Últimas

Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007, 17h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CUIABÁ

Estudantes vão às ruas e negam apoio político

      Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se organizam para manifestarem contra a aprovação da restrição do uso do passe-livre. Um ato está programado para esta quinta, a partir da 9h, com participação da Frente em Defesa do Passe-Livre. Fazem parte do movimento o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMT), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundáristas (UBES) e Centros Acadêmicos.

    Os manifestantes vão sair da praça bispo Dom José, no centro de Cuiabá, passarão em frente à Câmara Municipal e seguirão à praça Alencastro, em frente à prefeitura. A estratégia é chamar atenção da sociedade e também das autoridades, inclusive dos vereadores e do prefeito Wilson Santos (PSDB), na tentativa de ganhar força e levar a derrubada da restrição do passe estudantil.

   O direito à passagem gratuita para estudante foi limitado apenas ao itinerário casa-escola e vice-e-versa. Antes, o transporte coletivo estava liberado à vontade. Para restringir o passe-livre, o prefeito fez um combinado com sua bancada na Câmara. Assim, vetou a proposta e, 14 dos 19 vereadores, por sua vez, derrubaram o veto na sessão no último dia 18.

    Panfletagem

    A diretora da UBES, Ana Flávia Botelho, nega que a panfletagem que antecedeu a manisfestação tenha sido subsidiada ou incentivada pelo vereador por Cuiabá Levi Levi (PP), conforme relata a matéria "Ex-secretário já faz panfletagem contra prefeito". Nesta terça, o parlamentar pepista foi até a praça bispo Dom José, antigo terminal de ônibus. "Esta é uma ação dos estudantes, jamais fomos subsidiados por qualquer parlamentar. Nós não aceitamos politicagem. Esse é um movimento sério e não pode servir de palanque", contestou a diretora. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Ray Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Movimento Sério?

    Isso é uma palhaçada isso sim, devia era fazer esses desocupados pagarem pela passagem, são um bando de mau agradecidos, deveriam estudar em Varzea grande e pagar meia passagem.

    reclamaram do aumento da passagem mas nenhum desses infelizes pagam pela passagem, e o aumento se deu porque os trabalhadores tem q pagar a mais para dar conta da passagem deles.

    E na minha opnião deveria restringir essa tal "liberdade" de horario sim, pois oq eles querem é passagem pra ir passear em shopping, da uma passada pelos shopping de cuiabá e contem quantos "estudantes" vocês encontram por lá.

    Eles são tão manipulados, tão ignorantes que não sabem o que estão reivindicando, estão reividicando o que eles já tem.

    A prefeitura tem que arcar com os ditos "estudantes" de todas as escolas, Estadual, Federal, Particular e claro, os alunos da rede municipal.

    Prefeito, acabe com essa delenga, passe a passagem para 1 real e manda todo mundo pagar.

    Por isso esse país não vai para a frente, os estudantes estão muito ignorantes, viraram massa de manobra de politicos.

    Ah, para os politicos de plantão que estão manipulando esses estudantes, se atentem ao fato que a maioria deles tem entre 16 e 18 anos e é onde tem o maior indice de não comparecimento nas urnas.

  • ana maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A estoria do passe-livre ja virou queda de braço entre oposiçao eo Prefeito, visando ganhar dividendos politicos para o proximo ano.
    Porque esses politicos tão zelosos dos estudantes para o direito de andar sem controle pelas custas dos trabalhadores, porque não dizem que após essa lei, as escolas da periferia foram abandonadas por sua comunidade , são saqueadas , depredadas, não participam dos cdces querem andar nos onibus para depredarem , pois existem boas escolas em toda periferia que podem receber esses estudantes sem necessidade de de tantos passes, porque essa demagogia , de que temos nos trabalhadores sustentar tanto luxo que sabemos CUIABA não cosegue arcar com essa despesa e coloca nos nossos ombros ja tao calejado. Porque não dizem a ver4dade nua e crua e deixem de demagogia , estudante aqui em CUUIABA pagando meia passagem ja ta de bom tamanho, pois isso simm seria DEMOCRACIA> e nós cidadãos comuns pagariamos o correto que as INSTITUIÇOES delegarem como justo... basta de demagogia o voto vem com consciencia sem essas manobras eleitoreiras de todos eles ..... aguarde e verá......

  • GABRIELA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É UMA PENA AQUI EM CUIABÁ NÕS TERMOS PESSOAS TÃO IGNORANTES COMO ESTAS!!!

    DIREITO ADQUIRIDO É DIREITO CONQUISTADO!!!


    E DIREITO CONQUISTADO NÃO SE PERDE!!!!


    TEM QUE LUTAR POR ELE MESMO!!!

    REITERO!!!


    ESTUDANTES, VAMOS TODOS AS RUAS AMANHÃ AS 09:00!!!

    CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA BISPO DOM JOSÉ!!!

    "PERDOEM, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!!!!

  • Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso mesmo!

    Os estudantes precisam reagir a esta palhaçada que está acontecendo contra o passe-livre!

    Engana-se quem pensa que eles são massa de manobra. Em outros momentos se mobilizaram pela instituição do passe-livre, pela meia-entrada, pela gestão democrática nas escolas públicas...

    Tenho certeza que está bem próximo o dia em que, de forma organizada, vão dar resposta aos gatunos da política cuiabana/ mato-grossense.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.