Últimas

Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESQUISA MARK

Ex-prefeito impõe larga vantagem em Aripuanã

   O ex-prefeito por dois mandatos de Aripuanã (a 976 km da Capital), médico Agostinho Carvalho Teles (PR), lidera a corrida à sucessão municipal com uma vantagem "elástica" de 31,6% pontos à frente do segundo colocado, o atual prefeito Ednilson Luiz Faitta (PP). Conforme a pesquisa Mark feita em 7 e 8 deste mês, Agostinho detém 46% da preferência, enquanto Faitta aparece com 14,4%. Tecnicamente empatado com o prefeito do PP, surge o ex-vereador Ademilson Pereira da Silva, o Cascalho (PTB), citado por 14%. A Mark percorreu 11 bairros e ouviu 250 eleitores.

   A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada junto à 11ª Zona Eleitoral sob número 675/2008. Já Geraldo da Lara (PP), que pleiteou uma cadeira no Legislativo municipal na eleição passada, mas não conseguiu se eleger, é lembrado por 4,8% dos aripuanenses. Com 2,8%  aparece o socialista Seluir Peixer. Dos entrevistados, 16% estão indecisos, enquanto 2% adiantaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

   A Mark também simulou um confronto de três-a-três entre Agostinho, Cascalho e Ednilson. Nessa estimulada, o ex-prefeito se mantém na liderança com 46,8% das intenções de voto, seguido do ex-vereador Cascalho e de Edinilson. Os dois figuram com 16%. Já numa suposta disputa sem o nome de Agostinho e com o acréscimo de Seluir, o petebista Cascalho fica na primeira colocação com 28,8%, enquanto Ednilson é citado por 17,2%, seguido de Seluir (6%).

   Numa segunda estimulada em que entram no páreo somente Cascalho, Lara e Seluir, o ex-vereador continua à frente e o quadro fica praticamente inalterado. Nesse cenário, ele aparece com 27,2%. Os outros dois "prefeituráveis" ficam empatados tecnicamente. São citados por 8,8% e 7,6%, respectivamente.

   Em meio às indefinições, o instituto Mark simulou ainda confrontos dois-a-dois. Em todos o ex-prefeito Agostinho está com larga vantagem. O prefeito Edenilson, que é empresário no município, está determinado inclusive a recuar do projeto à reeleição. Ele ganharia hoje de Ednilson: 53,2% a 19,2%. A  pesquisa mostra que o prefeito Ednilson também seria derrotado se disputasse a reeleição contra o ex-vereador Cascalho. O placar seria 19,2% a 29,2%. Ednilson só conseguiria ser reeleito, segundo a Mark, se concorresse com Seluir. Nesse caso, chegaria a 20,4%, enquando o socialista teria 9,6%.

   Conforme a amostragem, Agostinho também bateria Cascalho: 48,4% a 18,4%.  Suas chances aumentam caso tivesse como único rival Seluir Peixer. Nesse caso, seria reconduzido ao comando da prefeitura, com 54,8% dos votos. Seluir é lembrado por 6,8%. O ex-prefeito também sairia vitorioso num eventual embate com Geraldo da Lara: 54,4% a 7,2%.

   Trabalho de campo

   A Mark realizou a pesquisa nos dias 7 e 8 em 11 bairros de Aripuanã. Dos 250 entrevistados, 61,6% residem na zona urbana; 38,4% na zona rural, sendo 55,2% do sexo masculino e, 44,8%, do feminino. Com relação a idade dos que opinaram, 25,2% possuem de 25 a 34 anos; 23,6% variam entre 35 a 44; 18,4% de 45 a 59; enquanto 22% têm 18 a 24; e 7,6% registram acima de 60 anos, ao passo que 3,2% dos que opinaram disseram possuir entre 16 a 17 anos de idade.

  Sobre o nível escolar, 41,6% são analfabetos ou não concluíram o ensino até 4ª série; 28,4% concluíram primário ou não terminaram o ensino fundamental; 19,2% disseram ter apenas o ensino fundamental ou médio incompleto, enquanto 8,8% fizeram o ensino médio ou superior incompleto. Possuem nível superior 2% dos entrevistados.

  Quanto à renda dos entrevistados, 23,6% ganham até um salário mínimo; 55,6% recebem de 1 a 5 salários; 18,4% ganham de 5 a 10; 1,2% de 10 a 20 e 1,2% mais de 20 salários. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto). Ele, por sua vez, e para não...

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...