Últimas

Terça-Feira, 01 de Setembro de 2009, 08h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Ex-deputado e ex-secretário deixam PDT e reforçam PSDB

   Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Advogado Ricardo Siqueira, ex-deputado Jair Mariano e ex-secretário Jurandir Antonio seguem tucanato

  Quinze anos após chegar ao poder estadual, com a conquista pela primeira e única vez da cadeira de governador de Mato Grosso com Dante de Oliveira (já falecido), o PDT hoje caminha em sentido contrário. Sob comando regional do deputado Otaviano Pivetta e, na Capital, com o vereador Toninho de Souza, ao invés da agremiação crescer, começa a diminuir, diferente da perspectiva vivida em 1994, quando começava a "inchar" por causa da conquista do governo. No próximo dia 18 deixam a legenda pedetista cerca de 150 pessoas, entre elas o ex-secretário de Estado de Cultura na gestão Dante, Jurandir Antonio; o ex-presidente do Intermat e ex-deputado estadual, Jair Mariano; e o advogado Ricardo Siqueira, que comanda o Procon de Cuiabá. Todos vão recomeçar a caminhada política, pegando carona nas asas do tucanato e motivados pela expectativa de poder. Querem reforçar a pré-candidatura a governador do prefeito cuiabano Wilson Santos, do PSDB, justamente o partido que nos anos 90 acolheu Dante, que havia deixado o PDT.

   Mariano, Siqueira e Jurandir pouco representam em termos de densidade eleitoral, mas, há quase duas décadas, conduzem pequenos grupos de aliados fiéis e históricos. Restam agora, dos quadros mais expressivos em âmbito estadual, o deputado Pivetta e os vereadores cuiabanos Toninho de Souza e Adevair Cabral. Enquanto isso, aos poucos e sem alarde, vários militantes vão se juntando para recompor um PSDB que acabou se esfacelando com duas derrotadas majoritárias seguidas, a de 2002, quando Antero de Barros e Dante de Oliveira concorreram ao governo e ao Senado, respectivamente e, em 2006, quando Antero amargou nova surra nas urnas para o Palácio Paiaguás e Rogério Salles perdeu a senatória. A partir daí, com a chegada de Blairo Maggi à cadeira de chefe do Executivo estadual, quem passou a ditar as regras como maior legenda do Estado foi o PPS, seguido do PR, recém-fundado pelo próprio Maggi.

   Sem perspectiva de poder, o PR está na contagem regressiva para deixar o Paiaguás, enquanto outras legendas, como o PSDB, com Wilson Santos, o PMDB, com o vice-governador Silval Barbosa, e o DEM, com o senador Jayme Campos, sonham em reconquistar o poder. Todos já comandaram o Estado. O PSDB ficou 8 anos, com Dante e, nos 8 meses finais, em 2002, com o então vice Rogério Salles. O PMDB chegou ao topo com Carlos Bezerra, enquanto o velho PFL (hoje DEM) teve como governadores os irmãos Júlio e Jayme Campos.

   Ocupantes de cargos eletivos, como prefeitos, vereadores e deputados, só não entraram na dança partidária por causa da regra do TSE que prevê cassação de quem mudar de sigla, já que o mandato pertence ao partido. Se o Congresso Nacional vier a criar mesmo uma  "janela" para que políticos com mandato possam mudar livremente de sigla, a tendência é de haver até mesmo mudança do quadro eleitoral em MT, tamanho o desejo e oportunismo de muitos ocupantes de cargos eletivos em trocar de partido e de grupo político.

(10h25) - Pivetta intervém para evitar debandada no PDT; Mariano avalia permanência

Otaviano Pivetta, presidente do PDT-MT  O presidente regional do PDT, deputado e empresário Otaviano Pivetta, começou a bater duro nas articulações no sentido de "fechar a porteira" e não permitir debandada no emblemático PDT. Ele já se reuniu com o ex-deputado e ex-presidente do Intermat Jair Mariano. O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e ex-militante do PPS tenta agora demovê-lo da ideia de sair da legenda pedetista para se filiar ao PSDB. A promessa de Pivetta é de manter Mariano no partido e lançá-lo deputado federal por Alta Floresta. Para acalmar os pedetistas, Jair Mariano declarou que provavelmente permanecerá filiado.

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • RUBEM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tem que seguir o exemplo que vem de cima (federal):



    muita conversa, nenhum resultado!
    O eleitor que se dane!!!!!!!!!!!!

