Últimas

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007, 08h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

COLÍDER

Ex-vereador Nilson lidera disputa para prefeito

    O ex-vereador e radialista Nilson Santos (PMDB) seria eleito hoje prefeito de Colíder (a 650 km ao Norte de Cuiabá). Seu nome aparece na liderança de ponta-a-ponta, revela pesquisa Mark, feita nos últimos dias 18 e 19. Foram entrevistadas 206 pessoas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

   Numa simulação com todos os virtuais concorrentes, Nilson Santos ganharia a prefeitura com 43,2% (estimulada A). O segundo colocado seria o atual prefeito Celso Banaseski (PR), com 25,2%, seguido do ex-prefeito Jaime Marques (DEM), com 10,2%. O nome do vereador Luiz Donizete Rocha (sem partido) figura em quarto lugar, com 3,9% das intenções de voto.

    O quinto colocado nesta amostragem seria Inácio da Agrosul, com 2,4%. Alcindo Colombo detém 1,9%, enquanto o vereador petista Eldir Santos segura a condição de lanterna, com somente 1%.

    Numa outra amostragem (quadro B), em que o nome do ex-prefeito Jaime Marques é excluído do páreo, Nilson matém a liderança. Chega a 48,5%. O prefeito Celso vem em seguida com 25,2%. Os demais surgem bastante distanciados. Os vereadores Osmar Serafini (PFL) e Luiz Rocha (PSDB) estão empatados com 3,9% das intenções de voto. Inácio da Agrosul vem logo em seguida, com 2,4%; Colombo, com 1,9% e; Eldir, com 0,5%.

Trabalho de campo

     Os pesquisadores da Mark fizeram trabalho de campo em 28 bairros. São eles: centro, Bairro da Torre, Nossa Senhora da Guia, Jardim Vânia, São Gonçalo, São João, Celídio Marques, Jardim Alegria, Bom Jesus, Comunidade Cemat, Teles-Pires, Maria Antonia, Alvorada, Jardim Barbeiro, Santa Clara, Boa Esperança, São José, Sagrada Família, São Judas Tadeu, Nova Galiléia, Sol Nascente, Marcos de Aminto, Trevo Ouro Verde, Café Norte, Nossa Senhora de Lurdes, Gleba Cambará, Fazenda Veraneio e São Lázaro.

     Dos entrevistados, 28,2% residem na zona rural e, 71,8%, na urbana. São do sexo masculino 51,9% e, do feminino, 48,1%. Quanto à renda familiar, 9,7% ganham até um salário mínimo, 46,1% de um a cinco mínimos; 30,6% (cinco a 10); 11,7% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 1,9% ganha mais de 20 mínimos.

    Sobre o nível escolar, 28,2% dos que opinaram são analfabetos ou estudaram o primário incompleto, 27,2% têm primário completo ou 1º grau incompleto; 25,2% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 17% tem o médio ou o superior incompleto. Concluíram o terceiro grau 2,4% dos entrevistados.

    Em relação à idade, 3,9% têm entre 16 e 17 anos; 17,5% de 18 a 24; enquanto 21,4% variam de 25 a 34 anos e 29,1% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 18,9% e, com mais de 60 anos, 9,2% dos entrevistados.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Sônia Maria Simões Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em Colider , conhecendo a luta do Vereador Eldir e a sua determinação enquanto representante da População daquele Município, tenho a convicção de que a Cidade iria ter um avanço bstante significativo com Candidatura de Eldir e com certeza iria fazer a diferença na eleição rumo a vitória no pleito de 2008.

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

EP cresce 5; Abílio perde 3, diz Ibope

emanuel pinheiro 400 curtinha   Pelos números do Ibope, revelados nesta sexta à noite pela TV Centro América (Globo), Abílio Júnior (Podemos) oscilou negativamente 3 pontos percentuais em menos de uma semana, de 48% para 45% das intenções de voto. Já o emedebista Emanuel Pinheiro (foto)...

Sob arrogância, ataque e desrespeito

abilio junior 400 curtinha   O candidato Abílio Junior (foto), que disputa o segundo turno em Cuiabá com o prefeito Emanuel, chegou bastante nervoso e irritado para o debate nesta sexta, na TV Vila Real (Record). Demonstrando arrogância, ignorou o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, na...

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...