Últimas

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2007, 10h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

ALTA FLORESTA

Ex-prefeito Romoaldo Júnior lidera com folga

     O ex-deputado e ex-prefeito Romoaldo Júnior (PMDB) lidera com larga vantagem a disputa à Prefeitura de Alta Floresta (a 800 km ao Norte de Cuiabá). É o que revela a pesquisa Mark, feita entre 20 e 22 deste mês. O trabalho de campo foi feito em 16 bairros, com 206 entrevistas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

      Numa simulação com todos os virtuais candidatos à sucessão municipal (quadro A), Romoaldo aparece com 50% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado federal Rogério Silva (PPS), que está com 17,5%. Eleito à Câmara Federal em 2002 pelo PMDB, Silva perdeu o mandato no ano seguinte. Foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob acusação de compra de voto.

   A prefeita de primeiro mandato Maria Izaura (PDT) aparece em terceira colocação com 5,3%, empatada tecnicamente com o ex-prefeito Vicente da Riva (PSDB), que figura com 4,4%. Em seguida, surge o nome do empresário Frank Rogieri (DEM) com 1,9%. O democrata foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2006, mas não obteve êxito. Ainda nesta amostragem, o presidente do sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Estado (Simonorte), Mauro Ferronato, aparece com 0,5% das intenções de voto.

      Numa outra simulação (quadro B), em que é incluído o nome de Lucimara Brunetto, esposa do deputado estadual Ademir Brunetto (PT), Romoaldo mantém a mesma dianteira com 50%, seguido de Rogério Silva (17,5%) e da prefeita Izaura (4,9%), também em situação de empate com Vicente da Riva (4,4%). Já Lucimara detém 3,4% e, Rogieri, com 1,9%.

     Na estimulada C - quando entra no páreo o deputado Brunetto -, as intenções de voto para Romoaldo sofrem uma pequena queda, mas não chegam a comprometer sua liderança nas pesquisas. O peemedebista alcança 44,7%. Ademir Brunetto e Rogério Silva dividem o segundo lugar, com, respectivamente, 15% e 14,6%. A prefeita Izaura, eleita com 9.014 votos em 2004, está com 4,4%, seguida por Vicente da Riva (3,9%). 

Trabalho de Campo

     Os pesquisadores da Mark fizeram trabalho de campo em 16 bairros. São eles: centro, Cidade Alta, Jardim Araras, Idade Bela, Boa Nova, Panorama, São José Operário, Boa Esperança, Jardim Flores, Imperial, Bom Jesus, Bom Pastor, Setor Industrial, Jardim Universitário, Primavera e Tropical.

    Todos os entrevistados residem na zona urbana de Alta Floresta. São do sexo masculino 51% e, do feminino, 49%. Quanto à renda familiar, 3,9% ganham até um salário mínimo, 51% de um a cinco salários mínimos; 40,3% (cinco a 10); 3,4% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1,5% ganha mais de 20 mínimos.

     Sobre o nível escolar, 15% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 22,3% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 35,4% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 26,7% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 0,5% dos entrevistados.
Em relação à idade, 4,9% têm entre 16 e 17 anos; 18,9% de 18 a 24; enquanto 32% variam de 25 a 34 anos e 23,3% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 14,6% e, com mais de 60 anos, 6,3% dos entrevistados. Confira no quadro acima as três simulações com todos os virtuais candidatos juntos. (Simone Alves - RDNews)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...

Mais jovem prefeito sucede familiares

Rog�rio Meira_400 jangada   O mais jovem entre os prefeitos eleitos e/ou reeleitos de MT, Rogério Meira (foto), tem um histórico de vida pública, mesmo tendo apenas 24 anos. Atualmente, ele exerce mandato de vereador por Jangada e foi eleito prefeito da cidade ao obter 1.699 votos, 9 a mais que o...

Base forte de EP para Mesa Diretora

juca do guaran� curtinha 400   A base do prefeito Emanuel Pinheiro para o segundo mandato, embora com quatro virtuais candidatos à presidência da Mesa Diretora, está construindo o discurso de que não pode rachar sob o risco de entregar o comando do Legislativo para a oposição....