  • Paulinho Brother | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Desculpe mais esses tres patinhos eles nunca foram na verdade Pedetista, sempre estiveram no Partido somente para tumultuar ou seja para querer fazer manobras para o PSDB, agora como viram que estão perdendo espaço saíram, é isso mesmo Pivetta vamos colocar os tomates podres no seu devido chiqueiro...e tem mais pessoas ainda que deve sair, vamos fazer o limpa......Paulinho Brother

  • wendel rodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem duvidas sao bons nomes para psdb, mas a maior perca foi para o PDT que ha muito tempo nao se entende nos seus diretorios e com a vinda do Dep Otaviano Piveta era para tudo isso melhorar, mas um empresario do agronegocio tao ocupado nao teve muito tempo para tentar corrigir algumas coisas e colocar o PDT dentro do trilhos, prova disso e que o Jair Mariano e Ricardo principalmente sao nomes antigos do PDT estadual. Parabens ao PSDB e ao PDT mais coerencia.

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Obrigado PSDB!!!
    Fizeram um grande favor ao PDT...Esse é um presente que o PDT está dando para o PSDB. Jurandir e Ricardo é igual o PResente Grego. PSDB fez um grande favor para todos nós.
    Depois mando um presente para a turma ai...
    Mais uma vez obrigado.

  • Evaldo Benedito Amorim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ali baba! Veja quem esta falando...Paulinho Brother...você nunca foi Pedetista, você sempre foi OPORTUNISTA, você já passou por diversos partidos e nunca chegou a lugar nenhum....é melhor você ficar calado e não dar palpite em nada.....Se Otaviano Pivetta e os proceres do PDT acreditar em você, aí sim, o PDT acaba de vez....Paulinho dá licença... vá se catar que é melhor.

  • DOUGLAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COITADOS DESSES TRÊS LOUCOS!
    FILIAR NUM PARTIDO QUE ESTÁ MORRENDO!
    SÓ SE FOR VARIADO DA CABEÇA.

  • Ewerton Roberto Dirigente Nacional da ju | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caros Companheiros mais uma vez venho dizer a população Cuiabana e mato- grossense que quem é PDTista de verdade nunca abandona o seu partido, independente de brigas internas ou outros fatos relevantes que venha se acontecer!
    Pois bem NUNCA em meus 6 anos de dirigencia de Juventude eu vi um Partido tao vendido como o nosso em Cuiaba para o PSDB, e outra esse tal de Dante de Oliveira era tão bom que BRIZOLA meu Lider maior deu um chute nele para Fora de nosso partido.
    Companheiros Cuiabano o PDT no Mato Grosso é o Partido que mais se preocupa com o seu crescimento.. Parabens Pivetta pelo trabalho desenvolvido, pois eu apesar de menos de um mes aqui reformulando nossa Juventude em todo estado tenho percebido o trabalho arduo dessa Uniao que PDT tem.
    Aos meus companheiros que estao Saindo, só uma palavra QUEM AMA O BRASIL TOMA PARTIDO Brizola sempre disse: Nascemos e existimos como partido politico para Mudar o Brasil. O PDT é maior do que estes dois que estao deixando nossa sigla e a eles que possam no amanha olhar para traz e ver oque é melhor para eles!!
    Caros Companheiros para nos nao vai fazer falta nenhuma vcs! O PDT é Nosso o PDT é do Povo Brasileiro e acima de Tudo o PDT é do Pobre mais humilde trabahador brasileiro...
    Saudaçoes PDTista a todos Cuiabanos!!!!!!
    BRIZOLA VIVE !
    VIVA BRIZOLA !!! VIVA CHE !!!!! VIVA VUVENTUDE SOCIALISTA DO PDT

  • Jandira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PSDB vai ficar forte novamente. Ele faz historia e nao adianta ficarem se remoendo. Pivetta? Hum!!!

  • miguel soares de souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    escreve aí romilson, o próximo a sair é alonso, que não tem estrutura nenhuma de trabalho e anda nada contente com o centralismo e a arrogância do pivetta. ele tá tirando dinheiro do bolso para mobilizar meia dúzia de gato pingado, e ainda tem que aguentar intelectualóides como marco tulio, que se intromete em tudo sem ter conhecimento de causa.

  • silvia costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    hahahahhahaahahaha

    Quem é ricardo siqueira????

    hahahahhaha

    Quem é Jurandir Antonio???

    hahahahahahha

    meu Deus esses 2 juntos agregam MUITO ao PSDB... hahahaha vao levar uns 15 filiados do PDT (só os da familia deles) sao uns sem voto e tumultuadores, gostam de fazer ruaça!!!

    PSDB muitissimo obrigadoooooo

    urrulll

    Leva o Marco Tulio junto!!!

    Valdinei!!!!

    Sergio Cintra!!!

    LEva Tudooooo

    hahahahahahaha

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...