Últimas

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007, 08h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Ex-prefeito do PMDB vence qualquer adversário

   O peemedebista Joemil Araújo (PMDB), atual vice-prefeito de Rosário Oeste (a 120 km de Cuiabá), lidera as pesquisas à sucessão municipal de ponta-a-ponta. Simulações feitas pela Mark Instituto de Pesquisa e Opinião na última terça (24) revelam que Araújo ganharia com folga dos vereadores Benvindo Pereira de Almeida (PR) e Ângela Maria Godores, a Teté (PP), da chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria Conceição (PR), além de Antônio Nunes Severo (DEM) e do petista Marcos de Moraes Gomes. Todos são virtuais candidatos à sucessão do prefeito Zeno Gonçalves (PR), que está no segundo mandato.

   A Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, entrevistou 186 eleitores em 16 bairros. São eles: Raizama, Bauxi, Chiqueirão, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel, Serra Dourada, Alto, Cachoeira, Monjolo, Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário, centro, João-de-Barro, São Benedito e Jardim Aeroporto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

    O ex-prefeito Araújo teria 50% das intenções de voto se a disputa fosse contra Teté, Conceição, Severo e o militar Taborelli, comandante local da Polícia Militar. Nesse cenário, a vereadora Teté ficaria com 10,8%, empatada tecnicamente com Conceição (9,7%) e com Severo, que aparece com 8,1%. Taborelli seria o "lanterna", com 4,8%.

  Numa outra simulação (estimulada 2), sem a eventual candidatura de Conceição, uma das principais aliadas do prefeito Zeno Gonçalves, Joemil Araújo aparece de novo com 50,5%. A vereadora Teté viria em segundo lugar e bastante distanciada com 11,3%. Severo surge como o preferido de 9,1% e, o petista Marcos, com 7,5%. O vereador Benvindo aparece com apenas 1,6%.

   Sem a vereadora Teté no páreo, o peemedebista Araújo mantém a liderança com o mesmo 50%. Conceição figura com 11,3% e, Severo, com 8,6%. O médico Marcos detém 6,5% (estimulada 3).

   Se o ex-prefeito Joemil Araújo não fosse candidato hoje, tendo na disputa Marcos, Severo e Conceição, o percentual de indecisos (32,3%) superaria o índice alcançado individualmente pelos três, que ficariam empatados tecnicamente. O petista Marcos levaria uma ligeira vantagem, com 20,4%, seguido de Severo (19,9%) e de Conceição (18,8%), conforme revela o quadro 4.

   Na simulação (quadro 5) com Joemil Araújo, Conceição e Severo, o peemdebista "abocanharia" 53,8% dos votos, bastante distanciado de Conceição (11,8%) e de Severo (9,7%).

   Numa outra situação (estimulada 6) - com as candidaturas de Joemil, Severo e Benvindo -, o primeiro alcançaria 59,1%. Severo, candidato derrotado a prefeito em 2004, ficaria com 12,4% das intenções de voto, enquanto o vereador Benvindo, eleito com 382 votos pelo PL (hoje PR), conquistaria somente 1,1% dos votos.

   Joemil também ganharia a Prefeitura de Rosário Oeste se tivesse como adversários nas urnas a vereadora Teté e a chefe de Gabinete do prefeito Zeno, Maria Conceição Taques Ourives. O ex-prefeito e militante do PMDB venceria com 53,8% (quadro 7), Teté obteria 11,3% e, Conceição, 10,8%.

    O ex-prefeito impõe vantagem num outro cenário (estimulada 8), em que figuram como adversários Teté e Severo. Nesse caso, Joemil Araújo teria 55,9% das intenções de voto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.