Últimas
Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007, 17h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Estudantes vão às ruas e negam apoio político
Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se organizam para manifestarem contra a aprovação da restrição do uso do passe-livre. Um ato está programado para esta quinta, a partir da 9h, com participação da Frente em Defesa do Passe-Livre. Fazem parte do movimento o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMT), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundáristas (UBES) e Centros Acadêmicos.
Os manifestantes vão sair da praça bispo Dom José, no centro de Cuiabá, passarão em frente à Câmara Municipal e seguirão à praça Alencastro, em frente à prefeitura. A estratégia é chamar atenção da sociedade e também das autoridades, inclusive dos vereadores e do prefeito Wilson Santos (PSDB), na tentativa de ganhar força e levar a derrubada da restrição do passe estudantil.
O direito à passagem gratuita para estudante foi limitado apenas ao itinerário casa-escola e vice-e-versa. Antes, o transporte coletivo estava liberado à vontade. Para restringir o passe-livre, o prefeito fez um combinado com sua bancada na Câmara. Assim, vetou a proposta e, 14 dos 19 vereadores, por sua vez, derrubaram o veto na sessão no último dia 18.
Panfletagem
A diretora da UBES, Ana Flávia Botelho, nega que a panfletagem que antecedeu a manisfestação tenha sido subsidiada ou incentivada pelo vereador por Cuiabá Levi Levi (PP), conforme relata a matéria "Ex-secretário já faz panfletagem contra prefeito". Nesta terça, o parlamentar pepista foi até a praça bispo Dom José, antigo terminal de ônibus. "Esta é uma ação dos estudantes, jamais fomos subsidiados por qualquer parlamentar. Nós não aceitamos politicagem. Esse é um movimento sério e não pode servir de palanque", contestou a diretora. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Ray Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Movimento Sério?
Isso é uma palhaçada isso sim, devia era fazer esses desocupados pagarem pela passagem, são um bando de mau agradecidos, deveriam estudar em Varzea grande e pagar meia passagem.
reclamaram do aumento da passagem mas nenhum desses infelizes pagam pela passagem, e o aumento se deu porque os trabalhadores tem q pagar a mais para dar conta da passagem deles.
E na minha opnião deveria restringir essa tal "liberdade" de horario sim, pois oq eles querem é passagem pra ir passear em shopping, da uma passada pelos shopping de cuiabá e contem quantos "estudantes" vocês encontram por lá.
Eles são tão manipulados, tão ignorantes que não sabem o que estão reivindicando, estão reividicando o que eles já tem.
A prefeitura tem que arcar com os ditos "estudantes" de todas as escolas, Estadual, Federal, Particular e claro, os alunos da rede municipal.
Prefeito, acabe com essa delenga, passe a passagem para 1 real e manda todo mundo pagar.
Por isso esse país não vai para a frente, os estudantes estão muito ignorantes, viraram massa de manobra de politicos.
Ah, para os politicos de plantão que estão manipulando esses estudantes, se atentem ao fato que a maioria deles tem entre 16 e 18 anos e é onde tem o maior indice de não comparecimento nas urnas. -
ana maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A estoria do passe-livre ja virou queda de braço entre oposiçao eo Prefeito, visando ganhar dividendos politicos para o proximo ano.
Porque esses politicos tão zelosos dos estudantes para o direito de andar sem controle pelas custas dos trabalhadores, porque não dizem que após essa lei, as escolas da periferia foram abandonadas por sua comunidade , são saqueadas , depredadas, não participam dos cdces querem andar nos onibus para depredarem , pois existem boas escolas em toda periferia que podem receber esses estudantes sem necessidade de de tantos passes, porque essa demagogia , de que temos nos trabalhadores sustentar tanto luxo que sabemos CUIABA não cosegue arcar com essa despesa e coloca nos nossos ombros ja tao calejado. Porque não dizem a ver4dade nua e crua e deixem de demagogia , estudante aqui em CUUIABA pagando meia passagem ja ta de bom tamanho, pois isso simm seria DEMOCRACIA> e nós cidadãos comuns pagariamos o correto que as INSTITUIÇOES delegarem como justo... basta de demagogia o voto vem com consciencia sem essas manobras eleitoreiras de todos eles ..... aguarde e verá...... -
GABRIELA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É UMA PENA AQUI EM CUIABÁ NÕS TERMOS PESSOAS TÃO IGNORANTES COMO ESTAS!!!
DIREITO ADQUIRIDO É DIREITO CONQUISTADO!!!
E DIREITO CONQUISTADO NÃO SE PERDE!!!!
TEM QUE LUTAR POR ELE MESMO!!!
REITERO!!!
ESTUDANTES, VAMOS TODOS AS RUAS AMANHÃ AS 09:00!!!
CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA BISPO DOM JOSÉ!!!
"PERDOEM, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!!!! -
Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É isso mesmo!
Os estudantes precisam reagir a esta palhaçada que está acontecendo contra o passe-livre!
Engana-se quem pensa que eles são massa de manobra. Em outros momentos se mobilizaram pela instituição do passe-livre, pela meia-entrada, pela gestão democrática nas escolas públicas...
Tenho certeza que está bem próximo o dia em que, de forma organizada, vão dar resposta aos gatunos da política cuiabana/ mato-grossense.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga