Últimas

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007, 08h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Ex-prefeito do PMDB vence qualquer adversário

   O peemedebista Joemil Araújo (PMDB), atual vice-prefeito de Rosário Oeste (a 120 km de Cuiabá), lidera as pesquisas à sucessão municipal de ponta-a-ponta. Simulações feitas pela Mark Instituto de Pesquisa e Opinião na última terça (24) revelam que Araújo ganharia com folga dos vereadores Benvindo Pereira de Almeida (PR) e Ângela Maria Godores, a Teté (PP), da chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria Conceição (PR), além de Antônio Nunes Severo (DEM) e do petista Marcos de Moraes Gomes. Todos são virtuais candidatos à sucessão do prefeito Zeno Gonçalves (PR), que está no segundo mandato.

   A Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, entrevistou 186 eleitores em 16 bairros. São eles: Raizama, Bauxi, Chiqueirão, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel, Serra Dourada, Alto, Cachoeira, Monjolo, Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário, centro, João-de-Barro, São Benedito e Jardim Aeroporto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

    O ex-prefeito Araújo teria 50% das intenções de voto se a disputa fosse contra Teté, Conceição, Severo e o militar Taborelli, comandante local da Polícia Militar. Nesse cenário, a vereadora Teté ficaria com 10,8%, empatada tecnicamente com Conceição (9,7%) e com Severo, que aparece com 8,1%. Taborelli seria o "lanterna", com 4,8%.

  Numa outra simulação (estimulada 2), sem a eventual candidatura de Conceição, uma das principais aliadas do prefeito Zeno Gonçalves, Joemil Araújo aparece de novo com 50,5%. A vereadora Teté viria em segundo lugar e bastante distanciada com 11,3%. Severo surge como o preferido de 9,1% e, o petista Marcos, com 7,5%. O vereador Benvindo aparece com apenas 1,6%.

   Sem a vereadora Teté no páreo, o peemedebista Araújo mantém a liderança com o mesmo 50%. Conceição figura com 11,3% e, Severo, com 8,6%. O médico Marcos detém 6,5% (estimulada 3).

   Se o ex-prefeito Joemil Araújo não fosse candidato hoje, tendo na disputa Marcos, Severo e Conceição, o percentual de indecisos (32,3%) superaria o índice alcançado individualmente pelos três, que ficariam empatados tecnicamente. O petista Marcos levaria uma ligeira vantagem, com 20,4%, seguido de Severo (19,9%) e de Conceição (18,8%), conforme revela o quadro 4.

   Na simulação (quadro 5) com Joemil Araújo, Conceição e Severo, o peemdebista "abocanharia" 53,8% dos votos, bastante distanciado de Conceição (11,8%) e de Severo (9,7%).

   Numa outra situação (estimulada 6) - com as candidaturas de Joemil, Severo e Benvindo -, o primeiro alcançaria 59,1%. Severo, candidato derrotado a prefeito em 2004, ficaria com 12,4% das intenções de voto, enquanto o vereador Benvindo, eleito com 382 votos pelo PL (hoje PR), conquistaria somente 1,1% dos votos.

   Joemil também ganharia a Prefeitura de Rosário Oeste se tivesse como adversários nas urnas a vereadora Teté e a chefe de Gabinete do prefeito Zeno, Maria Conceição Taques Ourives. O ex-prefeito e militante do PMDB venceria com 53,8% (quadro 7), Teté obteria 11,3% e, Conceição, 10,8%.

    O ex-prefeito impõe vantagem num outro cenário (estimulada 8), em que figuram como adversários Teté e Severo. Nesse caso, Joemil Araújo teria 55,9% das intenções de voto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prefeito estoura limite e TCE faz vetos

francis maris 400 curtinha   No sétimo e penúltimo ano de mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (foto) segue na mesma toada, de que a administração precisa continuar "enxugando" a máquina, embora já tenha conseguido o equilíbrio fiscal e que quem o suceder receberá uma gestão...

Vice muda de partido e vai a prefeito

leandro felix 400 curtinha   O vice-prefeito de Nova Mutum e primeiro-suplente de deputado estadual, Leandro Félix (foto), pretende deixar o DC. Deve se filiar no Podemos ou no PRB. Vai depender da orientação política dos irmãos Adriano (Podemos) e Otaviano Pivetta (PDT), respectivamente, prefeito de Mutum e...

Câmara só regulamenta salário de EP

misael partido 400 curtinha   Ao fixar o salário do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro em R$ 27 mil, a Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto) não aumenta o subsídio de Emanuel de imediato, mas sim regulamenta o valor que já era pago desde dezembro de 2018. O imbróglio começou...

R$ 71 mi já estão reservados para 13º

rogerio gallo 400 curtinha   Após os primeiros meses de "choradeira", pintando cenário do caos financeiro e administrativo, o governo estadual consegue, pela primeira vez neste 2019, fechar o mês com recurso provisionado para pagar o 13º dos cerca de 100 mil servidores. O secretário de Fazenda, Rogerio Gallo (foto),...

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.