Últimas

Domingo, 19 de Abril de 2009, 23h:52 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

RENDA

Ex-governadores ganham R$ 5 mi de pensão por ano

 Mesmo com o fim da lei que extinguiu, a partir de 2003, a pensão vitalícia a futuros ex-governadores, vices e substitutos constitucionais, 19 pessoas (incluindo 4 pensionistas) que comandaram o Estado recebem hoje o benefício. Em média, são R$ 22,1 mil para cada um. São aposentadorias que equivalem ao subsídio de um desembargador do Tribunal de Justiça.

   O assunto é polêmico, principalmente considerando que um cidadão brasileiro comum trabalha por até 35 anos e contribui todo mês para com a Previdência, a fim de garantir uma aposentadoria de no máximo R$ 3 mil. Enquanto isso, mais de 70 ex-governadores de 12 Estados exerceram o cargo por menos tempo e sem contribuição previdenciária e ganham uma gorda pensão para o resto da vida.

   Hoje, os ex-governadores, incluindo vices e ex-presidentes da Assembleia que comandaram o Estado por menos de 15 dias, recebem juntos, mensalmente, cerca de R$ 400 mil mil (R$ 4,8 milhões/ano). Os últimos que entraram na lista de privilegiados foram Rogério Salles (2002) e Iraci França, que foi vice-governadora no primeiro mandato de Blairo Maggi (2003/2006) e conduziu o Estado por alguns dias, quando o titular esteve em viagem ao exterior.

   Parecer técnico da Secretaria de Administração diz que o subsídio dos governadores que encerraram mandatos na vigência da Constituição Estadual de 1989 deve ser equivalente ao maior subsídio percebido pelo Estado. Neste caso, conforme o estabelecido pela Lei nº 7.569, de 2001, o valor deveria ser de R$ 13,1 mil, pago hoje ao governador Blairo Maggi.

   O problema é que os ex-governadores recorreram à Justiça. Sustentaram a tese do princípio da irredutibilidade salarial. Com isso, quatro (Júlio Campos, Garcia Neto, José Fragelli e Pedro Pedrossian) conseguiram garantir direito de "engordar" o salário. Outros nove ex-governadores, incluindo Moisés Feltrin e Osvaldo Sobrinho, que ficaram menos de 30 dias no cargo, também ganham pensão acima de R$ 20 mil. O mesmo benefício se estende às pensionistas Shirley Gomes Viana, Hélia Valle de Arruda, Maria de Arruda Muller e Clio Marques Pires. Pensionistas dos então vice e que viraram governador por alguns dias, Cássio Leite de Barros e Wilmar Peres (já falecidos), também são contemplados.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • Carlos Mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Enquanto nós somos regidos pelas duras regras das leis do INSS, ele preparam eles pra se beneficiarem.
    É lamentável, esta na hora de acabar com isso, os jovens tem que voltar as ruas, porque estamos sendo assaltados todos os dias.
    Mas isso não vai demorar...aguardem.

  • joaquim da silva alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LAPADA, LAPADA E LAPADA EM NOSSO BOLSO!

  • Ruse Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • valdivino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GENTE!!!!!!!!!!!!!!
    Isso é mais que vergonhoso é imoral para quem paga e para quem recebe. ACORDA Brasil!!! o monstro está em nosso meio.

    SUJIRO AOS SENHORES DA IMPRENSA A FAZER UMA CRUZADA GERAL CONTRA ESSA REPUGNANTE IMORALIDADE.

  • MANE PORRETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOMBA, BOMBA, BOMBA, E PRA O GORDO Q NAO FOI ELEITO E PEGA UMA BEIRINHA AUMENTAR SEU DINHEIRINHO PRA PAGAR A PENSAOZINHA PRA PRI MEIRA MULHER. VCS VER SE TEM COROGEM DE FALAR ESTA HOJE A NOITE SEU ROBERTO QUASE DEP.FRANCA

  • Esther da Silva Venci | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caros leitores, se fosse sómente a Iracy França que recebe esta aposentadoria, até que poderíamos falar, será que esqueceram que o ex-Deputado Bosaipo ficou menos que 15 dias no governo e é aposentado recebendo também o salário de Governador e outros???? isto é fazer vistas grossa. Não só eles como outros que prefiro não citar.

  • Edcidadão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um dia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (político salafrário) chamou os brasileiros/trabalhadores, que se aposentaram com 50 anos de idade ( 30 anos de trabalho ), de vagabundos, e que se locupletaram de um país de pobres e miseráveis.
    A minha pergunta: CIDADÃOS BRASILEIROS, quem são os verdadeiros VAGABUNDOS?





  • Cristiane moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pra isso eles são bons, nos funcionários públicos temos que trabalhar o resto da vida para cumprir com o desconto de inss, para se aposentar e cumprir idade ainda, esses safados tinha que ter vergonha na cara de não fazer nada receber essa pensão gorda. Tem que trabalhar igual a nós para saber o que é trabalho. Isso revolta a gente. Mas no fundo nós somos culpados de votar e colocar esses caras no poder.

  • ANTÔNIO SOARES ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É LAPADA! LAPADA! LAPADA!... ESTRUDIA O SITE DO ROMILSON NOTICIOU QUE O ROBERTÃO BOMBA BOMBA BOMBA FRANÇA RECEBIA MAIS DE R$:20.000,00, AGORA É SUA MULHER TAMBÉM QUE RECEBE TD ISSO. E CONSIDERAR QUE WILSON GOGÓ DE OURO SANTOS, QUERIA EMPREGÁ-LA NA QUESTÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO...MAS ELA GENTILMENTE DESISTIU DO POSTO...PRA QUE TRABAIAR NÉ D. IRACI??? E O ROBERTO QUE TEM SEU POGRAMA PRA CHANTAGEAR UNS TANTOS POR AÍ...CADÊ O PEITO DE DIZER: LAPADA, LAPADA, LAPADA!!! IRACI GANHA MAIS DE VINTE MIL VITALÍCIO POR POUCOS DIAS NO PODER...O CAPITALISMO JÁ É CRUEL EM SI MESMO...PIOR FICA COM ESTAS DEFORMAÇÕES E PRIVILÉGIOS ESCABROSOS QUE VEMOS POR AÍ...JESUS!!!
    CR

  • joaquim ventura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olá, diretora/a

    Bomba, bomba, bomba!

    depois esses politicos dizem, sem constrangimento, que são deferensores da sociedade. Quatro anos de mandato já dá esse privilegio para o resto da vida. Falta moralidade na politica. Cabe a sociedade ficar de olhos abertos, fiscalizar diariamente esse tipo de politicos demagogo. Cobrar da assembléia legislativa, judiciario o fim dessa imoralidade.

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?