Últimas

Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2007, 10h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

REIVINDICAÇÃO

Estudantes vão à Câmara e irritam vereadores

Logo após conversa com vereadores, estudante quebra vidro de porta que dá acesso ao plenário

     Sob a liderança do jornalista Gibran Lachowiski, pré-candidato a vereador, integrantes do Comitê de Luta pelo Transporte Público protestam na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária. Cobram votação logo do veto do prefeito Wilson Santos ao projeto dos vereadores que limitam o uso do passe-livre em qualquer horário. O projeto foi aprovado por 14 dos 19 parlamentares. A manifestação abafou o pronunciamento do vereador Mário Lúcio (PMDB). Os 49 estudantes trouxeram até mesmo um auto-falante. Palmas e cantos com frases reivindicatórias atrapalharam os vereadores.

   Mário Lucio, incomodado com o barulho, classificou os manifestantes de mal-educados. “A resposta deve ser recíproca. Educação vem de berço”, alfinetou o vereador. Luiz Poção (PP) pediu aos integrantes do CLTP que colaborassem para que a sessão não venha a ser interrompida. Afirmou que o veto já está em poder da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). A vereadora petista Enelinda Scala tenta amenizar o conflito. (Simone Alves)

(Atualização às 11h40) - Uma estudante, identificada por Daniela, quebrou o vidro da porta que dá acesso a antesala do plenário da Câmara. Houve tumulto. A Polícia Militar e deve conduzir a manifestante para a delegacia. Ela chorava e disse que fora agredida por seguranças da Câmara Municipal. A sessão prossegue sob clima tenso.

(Atualização às 11h57) - Para evitar mais tumulto, apenas uma comissão de estudantes da CLTP passou a ter acesso ao plenário. A maioria é da escola Liceu Cuiabano, inclusive a estudante Daniela que provocou tumulto ao quebrar uma porta de vidro.

(Atualização às 12h) - Sob pressão, a Mesa Diretora acaba de colocar em votação a Mensagem 464/07, que trata do veto do prefeito Wilson Santos à proposta de restrição do passe-livre. Ocorre que a CCJ emitiu parecer pela derrubada do veto, ou seja, para manter a restrição. Se esse parecer for aprovado, os estudantes só poderão utilizar o passe livre nos itinerários de ida e volta da escola e não mais à vondade, como é hoje.

(Atualização às 12h20) - Com 14 votos favoráveis (contando com o voto do presidente da Câmara Lutero Ponce que em situação de veto ele participa) e 5 contrários, a Câmara Municipal derruba o veto do prefeito Santos e vai homologar o projeto que restringe o passe estudante. Agora, o estudante só poderá utilizar o transporte coletivo gratuito no trajeto casa-escola e vice-e-versa de segunda a sexta-feira no período em que está matriculado. Votaram contra a restrição do passe-livre os vereadores Lúdio Cabral (PT), Luiz Poção (PMDB), Levi de Andrade (PP), Enelinda Scala (PT) e Domingos Sávio (PMDB).

(Atualização às 12h40) - Os vereadores que votaram contra a matéria que restringe o uso do passe-livre pelos estudantes acusam que a votação de última hora na verdade é uma manobra política. Segundo Domingos Sávio, não há outra explicação. "É interessante como decidiram que iriam votar hoje e a base de sustentação do prefeito na Câmara votou contra o veto da restrinção. Houve uma inversão de lado", ironizou Sávio. Já Luiz Poção, acredita que como já era de consenso aprovar a matéria, assim ir contra o veto do prefeito, os vereadores preferiram não arriscar que a manifestação continuasse e envolvesse um maior número de estudantes.  

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Jeovaldo Rosa de Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso ai esta cheirando acordo politico/empresario, 2008 vem ai, olha o caixa 02 ai gente, deveria ter eleição para suplente, nos não votamos em suplente, ai assumi a cadeira e só faz besteira ou faz acordo para sair com alguns trocados no bolso. Vamos marcar bem a cara desses sujeitos, e expurgar essa gente do meio politico. E mais não aceitar o que foi eleito sair para dar lugar para surplente, ganhou meu filho assumi, faz o seu papel que o povo te deu, não de responsabilidade para os outros. Quantos deste ai assumiu na costa do majoritario. ISTO È UMA VERGONHA.....Fui....e muito zangado. Oooo puliticalhaaaa miseravel. o que o dinheiro não faz né. Acordo..acordo...acordo e fumo no povo, e que vota,Vote.

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa é mais uma manobra ardilisa engendrada pelo prefeito WS e seus cupinchas enganando a categoria estudantil de MT. Por que será que o prefeito e os vereadores da capital nao se unem para fazer a UNIC, por exemplo pagar ISSQN aos cofres municipais? Por que eles nao derrubam a LEI da PILANTRoPIA, que faz isenta a unic de pagar impostos. serias pelo menos mais um ou dois milhoes que poderiam ser usados para criar alternativas aos jovens e estudantes.

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que realmente o passe livre aos estudentes aonde aprovado deva ser somente para o itinerario de ida e volta para o periodo em que o mesmo estuda e mais sou favoravel que seja realizada um estudo social para avaliar quais os alunos que realmente necessitam pois também não que a sociedade pague para que alunos com condições financeiras possam não só ir as aulas mais também aos shoppings, barzinhos etc.

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...