Últimas
Terça-Feira, 27 de Maio de 2008, 20h:04 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Ex-presidente, marido e 2 irmãos são indiciados
Chica Nunes (PSDB) comandou a Câmara de Cuiabá por 2 anos
- Os acusados do "esquemão" na Câmara de Cuiabá
- Chica Nunes
- Marcelo Ribeiro
- Gonçalo Botelho Filho
- Benedito Élson Santana Nunes
- Élson Benedito Santana Nunes
- Silas Lino de Oliveira
- Ana Maria Franco de Barros
- Alessandro Roberto Rondon de Brito
A gestão Chica Nunes na Câmara Municipal de Cuiabá, de 2005 a 2006, se transformou em caso de polícia e vai resultar até em prisões. Após 10 meses de investigação, um inquérito policial conclui que houve rombo de R$ 6,9 milhões.
Com isso, indiciou por formação de quadrilha, falsificação ideológica e fraudes a então presidente da Câmara e hoje deputada estadual Chica Nunes (PSDB), que está com o mandato cassado pelo TRE, o seu marido, ex-vereador Marcelo Ribeiro, pré-candidato pelo PP à Prefeitura de Barão de Melgaço, o ex-secretário de Finanças, Gonçalo Botelho Filho, dois irmãos de Chica (Benedito Élson Santana Nunes e Élson Benedito Santana Nunes), além de Silas Lino de Oliveira - acusado de ser o operador do esquema e que sacava o dinheiro no banco e constituía empresas fantasmas -, Ana Maria Franco de Barros e Alessandro Roberto Rondon de Brito, então secretário da Câmara.
O esquema consistia na elaboração e no envio de documentos preliminares para a presidente da comissão de licitação, que, por sua vez, elaborava o edital conforme os interesses da empresa vencedora. Em verdade, se tratava de um processo licitatório simulado. Foram apreendidas até notas fiscais clonadas. Entre as empresas "fornecedoras" à Câmara Municipal, que recebe hoje um duodécimo mensal de R$ 1,6 milhão, estão seis. São elas: Sol Nascente Papelaria, M.G. Sampaio Comércio, ML da Costa Teixeira ME; D´Rubia da Silva – ME Comércio e Serviços; e D´Santana da Costa Comércio e Representação.
Segundo a polícia, Chica Nunes participava de todo o processo. Chegava a se reunir com as 6 pessoas envolvidas e combinavam o objeto a ser licitado e indicava a empresa a ser "vencedora". A entrega de mercadorias era simulada. Silas seria o responsável por obter o “atestado de recebimento” do secretário-geral da Câmara. O dinheiro ia para a conta bancária das empresas ou usado para quitar cheques emitidos pela Câmara.
Entre os produtos adquiridos de "fachada" pela Câmara estão algodão hidrófilo, álcool, anestésico, gelo em cubo e atadura e broca e suco. Os acusados vão ser indiciados por formação de quadrilha ou bando, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, falsificação de documento público, crime de peculato e crime de coação a testemunhas.
Em atividade parlamentar, deputada Chica Nunes faz visita ao complexo do Pomeri, em junho do ano passado
Foto: Widson Maradona
Postar um novo comentário
Comentários (33)
-
JOSÉ CARLOS ARRUDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESTE ANO VAMOS TER ELEIÇÕES PARA VEREADORES. TODOS OS QUE PARTICIPARAM DESSA ATUAL LEGISLATURA NO MÍNIMO SÃO CUMPLICES. SE NÃO FISCALIZA A SUA PRÓPRIA CASA COMO VÃO FISCALIZAR O EXECUTIVO? TODOS PREVARICARAM EM SUAS FUNÇÕES E DEVEM TAMBÉM SEREM PROCESSADOS. FORA TODOS ELES. NENHUM MERECE SER REELEITO. ACORDA ELEITOR.
-
Jamil Siqueira de Aquino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Paulo Tarso de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que pena que a mentora da quadrilha goze de foro privilegiado, se nãoja estaria atrs das grades, em Xica, com certeza vai sobrar para os irmãos e marido sem contar nos envolvidos, Gonçalo e cia..A gaiola das loucas vai ficar pequena.. O marido pensava em disputar a Prefeitura em Barão, acho que rodou..Bendito e Elson cuidado ver o sol nascer quadrado daqui uns dias..E a fazenda do manso, a pesqueiro em Santo Antonio e Empresa de Onibus, acho que vai para os advogados que pena hem deputada.. Ah que sera que o Presidente da Camara a deputada e M RIBEIRO estavam fazendo la no Edificio Santa Rosa Tower agora a noite, sera la é algum QG da quadrilha? ou estão tramando algo..ë Xica o bicho pegou.. da um tempo Xica Nunes.
-
João Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Infelizmente creio que isso não vai virara em nada, ou seja, vai virar em pizza, como virou a cassação da então deputada Chica Nune$$$$. Quando a coisa é séria e caso de polícia, o judiciário coloca vistas grossas e facilita coisas. Cuiabá e o Brasil inteiro sabe que a Chica Nune$$$$ é corrupta, assim como os outros deputados e vereadores, mas a justiça fica inerte (lógico que tbém recebe o bereré), Vejamos o atual presidente da câmara: Corrupto até os fios do bigode, mas onde está o judiciário????? Poupe-me, pensam que sou besta? Enganam aos outros mas a minha pessoa, nem pensar. Eu faço minha parte: Propago nos 4 cantos de cuiabá, cabe ao povo pensar se vai se vender mais uma vez ou não. Minha parte eu faço. Imaginem se 50% das pessoas fizessem assim, eliminaríamos muitos usurpadores do dinheiro público. E assim vai o Brasil, descendo a ladeira...........
-
marcelo arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
aroldo antunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como que eles pensam ainda em politica? e ainda estão querendo lançar um sobrinho a candidato a vereador.. sai dessa cara, vc é gente boa,, espera um pouco os Nunes sairem das manchetes escandalosas, se quiser ser candidato saia aqui em Nobres, se não nem pense em usar o sobrenome NUNE$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
-
Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
As eleições municipais vem ai, vamos ve se o povo vai dar o troco nestes politicos larapios do dinheiro público!
Acorda cuiabá, vamos banir estes salafarios da politica. Cidadãos de bem diga não a estes canalias, não votem em pessoa ligado a estes estrumes de Crocodilos!!
-
Lívia Ianstelio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Cada dia mais nos sentimos cercados de autoridades prontas a cometer todo tipo de delito em troca de uma boa propina. Nossa história mostra que as práticas ilícitas do desvio de recursos, do favorecimento de amigos e parentes e da troca de favores têm nos condenado a um estado de subdesenvolvimento crônico. Não sendo muito estranho que agora comece uma limpeza, já que os resquícios ditatoriais estão se extinguido e com isso dando espaços para ações de pessoas que estão em outro processo cultural que não aquele de trinta anos atrás. Parabéns as pessoas que lutam por justiça. Principalmente a uma família (Chica Nunes) que é corrupta por quase 30 anos.
-
Zózimo Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A equipe da Delegacia Fazendária é de um profissionalismo extremo, parabéns ao delegados que lá labutam.
Pensa num IP gigante este, e, BEM instruído, pena que irá para o TJ, onde não acontecerá nada, se ficasse na primeira instância, com o José de Arimatéa na 15ª Criminal, ai sim, teríamos algo.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga