Últimas

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2007, 10h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

ALTA FLORESTA

Ex-prefeito Romoaldo Júnior lidera com folga

     O ex-deputado e ex-prefeito Romoaldo Júnior (PMDB) lidera com larga vantagem a disputa à Prefeitura de Alta Floresta (a 800 km ao Norte de Cuiabá). É o que revela a pesquisa Mark, feita entre 20 e 22 deste mês. O trabalho de campo foi feito em 16 bairros, com 206 entrevistas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

      Numa simulação com todos os virtuais candidatos à sucessão municipal (quadro A), Romoaldo aparece com 50% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado federal Rogério Silva (PPS), que está com 17,5%. Eleito à Câmara Federal em 2002 pelo PMDB, Silva perdeu o mandato no ano seguinte. Foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob acusação de compra de voto.

   A prefeita de primeiro mandato Maria Izaura (PDT) aparece em terceira colocação com 5,3%, empatada tecnicamente com o ex-prefeito Vicente da Riva (PSDB), que figura com 4,4%. Em seguida, surge o nome do empresário Frank Rogieri (DEM) com 1,9%. O democrata foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2006, mas não obteve êxito. Ainda nesta amostragem, o presidente do sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Estado (Simonorte), Mauro Ferronato, aparece com 0,5% das intenções de voto.

      Numa outra simulação (quadro B), em que é incluído o nome de Lucimara Brunetto, esposa do deputado estadual Ademir Brunetto (PT), Romoaldo mantém a mesma dianteira com 50%, seguido de Rogério Silva (17,5%) e da prefeita Izaura (4,9%), também em situação de empate com Vicente da Riva (4,4%). Já Lucimara detém 3,4% e, Rogieri, com 1,9%.

     Na estimulada C - quando entra no páreo o deputado Brunetto -, as intenções de voto para Romoaldo sofrem uma pequena queda, mas não chegam a comprometer sua liderança nas pesquisas. O peemedebista alcança 44,7%. Ademir Brunetto e Rogério Silva dividem o segundo lugar, com, respectivamente, 15% e 14,6%. A prefeita Izaura, eleita com 9.014 votos em 2004, está com 4,4%, seguida por Vicente da Riva (3,9%). 

Trabalho de Campo

     Os pesquisadores da Mark fizeram trabalho de campo em 16 bairros. São eles: centro, Cidade Alta, Jardim Araras, Idade Bela, Boa Nova, Panorama, São José Operário, Boa Esperança, Jardim Flores, Imperial, Bom Jesus, Bom Pastor, Setor Industrial, Jardim Universitário, Primavera e Tropical.

    Todos os entrevistados residem na zona urbana de Alta Floresta. São do sexo masculino 51% e, do feminino, 49%. Quanto à renda familiar, 3,9% ganham até um salário mínimo, 51% de um a cinco salários mínimos; 40,3% (cinco a 10); 3,4% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1,5% ganha mais de 20 mínimos.

     Sobre o nível escolar, 15% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 22,3% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 35,4% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 26,7% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 0,5% dos entrevistados.
Em relação à idade, 4,9% têm entre 16 e 17 anos; 18,9% de 18 a 24; enquanto 32% variam de 25 a 34 anos e 23,3% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 14,6% e, com mais de 60 anos, 6,3% dos entrevistados. Confira no quadro acima as três simulações com todos os virtuais candidatos juntos. (Simone Alves - RDNews)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...