Últimas

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2007, 10h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

ALTA FLORESTA

Ex-prefeito Romoaldo Júnior lidera com folga

     O ex-deputado e ex-prefeito Romoaldo Júnior (PMDB) lidera com larga vantagem a disputa à Prefeitura de Alta Floresta (a 800 km ao Norte de Cuiabá). É o que revela a pesquisa Mark, feita entre 20 e 22 deste mês. O trabalho de campo foi feito em 16 bairros, com 206 entrevistas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

      Numa simulação com todos os virtuais candidatos à sucessão municipal (quadro A), Romoaldo aparece com 50% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado federal Rogério Silva (PPS), que está com 17,5%. Eleito à Câmara Federal em 2002 pelo PMDB, Silva perdeu o mandato no ano seguinte. Foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob acusação de compra de voto.

   A prefeita de primeiro mandato Maria Izaura (PDT) aparece em terceira colocação com 5,3%, empatada tecnicamente com o ex-prefeito Vicente da Riva (PSDB), que figura com 4,4%. Em seguida, surge o nome do empresário Frank Rogieri (DEM) com 1,9%. O democrata foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2006, mas não obteve êxito. Ainda nesta amostragem, o presidente do sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Estado (Simonorte), Mauro Ferronato, aparece com 0,5% das intenções de voto.

      Numa outra simulação (quadro B), em que é incluído o nome de Lucimara Brunetto, esposa do deputado estadual Ademir Brunetto (PT), Romoaldo mantém a mesma dianteira com 50%, seguido de Rogério Silva (17,5%) e da prefeita Izaura (4,9%), também em situação de empate com Vicente da Riva (4,4%). Já Lucimara detém 3,4% e, Rogieri, com 1,9%.

     Na estimulada C - quando entra no páreo o deputado Brunetto -, as intenções de voto para Romoaldo sofrem uma pequena queda, mas não chegam a comprometer sua liderança nas pesquisas. O peemedebista alcança 44,7%. Ademir Brunetto e Rogério Silva dividem o segundo lugar, com, respectivamente, 15% e 14,6%. A prefeita Izaura, eleita com 9.014 votos em 2004, está com 4,4%, seguida por Vicente da Riva (3,9%). 

Trabalho de Campo

     Os pesquisadores da Mark fizeram trabalho de campo em 16 bairros. São eles: centro, Cidade Alta, Jardim Araras, Idade Bela, Boa Nova, Panorama, São José Operário, Boa Esperança, Jardim Flores, Imperial, Bom Jesus, Bom Pastor, Setor Industrial, Jardim Universitário, Primavera e Tropical.

    Todos os entrevistados residem na zona urbana de Alta Floresta. São do sexo masculino 51% e, do feminino, 49%. Quanto à renda familiar, 3,9% ganham até um salário mínimo, 51% de um a cinco salários mínimos; 40,3% (cinco a 10); 3,4% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1,5% ganha mais de 20 mínimos.

     Sobre o nível escolar, 15% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 22,3% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 35,4% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 26,7% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 0,5% dos entrevistados.
Em relação à idade, 4,9% têm entre 16 e 17 anos; 18,9% de 18 a 24; enquanto 32% variam de 25 a 34 anos e 23,3% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 14,6% e, com mais de 60 anos, 6,3% dos entrevistados. Confira no quadro acima as três simulações com todos os virtuais candidatos juntos. (Simone Alves - RDNews)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

Conflito armado entre Ulysses e Elizeu

ulysses moraes curtinha   Já está dando confusão no PSL/DC o acórdão feito entre os deputados estaduais Ulysses (foto) e Elizeu. O primeiro confidenciou a amigos que não pretende apoiar a possível candidatura de Elizeu ao Senado, na eleição suplementar, marcada para abril. A considerar...

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.