Últimas

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007, 08h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Ex-prefeito do PMDB vence qualquer adversário

   O peemedebista Joemil Araújo (PMDB), atual vice-prefeito de Rosário Oeste (a 120 km de Cuiabá), lidera as pesquisas à sucessão municipal de ponta-a-ponta. Simulações feitas pela Mark Instituto de Pesquisa e Opinião na última terça (24) revelam que Araújo ganharia com folga dos vereadores Benvindo Pereira de Almeida (PR) e Ângela Maria Godores, a Teté (PP), da chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria Conceição (PR), além de Antônio Nunes Severo (DEM) e do petista Marcos de Moraes Gomes. Todos são virtuais candidatos à sucessão do prefeito Zeno Gonçalves (PR), que está no segundo mandato.

   A Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, entrevistou 186 eleitores em 16 bairros. São eles: Raizama, Bauxi, Chiqueirão, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel, Serra Dourada, Alto, Cachoeira, Monjolo, Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário, centro, João-de-Barro, São Benedito e Jardim Aeroporto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

    O ex-prefeito Araújo teria 50% das intenções de voto se a disputa fosse contra Teté, Conceição, Severo e o militar Taborelli, comandante local da Polícia Militar. Nesse cenário, a vereadora Teté ficaria com 10,8%, empatada tecnicamente com Conceição (9,7%) e com Severo, que aparece com 8,1%. Taborelli seria o "lanterna", com 4,8%.

  Numa outra simulação (estimulada 2), sem a eventual candidatura de Conceição, uma das principais aliadas do prefeito Zeno Gonçalves, Joemil Araújo aparece de novo com 50,5%. A vereadora Teté viria em segundo lugar e bastante distanciada com 11,3%. Severo surge como o preferido de 9,1% e, o petista Marcos, com 7,5%. O vereador Benvindo aparece com apenas 1,6%.

   Sem a vereadora Teté no páreo, o peemedebista Araújo mantém a liderança com o mesmo 50%. Conceição figura com 11,3% e, Severo, com 8,6%. O médico Marcos detém 6,5% (estimulada 3).

   Se o ex-prefeito Joemil Araújo não fosse candidato hoje, tendo na disputa Marcos, Severo e Conceição, o percentual de indecisos (32,3%) superaria o índice alcançado individualmente pelos três, que ficariam empatados tecnicamente. O petista Marcos levaria uma ligeira vantagem, com 20,4%, seguido de Severo (19,9%) e de Conceição (18,8%), conforme revela o quadro 4.

   Na simulação (quadro 5) com Joemil Araújo, Conceição e Severo, o peemdebista "abocanharia" 53,8% dos votos, bastante distanciado de Conceição (11,8%) e de Severo (9,7%).

   Numa outra situação (estimulada 6) - com as candidaturas de Joemil, Severo e Benvindo -, o primeiro alcançaria 59,1%. Severo, candidato derrotado a prefeito em 2004, ficaria com 12,4% das intenções de voto, enquanto o vereador Benvindo, eleito com 382 votos pelo PL (hoje PR), conquistaria somente 1,1% dos votos.

   Joemil também ganharia a Prefeitura de Rosário Oeste se tivesse como adversários nas urnas a vereadora Teté e a chefe de Gabinete do prefeito Zeno, Maria Conceição Taques Ourives. O ex-prefeito e militante do PMDB venceria com 53,8% (quadro 7), Teté obteria 11,3% e, Conceição, 10,8%.

    O ex-prefeito impõe vantagem num outro cenário (estimulada 8), em que figuram como adversários Teté e Severo. Nesse caso, Joemil Araújo teria 55,9% das intenções de voto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

4 fora da reeleição em Rondonópolis

thiago muniz 400 curtinha   Dos 21 vereadores de Rondonópolis, somente quatro não vão à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (foto), agora no DEM, Hélio Pichioni (PSD), Jailson do Pesque-Pague e Rodrigo da Zaeli (ambos do PSDB). Eles garantem se tratar de um caminho sem volta. Destes, dois tentam...

Redes sociais, lives e efeito colateral

Em tempo de coronavírus, as redes sociais têm sido fundamentais para disseminar informações. As plataformas são utilizadas, por exemplo, para realização de coletivas, mas, nesta segunda (6), houve um efeito colateral. O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo foram "vítimas" de ferramenta de animação do Facebook. Os dois falavam sobre ações para combater a doença...

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

O pulo de Elias do PSDB para o DEM

elias santos 400 curtinha   Elias Santos (foto), irmão do deputado Wilson, agiu como estrategista na construção de sua pré-candidatura a vereador por Cuiabá. Concluiu que teria mais dificuldades de obter êxito nas urnas no PSDB porque os dois vereadores tucanos que vão à...

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.