Últimas

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007, 08h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

COLÍDER

Ex-vereador Nilson lidera disputa para prefeito

    O ex-vereador e radialista Nilson Santos (PMDB) seria eleito hoje prefeito de Colíder (a 650 km ao Norte de Cuiabá). Seu nome aparece na liderança de ponta-a-ponta, revela pesquisa Mark, feita nos últimos dias 18 e 19. Foram entrevistadas 206 pessoas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

   Numa simulação com todos os virtuais concorrentes, Nilson Santos ganharia a prefeitura com 43,2% (estimulada A). O segundo colocado seria o atual prefeito Celso Banaseski (PR), com 25,2%, seguido do ex-prefeito Jaime Marques (DEM), com 10,2%. O nome do vereador Luiz Donizete Rocha (sem partido) figura em quarto lugar, com 3,9% das intenções de voto.

    O quinto colocado nesta amostragem seria Inácio da Agrosul, com 2,4%. Alcindo Colombo detém 1,9%, enquanto o vereador petista Eldir Santos segura a condição de lanterna, com somente 1%.

    Numa outra amostragem (quadro B), em que o nome do ex-prefeito Jaime Marques é excluído do páreo, Nilson matém a liderança. Chega a 48,5%. O prefeito Celso vem em seguida com 25,2%. Os demais surgem bastante distanciados. Os vereadores Osmar Serafini (PFL) e Luiz Rocha (PSDB) estão empatados com 3,9% das intenções de voto. Inácio da Agrosul vem logo em seguida, com 2,4%; Colombo, com 1,9% e; Eldir, com 0,5%.

Trabalho de campo

     Os pesquisadores da Mark fizeram trabalho de campo em 28 bairros. São eles: centro, Bairro da Torre, Nossa Senhora da Guia, Jardim Vânia, São Gonçalo, São João, Celídio Marques, Jardim Alegria, Bom Jesus, Comunidade Cemat, Teles-Pires, Maria Antonia, Alvorada, Jardim Barbeiro, Santa Clara, Boa Esperança, São José, Sagrada Família, São Judas Tadeu, Nova Galiléia, Sol Nascente, Marcos de Aminto, Trevo Ouro Verde, Café Norte, Nossa Senhora de Lurdes, Gleba Cambará, Fazenda Veraneio e São Lázaro.

     Dos entrevistados, 28,2% residem na zona rural e, 71,8%, na urbana. São do sexo masculino 51,9% e, do feminino, 48,1%. Quanto à renda familiar, 9,7% ganham até um salário mínimo, 46,1% de um a cinco mínimos; 30,6% (cinco a 10); 11,7% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1,9% ganha mais de 20 mínimos.

    Sobre o nível escolar, 28,2% dos que opinaram são analfabetos ou estudaram o primário incompleto, 27,2% têm primário completo ou 1º grau incompleto; 25,2% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 17% tem o médio ou o superior incompleto. Concluíram o terceiro grau 2,4% dos entrevistados.

    Em relação à idade, 3,9% têm entre 16 e 17 anos; 17,5% de 18 a 24; enquanto 21,4% variam de 25 a 34 anos e 29,1% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 18,9% e, com mais de 60 anos, 9,2% dos entrevistados.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Sônia Maria Simões Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em Colider , conhecendo a luta do Vereador Eldir e a sua determinação enquanto representante da População daquele Município, tenho a convicção de que a Cidade iria ter um avanço bstante significativo com Candidatura de Eldir e com certeza iria fazer a diferença na eleição rumo a vitória no pleito de 2008.

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

Relação tensa e agora sem assessores

niuan ribeiro 400 curtinha   A relação política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro (foto), em Cuiabá, deve azedar ainda mais. Ambos estão rompidos politicamente desde o ano passado. Niuan, que atua no 6º andar do Palácio Alencastro de olho nas ações de Emanuel, que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.