sede onde bem entendem OS PADRINHOS da Assembléia e Câmara Federal, passando por cima da lei e sem a autorização dos Conselhos e estudo devido para manter a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, ainda vem usar um jornal INSTITUCIONAL para fazer campanha política, bem ao estilo henry.

    Outra novidade na Unemat foi a alteração do calendário acadêmico, mais uma vez sem autorização dos Conselhos, onde as férias terão 5 meses de duração a fim de ECONOMIZAR! A desculpa foi A CRISE MUNDIAL! Atenção ESTADO DE MATO GROSSO a UNEMAT VIROU UMA TOTAL BADERNA EDUCACIONAL! E este é um patrimônio NOSSO!

    PRECISAMOS ABRIR A CAIXA PRETA DA UNEMAT JÁ! A CAIXA PRETA DA FAESPE (nossa ilibadíssima Fundação PRIVADA de Apoio)!!!!!!

  • Rafael Zanelato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fico espantado ao ler comentários que favorecem o rei da impunidade, da incompetencia e da politica suja do quanto piór melhor. Defender Pedro Henry e Ricardo Henry é nada mais nada menos que se ridicularizar tornando-se conivente com a bandidagem.
    Agora eu lhes pergunto, que tipo de pessoa é essa que os defende, que os julga herois ???O movimento estudantil luta corretamente pelos ideais dos acadêmicos e pelo direitos daqueles que conquistaram a chance de cursar o ensino superior em uma iniversidade publica.
    Lutamos constantemente por uma Universidade fortalecida, por uma universidade séria que tenha o minimo de condições possiveis para abrigar durante 5 anos um acadêmico de forma respeitosa.Nossa luta diaria e incansavel nos mantém em pé e esperançosos, acreditando que um dia esse sonho se realizará
    Sabemos que esse caminho é longo, e que muita água ainda passará por debaixo daquela pontezinha aos fundos da reitoria.
    Homologação das deliberações ja!
    auditoria das contas da unemat ja! pro reitoria de assistencia estudantil ja!
    Viva o fortalecimento do movimento estudantil !!!

  • Renato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    inclusive o Senhor HOMERO, este nunca fez nada e ainda leva R$ daqui.

  • Cacerense | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha o Coordenador de trânsito de Cáceres, senhor Mário Quida, era para estar trabalhando, não segurando, ou patrocinando faixas..

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...