Últimas

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007, 08h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Ex-prefeito do PMDB vence qualquer adversário

   O peemedebista Joemil Araújo (PMDB), atual vice-prefeito de Rosário Oeste (a 120 km de Cuiabá), lidera as pesquisas à sucessão municipal de ponta-a-ponta. Simulações feitas pela Mark Instituto de Pesquisa e Opinião na última terça (24) revelam que Araújo ganharia com folga dos vereadores Benvindo Pereira de Almeida (PR) e Ângela Maria Godores, a Teté (PP), da chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria Conceição (PR), além de Antônio Nunes Severo (DEM) e do petista Marcos de Moraes Gomes. Todos são virtuais candidatos à sucessão do prefeito Zeno Gonçalves (PR), que está no segundo mandato.

   A Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, entrevistou 186 eleitores em 16 bairros. São eles: Raizama, Bauxi, Chiqueirão, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel, Serra Dourada, Alto, Cachoeira, Monjolo, Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário, centro, João-de-Barro, São Benedito e Jardim Aeroporto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

    O ex-prefeito Araújo teria 50% das intenções de voto se a disputa fosse contra Teté, Conceição, Severo e o militar Taborelli, comandante local da Polícia Militar. Nesse cenário, a vereadora Teté ficaria com 10,8%, empatada tecnicamente com Conceição (9,7%) e com Severo, que aparece com 8,1%. Taborelli seria o "lanterna", com 4,8%.

  Numa outra simulação (estimulada 2), sem a eventual candidatura de Conceição, uma das principais aliadas do prefeito Zeno Gonçalves, Joemil Araújo aparece de novo com 50,5%. A vereadora Teté viria em segundo lugar e bastante distanciada com 11,3%. Severo surge como o preferido de 9,1% e, o petista Marcos, com 7,5%. O vereador Benvindo aparece com apenas 1,6%.

   Sem a vereadora Teté no páreo, o peemedebista Araújo mantém a liderança com o mesmo 50%. Conceição figura com 11,3% e, Severo, com 8,6%. O médico Marcos detém 6,5% (estimulada 3).

   Se o ex-prefeito Joemil Araújo não fosse candidato hoje, tendo na disputa Marcos, Severo e Conceição, o percentual de indecisos (32,3%) superaria o índice alcançado individualmente pelos três, que ficariam empatados tecnicamente. O petista Marcos levaria uma ligeira vantagem, com 20,4%, seguido de Severo (19,9%) e de Conceição (18,8%), conforme revela o quadro 4.

   Na simulação (quadro 5) com Joemil Araújo, Conceição e Severo, o peemdebista "abocanharia" 53,8% dos votos, bastante distanciado de Conceição (11,8%) e de Severo (9,7%).

   Numa outra situação (estimulada 6) - com as candidaturas de Joemil, Severo e Benvindo -, o primeiro alcançaria 59,1%. Severo, candidato derrotado a prefeito em 2004, ficaria com 12,4% das intenções de voto, enquanto o vereador Benvindo, eleito com 382 votos pelo PL (hoje PR), conquistaria somente 1,1% dos votos.

   Joemil também ganharia a Prefeitura de Rosário Oeste se tivesse como adversários nas urnas a vereadora Teté e a chefe de Gabinete do prefeito Zeno, Maria Conceição Taques Ourives. O ex-prefeito e militante do PMDB venceria com 53,8% (quadro 7), Teté obteria 11,3% e, Conceição, 10,8%.

    O ex-prefeito impõe vantagem num outro cenário (estimulada 8), em que figuram como adversários Teté e Severo. Nesse caso, Joemil Araújo teria 55,9% das intenções de voto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.